Primeiro turno de votação é novamente remarcado

Previdência

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Foto: Pedro França/Agência Senado.

LEIA TAMBÉM

Líderes não concordam em apressar PEC

LEIA TAMBÉM

Como a reforma foi aprovada na CCJ

Os últimos passos da Reforma da Previdência

Parlamentares lançam frente pelo serviço público

PEC paralela deve reabrir adesão ao Funpresp

” target=”_blank”>O Regime Próprio da União depois da reforma

Como a reforma foi aprovada na CCJ

Parlamentares lançam frente pelo serviço público

O prazo para votar em primeiro turno a Reforma da Previdência já começou a correr no Senado. Entretanto, essa primeira apreciação foi novamente adiada e deve ocorrer numa terça-feira, 24 de setembro. Essa é a segunda derrota consecutiva do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM/AP), que pretendia adiantar a votação o máximo possível.

A data foi estabelecida em reunião de líderes da casa, e pode estar ligada a críticas ao relatório feito na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pelo senador Tasso Jereissati (PSDB/CE). Mesmo com o segundo adiamento, Alcolumbre afirmou que o calendário está mantido, com o segundo turno previsto para ocorrer entre 3 e 10 de outubro.

“Nós não iremos, em hipótese alguma, alterar o calendário para adiantar ou atrasar o rito estabelecido no colégio de líderes com todos os senadores que orientaram as suas bancadas na tramitação dessa matéria no Senado Federal”, disse o parlamentar à Agência Senado.

Relatório complementar

Nos últimos dias, técnicos do Senado apontavam que mudanças feitas na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019 por Jereissati poderiam ocasionar uma dupla interpretação, obrigando o texto a retornar para a Câmara dos Deputados ou abrindo possibilidade para que a constitucionalidade do rito fosse questionada.

Por isso, a indicação é de que, agora, ele deve retirar do texto trechos sobre a inclusão de trabalhadores informais na reforma e devolver a expressão “no âmbito da União” para o parágrafo que fala sobre a cobrança da contribuição extraordinária. Essas novidades deverão constar da PEC paralela, que também foi aprovada na CCJ do Senado, mas ainda deve tramitar novamente na Casa antes de seguir para a Câmara.

Acessos: 17

As discussões das PECs 24/06 e 555/06, que podem transformar o futuro das contribuições de aposentados e pensionistas, estão cada vez mais frequentes no Congresso. 

Enquanto isso, o fim da desoneração da folha de pagamento também promete mexer com a economia e o bolso de todos.

Quer saber como essas decisões afetam o seu futuro? 💸

➡️ Confira no nosso site o artigo completo e entenda o que está em jogo para os servidores públicos!

#PEC #Previdência #Economia #ServidorPúblico #Congresso #Desoneração #Artigo #ANAJUSTRAFederal
🥳🎉 Chegou o Mês do Servidor e, como já é tradição, vamos sortear prêmios para celebrar a data mais importante do ano pra gente.

Para concorrer, você só precisa ser um associado adimplente. Não há necessidade de inscrição ❤️

📱1 iPhone 15
☕1 cafeteira Nespresso,
📖 1 Kindle,
🥘 1 air fryer,
⌚1 apple watch,
📺 1 smart TV 50”,
👩🏽‍🏫2 Alexas
🤖 3 robôs aspirador 

E muitos mais!!

O sorteio será realizado no dia 24/10, durante a transmissão ao vivo da 5ª edição da Live Sarau, evento que reúne servidores artistas em uma grande festa virtual.

#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #mesdoservidor #showdepremios
Começou o Outubro Rosa🌷, campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama. Enquanto o mundo se colore e se ilumina na cor rosa, simbolizando o alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a ANAJUSTRA Federal e a JUSaúde estarão por aqui, para te lembrar: que tem peito, previne.

#outubrorosa #anajustrafederal #jusaude #pju
📢 Já viu?

A ANAJUSTRA Federal pediu ao STF um projeto de lei para a revisão anual das remunerações dos servidores do Judiciário!

O objetivo é repor as perdas salariais acumuladas pela inflação de 2003 a 2023. A Constituição garante essa revisão, mas a última foi em 2003, com apenas 1% de reajuste, resultando em uma perda de mais de 120% no poder de compra! 📉

A VPNI permanece congelada desde então, destacando a falta de correções adequadas. É hora de assegurar os direitos dos servidores e restaurar a dignidade salarial! 💪⚖️ 

#anajutrafederal #pju #servidores #rga #Justiça #DireitosDosServidores #DignidadeSalarial