Reforma trabalhista: relatório e votos são lidos na CAS

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.


Presidente da comissão, senadora Marta Suplici, ao lado do relator, senador Ricardo Ferraço. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado.

O senador Ricardo Ferraço (PSDB/ES) continua seguindo a estratégia proposta pela equipe do presidente Michel Temer para aprovar o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 38/2017, que promove a reforma trabalhista. Em sessão da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) desta terça-feira, 13/6, o parlamentar apresentou relatório favorável à aprovação integral do projeto rejeitando as mais de 200 emendas apresentadas por seus pares na comissão.

Ferraço sustentou que o projeto é uma saída para a crise de empregos na qual se encontra o Brasil atualmente. “Além de manter todos os direitos, nós estamos criando alternativas para que milhões de brasileiros possam fazer parte, com dignidade e decência, do mercado de trabalho que assegura direitos sociais e pecuniários a esses brasileiros que estão excluídos das representações e das corporações”, argumentou.

Votos em separado

Discordando veementemente das posições do relator, senadores oposicionistas apresentaram relatórios alternativos para a proposta. O chamado voto em separado é uma divergência pela qual outros parlamentares podem se guiar caso decidam pela rejeição do relatório oficial.

O primeiro a falar nesta terça foi o senador Paulo Paim (PT/RS) que recomendou a rejeição integral da proposta. “É tanta coisa que precisaríamos, no mínimo, para cada voto em separado, três ou quatro dias de leitura”, afirmou o senador sobre a quantidade de pontos que a proposta pretende alterar na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). “A legislação trabalhista de cunho mais protetivo é necessária para assegurar condições mínimas ao trabalhador”, argumentou Paim.

Randolfe Rodrigues (REDE/AP) foi o próximo a ocupar a tribuna. Ele também recomendou a recusa total do PLC. “Importante destacar que esse projeto, na origem, pretendia alterar apenas sete artigos da CLT e oito artigos da Lei 6019/1974. No entanto, na tramitação da proposta na Câmara dos Deputados o projeto foi submetido a apreciação em comissão especial cujo relator apresentou substitutivo e ampliou a abrangência da proposta inicial modificando cerca de cem artigos da CLT e 200 artigos das leis trabalhistas como um todo”, lembrou.

A possibilidade de gestantes e lactantes poderem trabalhar sob condições insalubres, prevista na proposta, foi lembrada no voto da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM). “O artigo 394A prevê a possibilidade de trabalho insalubre de gestantes e lactantes. Tão grave é que o próprio relator recomendou o veto e a alteração. São mulheres grávidas que estão gerando novas vidas, essas novas vidas podem sofrer um dano à saúde irreparável! Não é suficiente a solicitação para que o presidente vete”, salientou a senadora. Ela também votou pela reprovação total da proposta.

A senadora Lídice da Mata (PSB/BA) também analisou o mérito da proposta. A parlamentar enumerou os artigos que considera serem a retirada de direitos. “O PLC 38/2017 praticamente impede o acesso à justiça e encarece a ação para o trabalhador, limita a concessão do benefício da justiça gratuita, impõe pagamentos até mesmo para o beneficiário da justiça gratuita, amplia as hipóteses de prescrição dos direitos do trabalhador”, destacou entre outros pontos. O projeto também deve ser totalmente rejeitado na opinião da senadora.

Disputa

Os pareceres serão votados em uma semana na CAS, no dia 20/6. No dia seguinte o projeto segue para a Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJ) e, logo depois, para o Plenário do Senado.

Acessos: 0

Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.

Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.

Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.

Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.

Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.

Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎

#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
17 2
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”? 

Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?

Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔

Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.

Neste primeiro episódio, ele explica:

✔️ O que faz sentido pagar à vista

✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha

✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela

📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!

#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
28 10
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.

O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.

→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.

#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
16 1
2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.

Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.

Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!

📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br

#anajustra #viajar #seguroviagem
12 0
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
134 10
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
11 0