CCJ tem semana de audiências públicas no Senado

Reforma da Previdência

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Convidados e parlamentares receberam o livro “Previdência, o debate desonesto”. Foto: Roque de Sá/Agência Senado.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/19 tramita a toque de caixa no Senado Federal. Durante a próxima semana, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa deve ouvir especialistas e representantes da sociedade civil sobre o projeto.

A presidente da comissão, Simone Tebet (MDB/MS) estabeleceu que todas as discussões devem ocorrer até o próximo dia 23 de agosto. A ideia é fazer, inclusive, duas audiências seguidas – pela manhã e à tarde – para que a primeira versão do relatório possa ser lida ainda na próxima sexta-feira, 23/8. À Agência Senado, Tebet declarou estar tranquila quanto aos trabalhos, embora a agenda da semana tenha se tornado “exaustiva”.

Reprise

Tanto pelas expectativas de aprovação rápida, quanto pelas pressões colocadas por alguns agentes do mercado financeiro e pelo apoio de partidos de centro-direita, como o PSDB, a tramitação da Reforma da Previdência do atual governo no Senado lembra muito o que ocorreu com as mudanças trabalhistas da gestão anterior.

Na época, os senadores tinham críticas ao projeto, ainda assim, os representantes dos Estados fizeram um acordão para que o texto passasse integralmente e fosse posteriormente arrefecido por vetos e novos projetos de lei.

Nada disso aconteceu e algumas das normas causam um limbo jurídico para os trabalhadores brasileiros – tendo, inclusive, vários pedidos de inconstitucionalidade à espera de julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Com a Reforma da Previdência a sensação passada pelo Senado é muito similar. Ao que tudo indica, os senadores vão abrir mão do seu poder revisor e apenas carimbar o projeto que receberam da Câmara, sem acrescentar, nem retirar nada”, comenta o assessor parlamentar da ANAJUSTRA, Roberto Bucar.

Isso porque o próprio relator da PEC 6/19 na CCJ, Tasso Jereissati (PSDB/CE), participou de uma comissão de senadores que acompanhou a tramitação da proposta de emenda entre os deputados.

A diferença para a reforma trabalhista é que, naquela época, muitos diziam concordar que as mudanças eram duras demais. Hoje, nos corredores do Senado, fala-se o oposto das novas normas previdenciárias: a reforma possivelmente será expandida pela PEC que tratará dos servidores públicos estaduais e municipais.

Analistas e sociedade são contra

Enquanto isso, comissões por onde o projeto não passará – como a Comissão de Direitos Humanos (CDH) – seguem realizando audiências públicas com especialistas previdenciários, agentes de governo e representantes da sociedade.

As discussões nesses colegiados começaram antes mesmo de a Reforma da Previdência sair da Câmara e continuam a pleno vapor desde que a PEC chegou ao Senado.

Na última quinta-feira, 15/8, o economista Eduardo Fagnani esteve entre os convidados e reforçou que a tendência do projeto é aumentar os índices de desigualdade social e concentração de renda.

“A transferência de renda do aposentado e do pensionista para o município, em 80% dos casos, é superior ao orçamento dos municípios. O que movimenta a economia dos pequenos lugares do Brasil inteiro é essa renda da aposentadoria, especialmente do INSS, você vai retirar esse recurso da economia regional”, explicou.

Fagnane ainda pontuou que a reforma pode contribuir para uma depressão ainda maior do sistema econômico brasileiro. Para ele, será uma transferência de renda de quem ganha próximo a um salário mínimo para o sistema financeiro. “Pobre consome, a renda gira, rico entesoura, aplica. Por isso que a economia não vai crescer”, categorizou.

Entretanto, ele afirmou acreditar que há espaço para novas negociações. “O jogo não terminou e ainda tem um espaço de luta. É mais fácil você pressionar democraticamente o Senado que a Câmara, porque aqui são três senadores por Estado, então é mais fácil solicitar audiências, colocar quais são os pontos que não concordamos com a PEC”, colocou.

Você pode assistir todas as audiências na página do Senado.

Acessos: 0

Tem associado que já recebeu agenda e calendário 2025 e os comentários são os melhores! 

Se os seus já chegaram, comenta aqui pra gente saber. Se não chegou ainda, calma que logo logo você receberá nossos impressos em parceria com o Banco BRB! 💙

#anajustrafederal #calendario2025 #agenda2025 #anajustra #pju #associadoanajustrafederal #servidorpublicofederal
🆕 A ANAJUSTRA Federal agora é parceira da Nissan @nissanbrasil e associados têm até 15% de desconto na compra de veículos! 

 O Frontier ATTACK 4X4 190 CV Automática, por exemplo, está com R$ 43.487,28 de desconto até 4/12.  

🚘 Confira a tabela com todos os modelos e descontos em anajustrabeneficios.com.br na página da Nissan.

Aproveite as vantagens de ser nosso associado! 

#nissan #desconto #veiculos #anajustrafederal
O associado Edson Firmino, servidor do TRT9, lança nesta sexta-feira (22) o terceiro livro ‘Margaridas para Antônios’.

Inspirado por Drummond, Vinícius e Caetano, o livro é uma homenagem aos pais do autor e aos grandes poetas populares brasileiros.

”Meu pai Antônio, falecido recentemente, me trouxe o gosto pela melodia. Minha mãe, Margarida, me deu o ‘amos’ pelas letras, escrita, cultura e os livros.  O título ‘Margaridas para Antônios’ vem daí.”

O livro já está disponível na Amazon e em breve chegará às principais livrarias.

Lançamento:

🗓️ Data: 22/11 (sexta-feira)
🕓 Horário: 16h às 19h
📍 Local: Biblioteca do TRT-9 – Av. Vicente Machado, 147, térreo. Curitiba - PR.

Confira mais no nosso blog Espaço Cultural. 😉

#lançamentodelivro #margaridasparaantônio #poesia #literaturabrasileira #espaçocultural #associadoanajustra #anajustrafederal
Estamos em novembro, e aqui vai um lembrete importante: cuidar da saúde também é coisa de homem!

👉 O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, mas a boa notícia é que ele tem até 90% de chance de cura se detectado precocemente.

💡 Prevenir é o melhor remédio:

- Faça exames de rotina regularmente.
- Converse com seu médico sobre seus fatores de risco.
- Adote hábitos saudáveis: pratique exercícios, mantenha uma alimentação equilibrada e evite o cigarro.

💬 Agora é a hora de quebrar preconceitos e priorizar a sua saúde!

Cuide-se. Quem te ama agradece. 💙

#jusaúde #anajustrafederal #novembroazul #saudemasculina #prevenção #autocuidado
Quem não vê a hora de planejar 2025?

A distribuição da nossa agenda e calendário já começou! A agenda traz novamente ferramentas de planejamento para um ano mais produtivo e organizado. E o calendário está recheado de “Memórias do Judiciário”.
😉📒

Em breve, na sua casa 🏘️✨🙌🏽
O Thermas de São Pedro é um parque aquático localizado no interior do estado de São Paulo, considerado um dos mais visitados da América Latina, reconhecido pela Themed Entertainment Association (TEA) and the Economics practice at AECOM e conta com oito milhões de m³ de águas distribuídas em suas mais de 20 atrações.  #thermasdesaopedro 

A melhor parte? Garante aos associados 10% de desconto! 

Aproveite o benefícios e reserve o passaporte de toda a família para essas férias. 

#parqueaquatico  #interiordesp #desconto