Vitória da GAJ e distribuição do terceiro grupo no Boletim Jurídico

Publicação traz ainda andamentos das ações da integralização da VPI e da extensão dos 11,98% nos planos de carreiras.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A decisão favorável no segundo processo de incorporação da Gratificação Judiciária (GAJ) ao vencimento básico é o grande destaque deste “Boletim Jurídico”. Além disso, no mês de março, uma terceira ação sobre o tema foi distribuída na 13ª Vara do Distrito Federal (DF).

A primeira demanda coletiva da GAJ também obteve julgamento procedente em primeira instância e a diretoria da ANAJUSTRA Federal acredita que, no segundo grau, a decisão será confirmada.
Na segunda demanda estão entre os beneficiários servidores associados das justiças Federal, Eleitoral, Trabalhista, Militar e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

Na lista de participantes ainda figuram associados do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Conselho da Justiça Federal (CJF) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).


Leia também

Três ações para novos associados aderirem


Outro andamento do mês de março é o da ação da absorção da VPI a partir da integralização dos reajustes da Lei 13.317/16, que teve o segundo grupo distribuído em 28/3 e, em 30/3, foi determinada a citação da União para oferecer contestação e, posteriormente, réplica da associação. A causa tem precedente favorável.

E, está concluso para decisão, desde 16/3, um antigo processo da entidade que visa condenar a União ao pagamento do valor correspondente aos juros moratórios de 1% ao mês incidentes sobre as importâncias relativas ao reajuste de 11,98% devidas no período de abril/94 até a edição da Lei nº 10.475/2002 aos associados.

Confira todos os andamentos no resumo:

INCLUSÃO DA GAJ NA BASE DE CÁLCULO DOS ADICIONAIS/VENCIMENTO BÁSICO
(Processo nº 1041720-46.2020.4.01.3400)
29/03/2022 – Pedido julgado procedente na segunda ação coletiva.
(Processo nº 1017968-74.2022.4.01.3400)
28/03/2022 – Distribuída a terceira ação coletiva.

AÇÃO OBJETIVANDO A ABSORÇÃO DA VPI A PARTIR DA INTEGRALIZAÇÃO DOS REAJUSTES DA LEI 13.317/2016
(Processo nº 1017924-55.2022.4.01.3400)
30/03/2022 – Proferida decisão interlocutória determinando a citação da União para oferecer contestação e posteriormente a réplica da associação.
28/03/2022 – Distribuída a segunda ação coletiva.

AÇÃO DA EXTENSÃO DA INCIDÊNCIA DO PERCENTUAL DE 11,98% (ÍNDICE DA URV PELA LEI Nº 8.880/1994) NOS PLANOS DE CARREIRA
(Processo nº 0055888-22.2010.4.01.3400)
16/03/2022 – Concluso para decisão.
(Processo nº 0024219-53.2007.4.01.3400)
16/03/2022 – Recurso Especial da sobrestado em 16/03/2022 em razão da pendência de julgamento do tema repetitivo nº 1.109 no STJ.

RPV’s de RRA

No mês de março, 137 servidores foram beneficiados com a liberação de Requisições de Pequeno Valor (RPv’s) referentes ao processo de restituição dos valores retidos a maior pela Receita Federal quando do recebimento dos passivos de Quintos, da ação principal. Eles foram comunicados pela entidade por e-mail.

Recursos administrativos enviados para protocolo no TCU: 41

 

Acessos: 44631

💬 “Não adianta só resolver a dívida. É preciso resolver a relação emocional com o dinheiro.”
— José Carlos Dorte, consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal

No episódio 17 do PodSer – o Podcast do Servidor, Dorte fala sobre os impactos do superendividamento e dá conselhos práticos — e humanos — para quem quer retomar o controle da vida financeira.

🧠 Ele lembra que estabilidade emocional e finanças caminham juntas, e que admitir que precisa de ajuda é um passo fundamental.

📲 Ouça agora no Spotify, Deezer ou no site da ANAJUSTRA Federal.
Link direto na bio!

#podseranajustra #podcastdoservidor #educacaofinanceira #endividamento #controlefinanceiro #anajustrafederal #servidorpúblico #superendividamento
11 0
🎓 A ANAJUSTRA Federal firmou parceria com o Instituto Pérola de Treinamento e Capacitação para a Advocacia, liderado pela professora Sílvia Pérola.

A partir dela, associados têm 40% de desconto no treinamento presencial “O Caminho das Pedras para a Admissibilidade de Recursos para o TST”, com data prevista para 11, 12 e 13 de agosto, em Brasília.

Com metodologia prática e inovadora, o treinamento é ideal para quem atua ou quer atuar nos Tribunais Superiores da área trabalhista.

📌 Vagas limitadas e desconto exclusivo disponível no Clube de Vantagens!

➡ Saiba mais: https://anajustrafederal.org.br/noticias/convenios/2025/06/parceria-com-instituto-perola-garante-desconto-em-treinamento-de-capacitacao-juridica 

#anajustrafederal #direitodotrabalho #tst #treinamentojurídico #clubedevantagens
17 2
Hoje é dia de homenagear quem construiu com dedicação a história da Justiça no Brasil.

A ANAJUSTRA Federal parabeniza cada servidor público aposentado.
Com ética, amor à profissão e compromisso, vocês deixaram um legado de valor inestimável.

🌿 Que esta nova fase seja repleta de saúde, conquistas e descobertas.
Vocês continuam sendo inspiração para todos nós!

📅 17 de Junho | Dia do Funcionário Público Aposentado

👇 E tem mais:
Preparamos conteúdos especiais para essa etapa da vida.
📌 Atividades para curtir a aposentadoria
📌 Dicas de saúde e bem-estar
📌 Orientações para cuidar da vida financeira

👉 Acesse tudo no nosso site. Link na bio!

#anajustrafederal #diafuncionáriopúblicoaposentado #servidoraposentado #reconhecimento #justiçafederal #vidaativa #aposentadoriaativa
25 1