DE OLHO EM BRASÍLIA

Congresso Nacional em suspenso: reajuste salarial e o jogo político

A ANAJUSTRA Federal vai acompanhar a tramitação do PL 4750/25, buscando garantir que a recomposição seja efetivada.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O primeiro semestre de 2025 foi marcado por uma letargia preocupante no Congresso Nacional. Projetos essenciais, que impactam diretamente a população, ficaram represados, aguardando difíceis acordos entre os presidentes da Câmara e do Senado, parlamentares e líderes partidários. A agenda legislativa foi tomada por disputas políticas, com foco nas eleições de 2026, deixando de lado pautas urgentes e necessárias.

Uma notícia que trouxe alguma esperança foi o envio, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), do Projeto de Lei nº 4750/2025, que propõe uma recomposição salarial de 25,97% para os servidores do Judiciário Federal. O reajuste seria implementado em três parcelas de 8% nos anos de 2026, 2027 e 2028. Embora representando um avanço, o percentual ainda está aquém das perdas acumuladas desde 2019, que chegam a 30%.

O projeto tramitará por três comissões temáticas: Comissão de Administração e Serviço Público (CASP), Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). A ANAJUSTRA Federal estará presente em todas as etapas da tramitação, buscando garantir que os direitos dos servidores sejam respeitados e que a recomposição salarial seja efetivada.

Entretanto, o cenário político atual levanta preocupações. A disputa eleitoral de 2026 já está em curso, e o Congresso, em vez de focar nas necessidades da população, está mais atento às articulações partidárias. Projetos de lei, medidas provisórias e propostas de emenda à Constituição de grande relevância permanecem represados, aguardando acordos políticos que parecem priorizar interesses eleitorais em detrimento do bem-estar da sociedade.

Neste contexto, é fundamental que os servidores públicos, especialmente os do Judiciário Federal, mantenham-se mobilizados e vigilantes. A recomposição salarial é uma conquista importante, mas não podemos permitir que ela seja utilizada como moeda de troca em jogos políticos. A ANAJUSTRA Federal continuará atuando firmemente para garantir que os direitos da categoria sejam respeitados e que o serviço público seja valorizado, independentemente das disputas partidárias.

De olho em Brasília 

Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar. 

O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas. 

Acessos: 857

🎉 O canal da ANAJUSTRA Federal no WhatsApp está prestes a completar 2 anos no dia 10 de outubro!

📲 Por lá, você recebe notícias, novidades, informações importantes sobre ações, convênios, planos de saúde, seguros e muito mais.

Já somos quase 2 mil seguidores conectados às novidades da associação.

👉 E você, já faz parte?

Entre agora mesmo e fique por dentro de tudo (link na bio).

#anajustrafederal #benefícios #informação #conexão
9 0
Economizar no dia a dia faz diferença no seu orçamento. É por isso que a ANAJUSTRA Federal está ampliando a rede de convênios regionais e você pode indicar empresas da sua cidade para fazer parte do Clube de Vantagens.

🏫 Escola, 🏋️ academia, 💊 farmácia, 🍽️ restaurante, 🚗 serviços… vale tudo! Nossa equipe negocia e transforma a sua sugestão em descontos reais para os associados.

📲 Como participar: Acesse o site do Clube de Vantagens e clique em sugira um parceiro ou envie um e-mail para beneficios@anajustrafederal.org.br.

💬 Conta pra gente: qual convênio você gostaria de ver na sua cidade?

#anajustrafederal #clubedevantagens #convênio #descontos #economia
9 1