Como não cair em armadilhas emocionais
Antes de qualquer compra, certifique-se de controlar suas emoções e decisões.
José Carlos Dorte, consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, expõe drama do funcionalismo.
Um levantamento publicado pelo jornal Valor Econômico nesta semana acendeu mais uma vez o alerta sobre a crise financeira que atinge milhões de brasileiros: quase metade da população adulta está inadimplente. Segundo os dados, o Brasil registra atualmente cerca de 72 milhões de pessoas com contas em atraso, o equivalente a quase 45% da população adulta. Esse índice atinge recordes históricos e se mantém em patamares elevados desde 2023.

Entre os principais fatores apontados na matéria estão o alto custo de vida, a estagnação da renda e a facilidade de crédito com juros elevados, que acabam se tornando armadilhas para o consumidor. A matéria também mostra que o endividamento não é mais apenas uma questão de consumo impulsivo, mas está relacionado à tentativa de sobreviver: muitas famílias estão usando o crédito para pagar contas básicas.
Por trás destes números frios, há realidades dramáticas como as dos servidores públicos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec), aproximadamente 70% dos servidores públicos ativos no Brasil enfrentam algum tipo de endividamento.
Há anos o servidor do Judiciário não tem reajuste real das suas remunerações, enquanto tudo aumenta: conta de luz, água, telefone, colégio, mercado, combustível e remédios. A inflação acumulada e a ausência de políticas de recomposição salarial tem levado muitos servidores a uma situação crítica de desequilíbrio financeiro, sem margem para emergências e com dificuldade até para manter o básico.
O servidor não tem outra fonte de renda, e isso dificulta muito a vida. Além disso, a pressão no trabalho, a cobrança por produtividade e os problemas financeiros elevam os níveis de estresse e adoecimento mental.
O cenário traçado pelos números e pelos relatos revela mais do que uma crise pontual: expõe a fragilidade estrutural da renda média do trabalhador brasileiro, especialmente dos servidores públicos que enfrentam congelamento salarial há anos. O endividamento, portanto, não pode ser tratado apenas como irresponsabilidade individual, mas como consequência direta de políticas públicas ineficazes, inflação acumulada e ausência de suporte à saúde mental e financeira.
Medidas para enfrentar o problema
A Lei do Superendividamento foi criada para auxiliar consumidores, incluindo servidores públicos, a renegociar e pagar suas dívidas de forma mais justa. A legislação estabelece a obrigatoriedade de orientação e acompanhamento dos devedores por parte das instituições financeiras e órgãos de defesa do consumidor.
Além disso, mais do que nunca, é urgente discutir educação financeira, apoio psicológico e medidas concretas de valorização dos servidores. O Brasil não pode continuar ignorando que, enquanto a inadimplência sobe, cresce também o sofrimento silencioso de quem carrega o peso de manter os serviços públicos funcionando — muitas vezes à custa da própria saúde.
Acessos: 1363
RETROSPECTIVA 2025 | CULTURA
2025 foi um ano de mais cultura na ANAJUSTRA Federal.
A 6ª edição da nossa Live Sarau marcou o calendário: transmitida diretamente no YouTube pela primeira vez, reuniu cinco associados que vivem a arte em diferentes expressões.
No blog Espaço Cultural, 11 novos participantes compartilharam suas obras, histórias e processos criativos, fortalecendo esse espaço que existe desde 2008 para valorizar os talentos do Judiciário Federal.
Entre as produções divulgadas no ano, estiveram livros, canções, poesias, crônicas e reflexões de autores e artistas de diversos tribunais do país.
Seguimos ampliando o alcance da cultura dentro da Associação.
E 2026 já promete novas histórias e novos talentos para descobrir.
#anafederal #espacocultural #retrospectiva2025
2025 termina com cinco importantes decisões judiciais para os nossos associados e cada conquista reforça nosso compromisso com valorização da carreira e melhores remunerações!
Seguimos juntos — sempre.
#ANAJUSTRAFederal #Retrospectiva2025 #ServidorPúblico
RETROSPECTIVA 2025 | INSTITUCIONAL
💼 Presença que faz diferença.
Em 2025, a ANAJUSTRA Federal percorreu o país para estar onde o servidor está, em 12 estados, mais de 20 órgãos e mais de 50 eventos.
Foram encontros, escutas, homenagens e ações que aproximam, fortalecem e ampliam nossa atuação.
De norte a sul, seguimos lado a lado com quem constrói a Justiça todos os dias.
E em 2026, seguimos juntos, porque vem muito mais por aí.
#anajustrafederal #pju #servidorpublicofederal
8 de dezembro | DIA DA JUSTIÇA
Uma data para lembrar o valor de quem faz o direito acontecer todos os dias.
#anajustrafederal #pju #diadajustica
RETROSPECTIVA 2025 | CORRETORA
2025 foi um ano de mais proteção.
A ANAJUSTRA Corretora registrou mais de R$ 1 milhão em descontos para os associados, reforçando nosso compromisso com cuidado e proteção.
Os seguros auto, residencial e de vida garantiram reduções médias significativas, e quem contratou os três acumulou quase mil reais de economia no ano.
Seguimos trabalhando para oferecer mais tranquilidade, mais vantagens e mais segurança para você e sua família.
#anajustrafederal #corretora #anajustracorretora
📚✨ O Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Judiciário Federal está prestes a passar pela maior atualização em anos. Com o PL 3.084/2025 — cuja sanção deve ocorrer até 19/12 — o benefício será reformulado.
E para que você esteja pronto para aproveitar essa mudança, a ANAJUSTRA Federal já coloca à disposição diversas oportunidades de formação, com descontos expressivos e opções em todas as regiões do país.
🎓 O que você já encontra hoje no Clube de Vantagens:
Cerca de 100 convênios com instituições presenciais e on-line
Descontos de 10% a 70%
Graduação, segunda graduação, pós lato sensu, MBA, cursos técnicos e cursos livres
Capacitações com carga horária válida para o AQ (a partir de 120 horas)
💡 Por que isso importa?
O novo AQ será calculado com base em múltiplos do VR (6,5% da CJ-1), o que pode representar aumentos significativos nos valores recebidos por quem possui titulações ou certificações reconhecidas.
Ou seja: qualificar-se agora é garantir valorização profissional e impacto direto no seu contracheque.
👉 Comente “cursos” e receba o link para conferir as parcerias educacionais disponíveis e começar a planejar sua formação.
#novoaq #anajustrafederal #conveniosanajustra #clubedevantagens