Reforma da Previdência vai ao Senado sem modificações

PEC 6

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Sessão foi aberta na terça a noite e seguiu até 1h da manhã desta quarta. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados.

Os deputados rejeitaram todos os destaques apresentados ao texto da Reforma da Previdência. Assim, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019 segue para o Senado com a mesma redação que venceu o primeiro turno na Câmara.

O destaque com maior número de votos favoráveis foi apresentado pelo PCdoB e pretendia proibir o pagamento de pensões por morte menores que um salário mínimo. Apesar disso, os 153 votos favoráveis estiveram longe dos 308 necessários.

Para os servidores, eram duas propostas: uma do partido NOVO que excluía uma das possibilidades de transição e outra do PDT que retirava a necessidade do pedágio de 100% para que os atuais participantes do sistema tenham direito à aposentadoria. Ambos foram rejeitados, o primeiro por 394 votos e o segundo por 352.

Texto base

Na madrugada desta quarta-feira, 7/8, os deputados aprovaram em segundo turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019. O texto base da Reforma da Previdência, com as alterações feitas no Plenário da Casa em primeiro turno, foi ratificado por 370 votos a 124 contrários.

Agora os deputados devem votar os destaques feitos ao texto antes de enviá-lo ao Senado. Esses pontos são sugestões de mudanças em regras específicas feitas pelas bancadas partidárias para aproximar o resultado final da sua posição. A sessão para avaliá-los está marcada para esta manhã e deve começar assim que houver quórum.

Confira os destaques restantes:

Tema

Partido

Exclui a opção de transição com pedágio para os servidores públicos.

NOVO

Mantém a transição para servidores públicos, mas exclui a necessidade de pedágio de 100%.

PDT

Mantém a regra atual de cálculo das aposentadorias, por média das 80% maiores remunerações.

PT

Exclui a possibilidade de pagamento de pensão por morte inferior a um salário mínimo em caso de o beneficiário possuir outra fonte de renda formal.

PCdoB

Exclui as mudanças nas regras de transição para o trabalhador exposto a agentes químicos nocivos.

PSB

Mantém atual regra de pagamento do abono salarial PIS/PASEP para quem recebe até dois salários mínimos.

PSOL

Exclui regra de restrição do pagamento do BPC para pessoas que possuem renda familiar per capita mensal inferior a um salário mínimo.

PT

Permite que seja contabilizado um mês de contribuição mesmo que o trabalhador recolha sobre valor inferior ao mínimo.

PT

Acompanhe

Na coluna De Olho em Brasília, o assessor parlamentar da ANAJUSTRA, Roberto Bucar, já havia adiantado que a Reforma da Previdência provavelmente seria aprovada em segundo turno sem modificações. Você também pode assistir a sessão plenária ao vivo pelo canal da TV Câmara no YouTube.

*Atualizado em 8 de agosto.

Acessos: 6

2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.

Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.

Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!

📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br

#anajustra #viajar #seguroviagem
7 0
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
132 10
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
9 0
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal

O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.

O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.

📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
15 5
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?

Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.

Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.

Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
31 1