ANAJUSTRA Federal endossa Nota Técnica e leva apoio à SUG 11/2025 ao Senado
Carta destaca argumentos jurídicos, científicos e de saúde em defesa do…
Mesa composta para a primeira sessão da Comissão Especial. À direita, o relator. Ao lado dele, de gravata azul, o Primeiro vice-presidente. E, em seguida, o presidente da sessão. Fotos: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados.
Os trabalhos na comissão especial que analisará a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019 só começarão em 6 de maio. Mesmo assim, decisões importantes foram tomadas na sessão de abertura que ocorreu nesta quinta-feira, 25/4. A presidência do grupo ficou a cargo do deputado Marcelo Ramos (PR/AM) e a relatoria com Samuel Moreira (PSDB/SP).
A comissão vai ser formada por 98 deputados, 49 titulares e 49 suplentes. Eles devem analisar o texto da PEC e propor mudanças sob a forma de emendas. Para isso, será preciso um mínimo de 171 assinaturas (um terço do total de cadeiras na Câmara) para cada alteração sugerida. A título de comparação, a PEC 287/16 proposta durante o último governo, recebeu 146 sugestões.
O prazo para a votação é de 40 sessões, mas pode ser prorrogado por determinação do presidente da Casa. Durante esse período serão realizadas audiências públicas de debate, análise dos dados que embasam a proposta, negociações com o governo e a oposição para construção do relatório, entre outras etapas.
Só depois de passar por esse processo é que a Reforma da Previdência irá para votação em dois turnos no plenário da Câmara, onde precisa receber pelo menos 308 votos favoráveis em cada rodada para que siga ao Senado.
Declarações
Mesmo sendo uma sessão não deliberativa, os líderes partidários puderam discursar por três minutos cada. Pela oposição, o deputado Alessandro Molon (PSB/RJ) voltou a lembrar dos dados que embasaram o projeto e que estavam sob sigilo do governo. “Foi negado a um jornal e outros oito pedidos, pelo menos, acesso às informações. Por que é que o governo esconde os dados? Nós temos uma suspeita. Acreditamos que o governo superestimou alguns números e subestimou outros”, resumiu.
Ele rebateu ainda o argumento de que a economia na previdência será feita através de corte de privilégios. “91% em 20 anos vão se dar em cima do regime geral, do abono e do BPC. Será que são esses os privilegiados”, indagou Molon lembrando ainda o fim do piso de um salário mínimo para as pensões por morte, do fim da aposentadoria especial para professores, das mudanças na aposentadoria por invalidez e outros.
Por outro lado, a liderança do governo, assumida pelo deputado Darcísio Perondi (MDB/RS), parabenizou os indicados a presidente e relator e definiu a reforma em “mudar ou afundar o país”. “Essa reforma é de todos os brasileiros. Todos vão contribuir. Aquele que ganha menos vai contribuir com pouco e quem ganha mais vai contribuir com mais. Só assim nós vamos enfrentar esse extraordinário buraco fiscal”, apontou.
“Esse sistema é injusto, não é igualitário. Nós todos vamos pagar mais, trabalhando mais, inclusive. [A reforma fortalecerá a previdência brasileira que está insegura”, disse o líder do governo que ainda defendeu o modelo de capitalização e argumentou que a inversão da pirâmide demográfica é o que fundamenta a reforma.
Composição
Confira a composição completa da comissão especial:
|
TITULARES |
SUPLENTES |
|
|
Acessos: 69
Quem usa, conta. 💙
@raiaoficial
@drogasiloficial
Associados da ANAJUSTRA Federal compartilharam, pelo aplicativo, suas experiências com os convênios da Drogasil e Raia e destacaram pontos como facilidade de uso, bons descontos e economia em medicamentos.
Nos convênios, os associados podem encontrar até 60% de desconto em medicamentos e produtos selecionados.
Os depoimentos deste carrossel são reais e foram publicados por associados no app da ANAJUSTRA Federal.
#anajustrafederal #clubedebeneficios #drogasil
Lingerie e moda praia com desconto especial para associados! 👙 @marcyn_oficial
Durante o mês de setembro, a Marcyn oferece até 10% de desconto aos associados da ANAJUSTRA Federal. Depois da promoção, o benefício permanente de 7% de desconto continua disponível.
Acesse o convênio, confira as condições e aproveite.
#anajustrafederal #benefícios #marcyn
Quanto um servidor do PJU pode economizar em um mês? A resposta pode surpreender: mais de R$ 4 mil. 👀
Seguro auto, medicamentos, plano de saúde, academia e muitos outros benefícios fazem parte das vantagens de ser associado à ANAJUSTRA Federal.
Quando a economia entra na rotina, sobra mais para viver seus planos. 💚
Acesse anajustrafederal.org.br e associe-se.
#anajustrafederal #benefícios #economia
👀 Na nova área do associado, você pode visualizar os perfis compatíveis com o seu anúncio de permuta e/ou redistribuição.
É só acessar o Mural e conferir o menu “Compatíveis”. Se houver alguém com um perfil que combina com o seu anúncio, ele estará lá!
🔎 Mais facilidade para encontrar quem procura o mesmo que você.
Menos busca. Mais conexão!
#areadoassociado #ANAJUSTRAFederal #permuta #redistribuicao
O futuro começa com as escolhas que fazemos hoje. 📚
@colegiocruzeirooficial
Estão abertas as matrículas para novos alunos do Colégio Cruzeiro em 2027. Com mais de 164 anos de história, a instituição alia excelência acadêmica à formação de cidadãos conscientes, solidários e preparados para os desafios do mundo.
Associados da ANAJUSTRA Federal têm 5% de desconto, conforme as condições estabelecidas na parceria. As vagas são limitadas.
Acesse o Clube de Vantagens, confira os detalhes e saiba como realizar a matrícula.
#anajustrafederal #clubedevantagens #colegiocruzeiro
A ANAJUSTRA Federal esteve presente no 22º Encontro de Diretores do TRT da 10ª Região – Edição 2026, realizado entre os dias 9 e 11 de setembro, em Palmas (TO).
@trt10oficial
Durante o evento, a entidade apresentou seu vídeo institucional e entregou brindes aos participantes. O encontro reuniu diretores e gestores para a troca de experiências e o alinhamento de ações voltadas ao fortalecimento da gestão administrativa e judiciária na Justiça do Trabalho.
Confira alguns registros!
#anajustrafederal #justiçadotrabalho #trt10