Consultoria da ANAJUSTRA Federal explica como declarar sua antecipação de precatórios

Operação não gera imposto a pagar e servidores devem apenas registrar o recebimento do crédito. Confira.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O prazo para declarar o Imposto de Renda (ano-base 2022) termina em pouco mais de um mês e o atendimento da consultoria financeira da ANAJUSTRA Federal já recebeu mais de três mil perguntas dos associados, a maior parte delas pelo e-mail: financas@anajustrafederal.org.br.

O plantão tira-dúvidas também atende via chat e WhatsApp, de segunda a sexta, das 9h às 15h (horário de Brasília), e quem comanda a equipe é o consultor José Carlos Dorte.

O plantão tira-dúvidas da consultoria financeira tende via chat, WhatsApp e e-mail, de segunda a sexta, das 9h às 15h (horário de Brasília). Para falar pelo chat e Whats, encontre o ícone dos canais no rodapé do site.

O plantão tira-dúvidas da consultoria financeira atende via chat, WhatsApp e e-mail, de segunda a sexta, das 9h às 15h (horário de Brasília). Para falar pelo chat e Whats, encontre o ícone dos canais no rodapé do site. – ANAJUSTRA Federal

Neste ano, entre as dúvidas mais frequentes está a forma correta de declarar a antecipação de precatório ou direito creditório. Desde o segundo semestre do ano passado, a associação, em parceria com o banco BTG Pactual, passou a ofertar esse serviço com grandes vantagens para o servidor associado que precisa ou quer receber esses valores rapidamente.

A antecipação, como explica Dorte, é uma operação de crédito chamada de “Escritura pública de cessão e aquisição de direitos creditórios e outras avenças”. Ainda de acordo com o consultor da entidade, trata-se de uma operação financeira “auto liquidável”. “Ela não é uma dívida propriamente dita porque não demanda pagamentos mensais ou anuais e será auto liquidada no vencimento do precatório. Portanto é uma operação sem nenhum imposto de renda para o servidor”, ressalta.

Neste contexto, a orientação da consultoria financeira para declaração dos valores é a seguinte:

A orientação é lançar a antecipação como uma operação de crédito bancário em

A orientação é lançar a antecipação como uma operação de crédito bancário em “Dívidas e ônus reais”, no código 12. Também se pode lançá-la como “Rendimentos isentos e não tributáveis”, no código 99. – ANAJUSTRA Federal

Pautada pelo conservadorismo clássico, a operação deve ser lançada como uma operação de crédito bancário em “Dívidas e ônus reais”, no código 12. Isso porque há uma escritura pública feita com um banco que deu origem ao crédito.

No campo descrição, pode-se copiar: “Valor referente a escritura pública de cessão de direitos creditórios e outras avenças, feita com BTG PACTUAL SERVIÇOS FINANCEIROS S/A DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIARIOS CNPJ 59.281.253/0001-23 no valor de R$ XX, proveniente da sentença judicial transitada e julgada de número 0022862-96.2011.4.01.3400.

No entanto, o servidor pode também declarar o valor como “Rendimentos isentos e não tributáveis”, no código 99, informando como fonte pagadora o Banco BTG

“Em nenhuma das duas opções o servidor pagará imposto de renda, pois ele está apenas registrando a entrada do crédito”, afirma Dorte.

Agiliza Precatórios

Com o objetivo de acelerar o pagamento de precatórios, requisições de pequeno valor (RPVs) e direitos creditórios devidos pela União Federal aos servidores do Poder Judiciário da União (PJU), a ANAJUSTRA Federal criou o Agiliza Precatórios.

A iniciativa é uma parceria com o BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina, o que garante mais agilidade, credibilidade e transparência na negociação dos valores.

A demora no recebimento desses créditos por parte dos servidores públicos federais é um problema recorrente, especialmente após a edição das Emendas Constitucionais 113 e 114 de 2021. Com o Agiliza Precatório, a associação espera encurtar prazos e possibilitar o efetivo recebimento desses direitos.

Para o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente, a iniciativa é uma conquista para os associados e uma demonstração de comprometimento com a defesa dos direitos dos servidores públicos federais. “O Agiliza Precatório oferece segurança, agilidade e transparência na negociação desses créditos”, afirmou.

Para evitar fraudes, a associação entra em contato diretamente com aqueles que possuem esses créditos por meio do WhatsApp e pelo e-mail: precatorio@anajustrafederal.org.br. O servidor interessado também pode falar com a entidade nestes canais.

Acessos: 19837

✈️ ATENÇÃO | ASSOCIADO ANAJUSTRA FEDERAL
A SulAmérica acaba de desembarcar no TRT3 com planos de saúde acessíveis e de abrangência nacional — agora com a qualidade da rede Mater Dei, Einstein, Sírio Libanês e muito mais.

🩺 É saúde com alto padrão e benefícios exclusivos para você, associado.
Chegou a hora de cuidar do que importa com a confiança da JUSaúde.

#sulamerica #jusaude #planodesaude #trt3 #anajustrafederal #saudecomqualidade #rededeexcelencia #servidorpublico #soumaisjustiça
25 2
Associados da ANAJUSTRA Federal e seus dependentes têm condições especiais para cuidar da saúde de forma segura e personalizada.
 Na Homeostase, você encontra:
 ✔️ Acompanhamento individualizado
 ✔️ Treinos adaptados às suas necessidades
 ✔️ Descontos na mensalidade e na matrícula
 Tudo isso com a qualidade e o cuidado que você merece!
Quer saber mais? Acesse o site da ANAJUSTRA Federal e descubra no Clube de Vantagens.
#VemComANAJUSTRA #Homeostase #TreinoSeguro #QualidadeDeVida #ANAJUSTRA
11 0
CICLO DE PALESTRAS | ANAJUSTRA FEDERAL E FUNPRESP-JUD

A palestra “Superendividamento e Educação Financeira”, com o especialista Jurandir Sell (@jurandirsell), movimentou o TRT15, em Campinas, e foi marcada por forte adesão e muito engajamento dos servidores e magistrados presentes.

A ação integra o projeto-piloto de conscientização financeira e previdenciária da ANAJUSTRA Federal com a Funpresp-Jud, e trouxe informação de qualidade, falas inspiradoras e orientações práticas.

🗣️ “Foi fantástica, ele foi muito esclarecedor”, disse a servidora Renata Trevisan sobre a palestra.

Também participaram os presidentes Antônio Carlos Parente (ANAJUSTRA Federal) e Amarildo Vieira de Oliveira (Funpresp-Jud), além da presidente do TRT15, Ana Paula Lockmann.

Assista ao vídeo e confira os melhores momentos desse encontro!

#anajustrafederal #educacaofinanceira #previdenciacomplementar #trt15 #funprespjud #servidorvalorizado #jurandirsell #circuitoanajustrafunpresp
34 4
💡 CASA CHEIA | ELOGIOS | EDUCAÇÃO FINANCEIRA

A palestra “Superendividamento e Educação Financeira”, realizada nesta quinta (26), no TRT15, em Campinas, reuniu mais de 100 magistrados e servidores, superando as expectativas!

O evento faz parte do projeto-piloto de conscientização financeira e previdenciária da ANAJUSTRA Federal e da Funpresp-Jud e contou com a participação do especialista Jurandir Sell (@jurandirsell), além de atendimentos presenciais, simulações e informações sobre os benefícios oferecidos por ambas as instituições.
 
A abertura oficial do evento foi prestigiada pela presidente do Tribunal, Ana Paula Pellegrina Lockmann, o diretor-presidente da Funpresp-Jud, Amarildo Vieira de Oliveira, e o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente.

🗣️ A palestra “foi fantástica, ele foi muito esclarecedor”, disse a servidora Renata Trevisan, ao elogiar o palestrante.

📍Os atendimentos continuam nesta sexta (27), na Escola Judicial do TRT15. 

Confira no nosso recap um pouco do sucesso do evento! 

#ANAJUSTRAFederal #EducaçãoFinanceira #PrevidênciaComplementar #TRT15 #FunprespJud #ServidorValorizado #JurandirSell #CircuitoANAJUSTRAFunpresp
17 1
LIVE | INSTITUTO PÉROLA 

Assista na íntegra nossa conversa com Sílvia Pérola, criadora do treinamento “O Caminho das Pedras para a Admissibilidade de Recursos para o TST”.

🎁 O associado Plauto Domingos Spagnol ganhou uma bolsa integral no treinamento!*
* Prêmio não contempla aéreo nem hospedagem. 

👩‍⚖️ Conheça a mente por trás do Instituto Pérola
Sílvia Pérola Teixeira Costa tem mais de quatro décadas de experiência no Direito do Trabalho. Atuou por 30 anos no TST, em cargos estratégicos como assessora de ministros e chefe de gabinete, além de ser advogada sênior com atuação nos tribunais superiores.

Criadora do treinamento “O Caminho das Pedras”, Sílvia alia técnica refinada, prática forense e um olhar sensível para a formação de profissionais mais preparados e seguros na advocacia trabalhista.

#anajustrafederal #institutoperola #ocaminhodaspedras #recursosderevista
36 2