A importância da data-base para os servidores do PJU e do MPU
Se queremos romper com o ciclo de empobrecimento da categoria, precisamos…
Os trabalhos na Câmara e Senado foram retomados em fevereiro, mas poucos projetos de lei de interesse dos servidores tiveram andamento . As reformas administrativa e tributária, a atipicidade de um ano eleitoral onde os congressistas movimentam-se desde cedo para eleger seus pares, além das confusões entre Executivo e Legislativo, são alguns dos motivos do travamento dessas matérias.
Sobre o andamento das reformas, leia as colunas do assessor Roberto Bucar
No entanto, algumas delas estão há anos engavetadas e, conforme o assessor parlamentar da ANAJUSTRA, Roberto Bucar, elas continuarão sem andamento enquanto não houver vontade política para votar os temas. “Ainda assim é preciso ficar de olho em cada um deles para evitar surpresas desagradáveis para a categoria”, assegura Bucar.
De uma lista de mais de 20 projetos acompanhados pela assessoria parlamentar da entidade, somente sete tiveram alguma movimentação, de dezembro do ano passado até 29 de fevereiro deste ano.
Confira

PEC 314/2004
Dispõe sobre direito de greve e negociação coletiva na administração pública e dá outras providências.
Situação anterior: aguarda designação do relator na CCJC.
Situação em 20/12/19: Designado relator, o deputado João Roma (REPUBLIC-BA).
PEC 219/2012
Permite que servidores públicos de função administrativa, técnica ou científica possam acumular cargo de professor.
Situação anterior: aprovado parecer do deputado Eduardo Bismarck (PDT/CE) na CCJC. Relatório foi favorável ao projeto, que aguarda criação de Comissão Temporária.
Situação em 5/2/2020: Apresentação do Requerimento n. 89/2020, pelo deputado Sergio Vidigal (PDT/ES), que “requer a criação de Comissão Especial para analisar o mérito da PEC 219/12 (Apensado: PEC 70/15) ‘que dá nova redação ao art. 37, XVI, ‘b’ da Constituição Federal’.
PL 252/2003
Determina normas gerais para a realização de concursos públicos.
Situação anterior: aguarda relatório do deputado Luiz Flávio Gomes (PSB/SP) na CCJC.
Situação em 4/2/2020: Devolvido ao relator, deputado Luiz Flávio Gomes (PSB-SP).
PDC 1063/2018
Susta decreto editado pelo ex-presidente Michel Temer que permite a terceirização na Administração Pública.
Situação anterior: aguarda designação do relator na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (Ctasp).
Situação em 20/12/2019: Designado relator, o deputado Rogério Correia (PT-MG).
PL 10217/2018
Estabelece o chamado “contrato de desempenho” no âmbito da Administração Pública Federal, entre dois órgãos denominados supervisor e supervisionado para fixação de metas e análise de resultados de gestão.
Situação anterior: enviado à sanção em 21 de novembro de 2019.
Situação em 11/12/2019: Transformado na Lei Ordinária 13934/2019.

PEC 186/2019 (Emergencial) e PEC 188/2019 (Novo pacto federativo)
Apresentadas junto com outra Proposta de Emenda à Constituição (PEC), essas duas apresentam mudanças fundamentais no Estado brasileiro e são a aposta do governo para uma guinada econômica. Para os servidores, o ponto mais sensível sobre o projeto está na redução de até 25% da jornada com corte proporcional dos vencimentos — regra que pode ser aplicada a qualquer momento, decretada emergência orçamentária, pelo chefe dos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário.
Situação anterior: ambas se encontram na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, para análise dos relatores, senador Oriovisto Guimarães (PODEMOS/PR) e senador Marcio Bittar (MDB/AC).
PEC 186/2019 (Emergencial)
Situação em 18/2/2020: Juntada a Emenda nº 65, de autoria do Senador Angelo Coronel. Encaminhada ao relator, Senador Oriovisto Guimarães, para análise.
PEC 188/2019 (Novo pacto federativo)
Situação em 18/2/2020: Juntada a Emenda nº 60, de autoria do Senador Angelo Coronel. Encaminhada ao relator, Senador Marcio Bittar, para análise.
PEC 133/2019 (Reforma da Previdência Paralela)
Entre outras coisas, reabre o prazo de adesão ao Funpresp para os servidores que ingressaram na carreira antes de 2013.
Situação anterior: aprovada em dois turnos no Senado Federal, em 19 de novembro, por 53 votos a 7. Remetida à Câmara dos Deputados.
Situação em 18/12/2019: Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania ( CCJC) Designado Relator, Dep. Felipe Francischini (PSL-PR).
Acessos: 0
A Páscoa nos convida a olhar para dentro.
É tempo de renovação, de esperança e de recomeços silenciosos — daqueles que fortalecem o que realmente importa.
Mais do que uma data, é um lembrete de que sempre é possível seguir em frente com mais leveza e confiança nos novos caminhos.
Que este momento traga serenidade, fortaleça os laços e renove as energias para tudo o que ainda está por vir.
✨ Feliz Páscoa!
#pascoa #anajustrafederal
O aplicativo da ANAJUSTRA Federal chegou e os associados já começaram a sentir a diferença na prática.
Receber esse retorno é o que mostra que estamos no caminho certo. Um aplicativo pensado para facilitar, aproximar e colocar as vantagens de ser associado na palma da mão.
📲 E você, já baixou o app?
#anajustrafederal #aplicativo #associados
⚖️ Teve novidade nas ações — e você precisa saber o que mudou
O novo boletim jurídico da ANAJUSTRA Federal já está disponível e traz os andamentos mais recentes de cinco ações importantes.
E o melhor: tudo explicado de forma simples, direta e sem juridiquês 👇
✔ O que aconteceu em cada processo
✔ O que isso significa na prática
✔ Quais são os próximos passos
📌 Entre os temas: previdência, URV e verbas remuneratórias — assuntos que impactam diretamente os servidores.
#ANAJUSTRAFederal #BoletimJurídico #ServidorPúblico
💳🛡️ No aplicativo da ANAJUSTRA Federal, você acompanha seus seguros e crédito consignado de forma simples e rápida.
Pelo app é possível consultar contratos, acompanhar apólices, verificar coberturas e simular novas operações.
📱 Tudo em um só lugar. Tudo na palma da mão.
Baixe e concorra a + de 100 prêmios. Serão 10 sorteios até o final de maio.
#ANAJUSTRAFederal #AppANAJUSTRAFederal #Seguros #CréditoConsignado
Chegou o nosso 2º sorteio de prêmios para quem baixou e fez login no APP da ANAJUSTRA Federal até 29/3 🤩
Assista ao vídeo e confira 🎥
Ainda não fez o download do APP?
📲 Baixe a concorra a prêmios.
A campanha segue até 19/5, último prazo para concorrer ao grande sorteio do dia 25/5, que tem entre os prêmios uma Echo Dot 5ª geração da Amazon e um Headphone JBL Tube 520BT.
#anajustrafederal #sorteiodepremios #aplicativoanajustra
🦁 Quer receber sua restituição mais rápido no IR 2026? Então fique atento!
A Receita Federal promete agilizar os pagamentos este ano — com a expectativa de que 80% dos contribuintes recebam até 30 de junho 👀
📅 E já temos o calendário: os lotes começam em 29 de maio e seguem até 31 de agosto.
Outra novidade é a restituição automática para quem tinha valores a receber, mas não era obrigado a declarar. A medida pode beneficiar milhões de pessoas!
💡 Dica importante: quanto antes você enviar sua declaração, maiores são as chances de receber nos primeiros lotes.
🤔 Ficou com dúvida?
A nossa consultoria financeira está pronta para te ajudar em cada etapa!
Declare com segurança, evite erros e fique de olho na sua restituição 💰
#IR2026 #ImpostoDeRenda #Restituição #ANAJUSTRAFederal