PL 4750/2025

Tribunais superiores protocolam projeto de reajuste de servidores

Agora, a proposta será debatida na Câmara dos Deputados e no Senado Federal e, se aprovada, seguirá para sanção presidencial.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Flávio Santana, assessor-chefe de Articulação Parlamentar do STF, e Fernanda Azambuja, diretora-geral. Foto: STF

O projeto de lei que trata da recomposição parcial da remuneração dos servidores do Poder Judiciário da União (PJU) foi protocolado nesta quarta-feira (24) no Congresso Nacional. A partir de hoje, ele vai tramitar no Congresso Nacional sob o número PL 4750/2025.

A proposta, aprovada em agosto por unanimidade pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), foi encaminhada de forma conjunta pelo presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelos presidentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Superior Tribunal Militar (STM), do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

Resultado do compromisso institucional assumido pelo ministro Luís Roberto Barroso ao longo de sua gestão, o projeto visa atender à uma das principais pautas dos servidores. Segundo a diretora-geral do STF, Fernanda Azambuja, nos últimos dois anos, o ministro tem atuado de forma propositiva para garantir melhores condições de trabalho e valorização das carreiras do Judiciário.

“Cada etapa desse processo exigiu dedicação e intenso diálogo, tornando o resultado ainda mais gratificante. A entrega da proposta honra nosso trabalho e reafirma a valorização dos servidores do Judiciário”, diz Fernanda, servidora do Judiciário há mais de 30 anos. 

O texto altera a Lei 11.416/2006 e prevê uma recomposição a ser implementada em três parcelas cumulativas de 8%, com aplicação a partir de julho de 2026, 2027 e 2028. As parcelas incidirão sobre os vencimentos básicos dos cargos efetivos, dos cargos em comissão e das funções comissionadas.

Além disso, como parte do esforço contínuo de valorização da carreira, o STF também já apresentou o PL 3084/2025, que propõe alterações no Adicional de Qualificação (AQ). A medida estabelece uma base de cálculo única para ambos os cargos, desvinculando o valor do vencimento, o que representa mais um avanço importante para os servidores.

Essas iniciativas têm como objetivo mitigar a defasagem salarial acumulada nos últimos anos, fortalecer a atratividade das carreiras e garantir a permanência de profissionais qualificados no Poder Judiciário da União. Reforçam, ainda, o compromisso da instituição com a excelência na prestação jurisdicional e com a valorização de quem faz a Justiça acontecer todos os dias.

A iniciativa observa os limites de despesa com pessoal definidos pela Constituição e pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Agora, a proposta será debatida na Câmara dos Deputados e no Senado Federal e, se aprovada, seguirá para sanção presidencial.

Acessos: 2453

RETROSPECTIVA 2025 | SAÚDE 

2025 foi um ano de mais saúde na ANAJUSTRA Federal.
‌
A JUSaúde, que completa 24 anos de atuação, ampliou a presença nos tribunais e reforçou seu compromisso em oferecer planos de qualidade com o melhor custo possível para os associados.
‌
Neste ano, lançamos o plano SulAmérica no TRT3, com acesso exclusivo à rede Mater Dei, e a Select no TRT11, no Amazonas. O resultado desse trabalho integrado: mais de 23 mil simulações e 15 mil atendimentos, em um serviço cada vez mais personalizado — quase um concierge em saúde.
‌
Seguimos ao lado de operadoras sólidas para garantir segurança, qualidade e atendimento em todo o país.
‌
E 2026 já começa com novas entregas e mais saúde para você.
‌
#anafederal #jusaude #planodesaude #retrospectiva2025 #judiciariofederal
16 1
RETROSPECTIVA 2025 | AÇÕES

Foram 12 meses de trabalho intenso, decisões importantes e resultados concretos que fizeram a diferença na vida dos servidores do Judiciário Federal.

✔️ Mais de R$ 12 milhões pagos
✔️ 5 ações coletivas julgadas
✔️ Novas frentes de defesa abertas
✔️ Atuação contínua no CNJ, CJF e tribunais
✔️ E R$ 15 milhões previstos para 2026

Cada conquista reforça nosso compromisso com valorização, segurança jurídica e defesa permanente dos seus direitos.

Seguimos juntos — sempre.
#ANAJUSTRAFederal #Retrospectiva2025 #ServidorPúblico #JudiciárioFederal #DireitosDoServidor
21 0