
Votação do PL 2447/22 é adiada para a próxima semana
Falta de consenso entre parlamentares impediu a deliberação nesta quarta,…
Senadores Simone Tebet e Tasso Jereissati durante análise da PEC paralela no Plenário da Casa. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado. Foto da capa: Roque de Sá/Agência Senado.
O Senado terá duas sessões para votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019 nesta terça-feira, 24/9. A primeira delas será a análise do novo relatório da Reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado, a partir das 10h. À tarde, a proposta deverá ser discutida em primeiro turno no Plenário.
Deputado tenta obrigar retorno da PEC à Câmara
Como a reforma foi aprovada na CCJ Os últimos passos da Reforma da PrevidênciaLEIA TAMBÉM
” target=”_blank”>O Regime Próprio da União depois da reforma
Parlamentares lançam frente pelo serviço público
A ideia de fazer as duas reuniões seguidas é para que se cumpra o calendário estabelecido entre os senadores, levando a reforma à promulgação até o dia 10 de outubro. Comandando os trabalhos desde que a PEC 6 chegou à Casa, a senadora Simone Tebet (MDB/MS) se mostrou otimista.
“Muitos não acreditavam que seria mantido o calendário, mas ele continua valendo. Dia 24 pela manhã a discussão na comissão. No período da tarde, votação [no Plenário]. Cinco dias corridos de prazo para uma emenda de redação em plenário para, na semana seguinte, já começarmos as votações em segundo turno. Dez de outubro temos condições de entregar para o Brasil a reforma da previdência”, declarou à rádio Senado.
Emendas
Na última semana, o relator Tasso Jereissati (PSDB/CE) apresentou novo parecer rejeitando a maioria das 77 Emendas apresentadas, com exceção de uma supressão e uma correção de redação. Nesta, Jereissati deixou claro que deve ser implementado um sistema especial de previdência para atender os trabalhadores de baixa renda e os informais.
Já a supressão sugerida pelo senador Rodrigo Pacheco (DEM/MG) e acatada pelo relator, diz respeito aos servidores públicos que ingressaram antes de 2003 e têm direito à integralidade. Na nova redação, os servidores com remuneração formada por subsídio mais gratificação de desempenho poderão se aposentar com proventos integrais sem necessariamente completar 35 anos no cargo efetivo, para homens, ou 30, mulheres, como estava previsto no parecer anterior.
“A luta por uma reforma mais justa no Senado tem sido dura, mas também não está tão fácil para o governo quanto se pensou. A base de apoiadores da proposta está tendo que negociar e reduzir os danos desse texto terrível que a Câmara aprovou”, explicou o assessor parlamentar da ANAJUSTRA, Roberto Bucar.
PEC Paralela
Segundo Bucar, um dos artifícios usados pelos senadores para aprovar a Reforma da Previdência é a tramitação da PEC paralela, também sob relatoria de Tasso Jereissati. “Muitos parlamentares já apelam para ela para que correções sejam feitas. É uma saída que está muito longe de ser a ideal, mas essa estratégia foi construída desde o início da tramitação da reforma – quando alguns senadores constituíram uma comissão de acompanhamento da PEC 6/19 na Câmara”, lembrou.
Essa nova Proposta de Emenda à Constituição já recebeu 189 pedidos de alteração no Plenário do Senado. “Embora a senadora Simone Tebet prometa um calendário célere para que as duas reformas sejam aprovadas com um intervalo de tempo pequeno de diferença, não há garantias de que esse texto será promulgado ou quando, porque depende ainda do andamento dele na Câmara dos Deputados”, finalizou Bucar.
Liminar
Na semana passada o deputado Israel Batista (PV/DF) ingressou com Mandado de Segurança (MS) no Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando liminar que obrigasse os senadores a devolverem a PEC 6/19 à Câmara antes da sua promulgação. O processo era baseado na supressão da palavra “União” no trecho da Reforma da Previdência que tratava da possibilidade de cobrança extraordinária de servidores públicos.
O relator, ministro Edson Fachin, rejeitou o pedido. Segundo argumentou em decisão monocrática (tomada individualmente), para que o STF interfira no processo legislativo é preciso que o MS seja fundamento em risco de dano “tão excepcional que autorize a intervenção inopinada do Judiciário”. Para configurar esse elevado risco, seria preciso que houvesse “manifesta ofensa a cláusulas pétreas e flagrante ofensa ao trâmite procedimental”.
Entretanto, ao analisar o pedido, o ministro não encontrou nenhum desses atributos. Especialmente porque, como a PEC ainda segue em tramitação no Senado, não é possível afirmar de antemão que o texto será promulgado sem retornar à Câmara ou mesmo que as mudanças feitas pelo relator da CCJ serão aceitas na redação final, argumentou o ministro na peça.
Acompanhe
Você pode acessar o canal da TV Senado no YouTube para assistir à votação da Reforma da Previdência na CCJ a partir das 10h dessa terça-feira, 24, e no Plenário da Casa a partir das 14h.
Acessos: 0
Em 2025, até agora, os associados da ANAJUSTRA Federal já economizaram mais de R$ 18 milhões com os convênios, serviços e benefícios disponíveis.
O Clube de Vantagens é destaque: descontos em farmácias, escolas, academias, lojas on-line e muito mais, em todo o Brasil.
Além disso, nossos serviços exclusivos garantem economia real no seu dia a dia.
💡 Aproveite: cada compra, mensalidade ou serviço com desconto é mais dinheiro no seu bolso.
#anajustrafederal #clubedevantagens #descontos #benefícios #economia #vantagens #associados #servidorpúblico #descontômetro
Se a sua foto está entre as 36 selecionadas da campanha “Amizade, do trabalho para a vida”, agora é a sua vez de brilhar ✨.
📣 Peça votos para colegas, familiares e amigos e aumente suas chances de estampar o Calendário 2026 da ANAJUSTRA Federal.
🔗 Como fazer?
➡️ Acesse o hotsite da votação.
➡️ Localize a sua participação.
➡️ Clique no ícone de link para compartilhar no WhatsApp, e-mail ou redes sociais.
Quanto mais votos, mais perto você estará de estar entre os 12 escolhidos para representar a amizade que ultrapassa os muros do Judiciário! 💙
🗳️ A votação segue até 29/8.
#Calendário2026 #SouMaisJustiça #AmizadeDoTrabalhoParaAVida
💊 Economize na compra de medicamentos com o Clube de Vantagens
A ANAJUSTRA Federal tem convênios com grandes redes de farmácias em todo o Brasil, ajudando você a economizar todos os meses, especialmente se faz uso de medicação contínua.
Entre as parceiras estão:
✔ Drogasil e Droga Raia
✔ Drogaria Pacheco e Drogaria São Paulo
✔ Panvel, Pague Menos e Extrafarma
✔ Alexfarma, Farmácia Artesanal, Homeopharma e Droga Sena
💡 Economia em medicamentos significa mais renda para investir na sua saúde e na sua família. Aproveite!
🔗 Consulte todas as condições no Clube de Vantagens no site [**anajustrabeneficios.com.br**](http://anajustabeneficios.com.br “”)
\#anajustrafederal #clubevantagens #economia #medicamentos #beneficios #farmacia #saúde #servidorpúblico
🎤 Voz do associado
Naziro Pereira Valverde, associado desde 2003, participou da Semana da Saúde 2025 no TRT10 e elogiou a iniciativa. 💙
A ANAJUSTRA Federal se orgulha de estar ao lado dos servidores em ações que promovem saúde, bem-estar e qualidade de vida.
#anajustrafederal #semanadasaude #trt10 #associado #bemestar #qualidadedevida
Saúde, bem-estar e informação!
De 13 a 15 de agosto, o TRT10 promoveu a Semana da Saúde 2025, com o tema Longevidade e Vida.
A ANAJUSTRA Federal esteve presente como parceira, oferecendo sessões de auriculoterapia e ventosaterapia, além de atendimentos e esclarecimentos sobre nossos serviços:
✔ Consignado: demandas encaminhadas ao setor responsável
✔ Clube de Vantagens: dúvidas e sugestões direcionadas ao setor de Benefícios
✔ Setor de Ações: atendimentos presenciais realizados no local
Cuidar da saúde também é cuidar do futuro. ✨
#anajustrafederal #semanadasaude #trt10 #longevidade #bemestar #qualidadedevida
🚨 Já começou a votação para eleger as 12 melhores participações para o Calendário 2026 da ANAJUSTRA Federal! O tema é “Amizade, do trabalho para a vida” 💙 — e as histórias que chegaram são de emocionar: amizades que nasceram nos fóruns, varas e tribunais e seguem firmes há 5, 10, 20 e até mais de 40 anos.
Escolha quem vai estampar as páginas do calendário do próximo ano. 📅
👉 São 36 participações finalistas.
👉 A votação é aberta ao público.
👉 Cada CPF pode votar apenas uma vez.
🗳️ Vote na sua favorita até 29/8 pelo link na bio.
#Calendário2026 #ANAjustraFederal #Amizade #JudiciárioFederal