Congresso Nacional reabre os trabalhos sob forte clima eleitoral e disputas políticas
Confira artigo do assessor parlamentar, Roberto Bucar.
O adiamento da votação reflete a falta de prioridade do Congresso para questões relacionadas ao serviço público.
O primeiro semestre de 2025 foi marcado por uma paralisia legislativa no Congresso Nacional. Na última semana antes do recesso parlamentar, os deputados correram para votar projetos que estavam em marcha lenta desde o início do ano. Entre eles, destaca-se o PL 2447/2022, que trata da criação da Polícia Judicial no Poder Judiciário da União.
O projeto, de autoria do Supremo Tribunal Federal (STF), já havia sido aprovado nas comissões de Administração e Serviço Público (CASP) e de Finanças e Tributação (CFT). Na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), o relator, deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), apresentou parecer favorável em abril de 2025. No entanto, a apreciação da matéria foi adiada para a sessão do dia 15 de julho, após inversão da ordem dos trabalhos na reunião anterior.
A proposta visa regulamentar a atuação da Polícia Judicial, instituindo cargos de agente e inspetor, além de permitir a acumulação da Gratificação de Atividade de Segurança (GAS) com funções comissionadas. Embora não implique aumento de despesa, já que os valores estão previstos nas propostas orçamentárias dos órgãos, ele representa uma mudança significativa na estrutura do Judiciário.
Entidades representativas têm manifestado preocupação com a tramitação do projeto. Elas alertam para a falta de transparência e para o risco de que a proposta seja aprovada sem a devida discussão com a sociedade e os servidores.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), tem afirmado que a reforma administrativa não afetará os direitos dos servidores atuais. No entanto, a criação de uma nova estrutura no Judiciário, sem a participação efetiva dos servidores na discussão, levanta dúvidas sobre o real compromisso com a valorização do funcionalismo público, ponto levantado por Motta em defesa da reforma.
O adiamento da votação do PL 2447/2022 para agosto reflete a falta de prioridade do Congresso para questões relacionadas ao serviço público. Enquanto isso, servidores e entidades continuam mobilizados, aguardando uma postura mais proativa e transparente por parte dos parlamentares.
AQ
Pouco antes do recesso, chegou à Câmara o projeto de lei (PL) 3084/2025, que fixa o valor de referência (VR) de 6,5% do valor integral do CJ1 para o Adicional de Qualificação, a fim de estabelecer “um modelo mais justo e tecnicamente adequado” para a concessão do benefício.
Além disso, a matéria inova ao permitir o acúmulo proporcional de titulações, certificações e ações de capacitação, com limites previamente definidos. O texto prevê também a incorporação do AQ à aposentadoria e pensão, desde que o título tenha sido obtido antes da inativação.
Ela ainda não tem regime de tramitação definido. No último dia 24, um pedido de urgência foi apresentado e, se aprovado, ele poderá levar o PL para votação pelo Plenário, acelerando o debate e a aprovação.

De olho em Brasília
Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar.
O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas.
Acessos: 3952
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.
Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.
Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.
A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.
Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)
📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).
#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.
O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.
Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!
anajustrabeneficios.com.br
#anajustrafederal #convenios #pju
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal
O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.
O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.
📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.
#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
📣 Apoie uma pauta de toda a categoria
Uma associada da ANAJUSTRA Federal, Marta Hungria Garcia (TRT3), é autora de uma ideia legislativa no Senado que propõe a regulamentação da data base dos servidores do PJU e do MPU, garantindo a revisão salarial anual prevista na Constituição.
A proposta já alcançou 16 mil apoios, mas precisa chegar a 20 mil até 29 de janeiro de 2026 para ser debatida no Congresso.
👉 Apoie você também
Comente "data-base" e receba o link para votar!
É rápido
Clique em “Apoiar”
Faça login com sua conta GOV.BR
Confirme seu voto
🗳️ O apoio é único e seguro.
Vamos juntos fortalecer essa pauta e dar voz à categoria 💪
#anajustrafederal #database #servidorespublicos
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?
Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.
Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.
Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙
#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
🩺✨ Nova parceria ANAJUSTRA Federal
Os associados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco e Rio Grande do Sul e do Distrito Federal agora contam com a MedSênior, operadora especializada no público 44+, com planos:
✔️ sem coparticipação
✔️ com carência zero*
✔️ rede própria e estrutura completa
✔️ foco em prevenção e qualidade de vida
Tudo isso com condições especiais de adesão e atendimento personalizado pela JUSaúde.
Comente JUSaúde e receba o link pra simular agora mesmo seu plano!
📲 Fale com um especialista da sua região pelo WhatsApp e conheça seu plano ideal.
*Preço referente à faixa etária de 44 a 48 anos do produto MedSênior Adesão Municipal ES – Enfermaria.
** Exceto para doenças e lesões pré-existentes. Promoção válida por tempo determinado. Adesões realizadas até 20/02/2026 possuem vigência para 01/03/2026.
#ANAJUSTRAFederal #JUSaúde #MedSênior