Reforma da Previdência: Período de transição caiu pela metade

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, recebeu proposta das mãos do presidente da República, Jair Bolsonaro. Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados.

A Reforma da Previdência do governo foi apresentada nesta quarta-feira, 20/2, à Câmara dos Deputados na forma da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019. Ainda que não inclua mudanças para os militares, o projeto é extenso, como comenta o assessor parlamentar da ANAJUSTRA, Roberto Bucar. “É uma proposta muito abrangente, com várias alterações para a iniciativa privada e para a esfera pública. Vai exigir muito debate político e com a população”, explica.

Apesar de ter muitas semelhanças com a PEC 287/2016 – como a fixação da idade mínima em 62 anos para mulheres e 65 para homens – a nova reforma também traz inovações. Uma delas é a retirada de vários dispositivos que regem a previdência social do texto da Constituição, transformando-os em matéria regulada por lei complementar, que exige um rito mais simples para ser modificada. Além disso, o texto também corta quase pela metade o tempo de transição contido no anterior – cai de 21 para 12 anos.

LEIA TAMBÉM

Entenda a reforma da previdência e outras polêmicas do Congresso

MP da Funpresp aguarda apreciação no Senado

Briga política

Segundo estimativa da equipe econômica, todas as medidas devem cortar R$ 1 trilhão de gastos do orçamento público em dez anos. Entretanto, o caminho para a aprovação ainda é longo, como ressalta o assessor parlamentar. “Como já adiantamos, essa não será uma vitória fácil para o governo, por tudo que ela representa e também pelo momento político. Depois dos últimos acontecimentos [com o ex-ministro Gustavo Bebiano o PSL [partido do presidente deu uma boa rachada e isso vai ter um custo político”, comenta.

Para Bucar, a queda do Decreto 9.690 é um indício de que a articulação entre Executivo e Congresso não será tão simples. A norma havia sido editada pelo vice-presidente no fim de janeiro e alterava pontos da Lei de Acesso à Informação (LAI). Na última terça-feira, 19/2, a Câmara aprovou em plenário um projeto que revoga a ampliação do número de autoridades que podem impor caráter sigiloso a documentos públicos. Durante a votação, o PSL ficou isolado e os governistas chegaram a perder por 367 votos a 57.

Participe

É possível opinar sobre a PEC 6/2019 no portal da Câmara, aprovando ou reprovando a proposta e também deixando comentários sobre ela.

Acessos: 17

As discussões das PECs 24/06 e 555/06, que podem transformar o futuro das contribuições de aposentados e pensionistas, estão cada vez mais frequentes no Congresso. 

Enquanto isso, o fim da desoneração da folha de pagamento também promete mexer com a economia e o bolso de todos.

Quer saber como essas decisões afetam o seu futuro? 💸

➡️ Confira no nosso site o artigo completo e entenda o que está em jogo para os servidores públicos!

#PEC #Previdência #Economia #ServidorPúblico #Congresso #Desoneração #Artigo #ANAJUSTRAFederal
🥳🎉 Chegou o Mês do Servidor e, como já é tradição, vamos sortear prêmios para celebrar a data mais importante do ano pra gente.

Para concorrer, você só precisa ser um associado adimplente. Não há necessidade de inscrição ❤️

📱1 iPhone 15
☕1 cafeteira Nespresso,
📖 1 Kindle,
🥘 1 air fryer,
⌚1 apple watch,
📺 1 smart TV 50”,
👩🏽‍🏫2 Alexas
🤖 3 robôs aspirador 

E muitos mais!!

O sorteio será realizado no dia 24/10, durante a transmissão ao vivo da 5ª edição da Live Sarau, evento que reúne servidores artistas em uma grande festa virtual.

#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #mesdoservidor #showdepremios
Começou o Outubro Rosa🌷, campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama. Enquanto o mundo se colore e se ilumina na cor rosa, simbolizando o alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a ANAJUSTRA Federal e a JUSaúde estarão por aqui, para te lembrar: que tem peito, previne.

#outubrorosa #anajustrafederal #jusaude #pju
📢 Já viu?

A ANAJUSTRA Federal pediu ao STF um projeto de lei para a revisão anual das remunerações dos servidores do Judiciário!

O objetivo é repor as perdas salariais acumuladas pela inflação de 2003 a 2023. A Constituição garante essa revisão, mas a última foi em 2003, com apenas 1% de reajuste, resultando em uma perda de mais de 120% no poder de compra! 📉

A VPNI permanece congelada desde então, destacando a falta de correções adequadas. É hora de assegurar os direitos dos servidores e restaurar a dignidade salarial! 💪⚖️ 

#anajutrafederal #pju #servidores #rga #Justiça #DireitosDosServidores #DignidadeSalarial