Planalto vibra com aprovação da Reforma da Previdência

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Relator e presidente da comissão especial comemoram aprovação do parecer. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados.

A vitória da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019 na Comissão Especial da Reforma da Previdência foi um indicador positivo para o governo, segundo o assessor parlamentar da ANAJUSTRA, Roberto Bucar.

“Eles estão vibrando com a vitória. A maior parte do que foi retirado do texto, era previsível. Não houve nenhuma grande perda. Além disso, se a economia fosse na casa dos R$ 900 bilhões já seria uma conquista e tanto, com R$ 1,1 trilhão, a equipe econômica só tem a comemorar”, explicou.

Próximos passos

A próxima etapa é a votação em dois turnos no Plenário da Câmara dos Deputados. Para isso, é preciso que a base aliada consiga pelo menos 308 votos. O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM/RJ), declarou que consegue formar maioria antes do recesso parlamentar no próximo dia 18. “Não gosto de falar número, mas há mais votos do que eu imaginava”, afirmou.

Bucar acredita que as mudanças no Plenário da Câmara devem ser pontuais. “As duas questões sensíveis ainda pendentes para o governo são a situação dos policiais militares, que foi uma promessa de campanha e são um contingente importante do eleitorado, e a inclusão dos Estados e Municípios, que virou caso de comoção nacional”, completou.

De acordo com ele, a tendência para os próximos dias é começar o trabalho de convencimento dos senadores. Isso porque depois de passar o por todo o processo na Câmara, a reforma precisa percorrer o mesmo caminho no Senado podendo, inclusive, ser modificada e retornar à avaliação dos deputados para novas votações.

“Nessas últimas grandes reformas, o Senado virou um carimbador do que a Câmara faz. Como no caso das MPs [Medidas Provisórias, eles acabam ficando sem tempo e a opinião pública se vira contra os caras, porque cria-se a impressão de que os senadores estão atrapalhando os trabalhos. Então, nos próximos dias a tendência é o governo e os próprios deputados começarem a azeitar essa relação, para que o texto não precise ser modificado lá na frente e voltar para a Câmara”, declarou Bucar.

Acessos: 18

As discussões das PECs 24/06 e 555/06, que podem transformar o futuro das contribuições de aposentados e pensionistas, estão cada vez mais frequentes no Congresso. 

Enquanto isso, o fim da desoneração da folha de pagamento também promete mexer com a economia e o bolso de todos.

Quer saber como essas decisões afetam o seu futuro? 💸

➡️ Confira no nosso site o artigo completo e entenda o que está em jogo para os servidores públicos!

#PEC #Previdência #Economia #ServidorPúblico #Congresso #Desoneração #Artigo #ANAJUSTRAFederal
🥳🎉 Chegou o Mês do Servidor e, como já é tradição, vamos sortear prêmios para celebrar a data mais importante do ano pra gente.

Para concorrer, você só precisa ser um associado adimplente. Não há necessidade de inscrição ❤️

📱1 iPhone 15
☕1 cafeteira Nespresso,
📖 1 Kindle,
🥘 1 air fryer,
⌚1 apple watch,
📺 1 smart TV 50”,
👩🏽‍🏫2 Alexas
🤖 3 robôs aspirador 

E muitos mais!!

O sorteio será realizado no dia 24/10, durante a transmissão ao vivo da 5ª edição da Live Sarau, evento que reúne servidores artistas em uma grande festa virtual.

#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #mesdoservidor #showdepremios
Começou o Outubro Rosa🌷, campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama. Enquanto o mundo se colore e se ilumina na cor rosa, simbolizando o alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a ANAJUSTRA Federal e a JUSaúde estarão por aqui, para te lembrar: que tem peito, previne.

#outubrorosa #anajustrafederal #jusaude #pju
📢 Já viu?

A ANAJUSTRA Federal pediu ao STF um projeto de lei para a revisão anual das remunerações dos servidores do Judiciário!

O objetivo é repor as perdas salariais acumuladas pela inflação de 2003 a 2023. A Constituição garante essa revisão, mas a última foi em 2003, com apenas 1% de reajuste, resultando em uma perda de mais de 120% no poder de compra! 📉

A VPNI permanece congelada desde então, destacando a falta de correções adequadas. É hora de assegurar os direitos dos servidores e restaurar a dignidade salarial! 💪⚖️ 

#anajutrafederal #pju #servidores #rga #Justiça #DireitosDosServidores #DignidadeSalarial