Alcolumbre e líderes adiam votação da previdência

Senado

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, cancelou sessões para votação da Reforma da Previdência nesta terça. Foto: Marcos Brandão/Senado Federal.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AP) decidiu adiar as duas votações da Reforma da Previdência que ocorreriram nesta terça-feira, 24/9. Agora, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deve analisar o caso na próxima terça feira, 1º de setembro, enquanto a votação no Plenário foi remarcada para quarta-feira, 2/9.

LEIA TAMBÉM

Liminar rejeitada no STF

Deputado tenta obrigar retorno da PEC à Câmara

LEIA TAMBÉM

Como a reforma foi aprovada na CCJ

Os últimos passos da Reforma da Previdência

Parlamentares lançam frente pelo serviço público

PEC paralela deve reabrir adesão ao Funpresp

” target=”_blank”>O Regime Próprio da União depois da reforma

Parlamentares lançam frente pelo serviço público

A mudança nas datas foi acordada com os líderes partidários para que todos comparecessem a uma reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli. “É engraçado que fica a informação ou aparente informação de que uma reunião do Congresso Nacional, dos líderes partidários no Supremo Tribunal Federal para restabelecer a harmonia e independência dos Poderes, parece que essa reunião atrasa o calendário da reforma. Não sei quem está falando isso”, afirmou Alcolumbre.

Por outro lado, Simone Tebet (MDB/MS), presidente da CCJ, considerou o adiamento um erro. “Não sou líder, fui voz vencida, eu e o vice [senador Jorginho Mello (PL-SC) achávamos que tinha sim prazo dentro do calendário, conseguiríamos votar a reforma da Previdência até as três da tarde pra não prejudicar o Congresso, mas houve uma determinação do presidente da Casa junto com os líderes e nós temos que acatar. O que está por trás disso? Acho que é um contexto de situações. Como não sou líder, não posso dar juízo de valor se acertaram ou não, vou dizer por mim, na minha visão houve um erro estratégico”, disparou à Agência Senado.

Mesmo assim, a mdebista segue acreditando que o prazo estipulado por ela para a votação em segundo turno, 10 de outubro, será mantido.

Acessos: 0

Fim de ano e as contas apertando? ✨

Se você caiu no rotativo, saiba que existem proteções importantes:

✔ juros limitados ao valor da dívida
✔ possibilidade de portabilidade
✔ valores até 40 salários mínimos são impenhoráveis

Antes de assumir um crédito, compare, planeje e entenda seus direitos.

Leia o artigo do consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, e saiba mais.

#anajustrafederal #financas #pju
15 1
🏠🗓️📒 Muitos associados já estão recebendo a Agenda e o Calendário 2026 e o retorno tem sido incrível. 

Se os seus impressos já chegaram, conta aqui nos comentários. 💬

Se ainda não chegaram, fique tranquilo logo logo estarão com você! Os materiais são uma entrega especial em parceria com o Banco BRB.

#anajustrafederal #agenda2026 #pju
79 28
Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.

E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.

Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.

E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.

Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.

#anajustrafederal #retrospectiva2025 #pju
21 3