Encerrada etapa de audiências na comissão da reforma da Previdência

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Imagem: Luis Macedo/Agência Câmara

Com um debate bastante acirrado entre deputados da base aliada do governo e da oposição, encerrou-se na tarde desta quinta-feira, 30/3, a fase de audiências públicas na Comissão Especial da Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados. O próximo passo é a elaboração do parecer do relator, deputado Arthur Maia (PPS-BA), e a votação dele pelos membros da comissão para posterior encaminhamento ao plenário da Casa – com valor de sugestão.

O convidado ouvido foi o ministro da Fazenda, Henrique Meireles. Em defesa da posição do governo, o ministro apresentou diversos dados que, segundo ele, justificam a necessidade de aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287/2016. Um dos principais pontos de argumentação de Meireles é o impacto da Previdência nos gastos públicos, que equivale, segundo ele, a 13% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro – o que seria bastante superior ao praticado em outros países.

A idade mínima também foi bastante defendida para o ministro que sustentou que os trabalhadores de menor renda, via de regra, se aposentam por idade e não por tempo de contribuição. Essa modalidade estaria restrita aos servidores públicos e aos empregados do setor privado de maior renda e, por isso, seria um dos motores da desigualdade no Brasil. Outra questão colocada foi a de que o gasto com a previdência seria o responsável por manter as taxas de juros elevadas.

Todos os pontos defendidos pelo ministro, entretanto, foram duramente rebatidos por deputados da oposição – que questionaram, sobretudo, a ausência de apresentação dos dados utilizados pelo Executivo para gerar as séries históricas apresentadas, não só nos debates da comissão, como também em publicações e pronunciamentos em defesa da reforma.

A exemplo do que ocorreu em outras audiências, o que os deputados mais criticaram foi a abordagem da PEC – que trata exclusivamente do corte de gastos e não da melhora na arrecadação de receitas. “O senhor não falou sobre o peso do pagamento de juros, sobre a sonegação, sobre a dívida das empresas com a previdência…”, indagou a deputada Jandira Feghalli (PCdoB-RJ).

Redução dos gastos primários pode ter impacto negativo na economia

Ao longo do debate com o ministro Meireles, alguns dos parlamentares lembraram a opinião do ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Marcos Pochman, sobre o impacto negativo que a redução de auxílios previdenciários teria sobre a economia, especialmente em municípios pequenos cuja população decresce anualmente.

Pochman, que é professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), também foi ouvido pela comissão em audiência pública realizada nesta quarta-feira, 29/3. O convidado da ocasião ressaltou que a renda investida pelo governo no que chamou de “gastos sociais” (incluindo também assistência social e políticas de moradia, por exemplo) tem um efeito multiplicador nas economias locais. “Cada um real gasto em Previdência impacta em dois reais na economia local, isso é um estudo de quando ainda estávamos no IPEA”, ressaltou o professor.

Marcos Pochman, no canto direito da mesa.

Para ele, a proposta de reforma da previdência deixa uma lacuna sobre qual seria o projeto de país que se quer alcançar – uma vez que, se aprovada, agravaria ainda mais as desigualdades nacionais. A colocação foi corroborada na audiência com o ministro Meireles pelo deputado Alessandro Molon (REDE). 

“Uma reforma da previdência não deve mirar unicamente nos números, embora naturalmente o primeiro olhar de qualquer ministro da Fazenda sejam os números. É compreensível que esse seja o primeiro enfoque, mas ela não é só isso. Uma reforma da previdência é um projeto de país, de solidariedade social, do que fazer com as pessoas que não têm um mínimo para sobreviver. Isso é o benefício de prestação continuada”, enfatizou o deputado.

Manifestação popular

A vereadora Raquel Moraes, do município de Sapucaia do Sul (RS), esteve presente na audiência de quarta-feira para entregar ao presidente da comissão um abaixo assinado com três mil assinaturas contra a PEC 287 colhidas na cidade.

Acessos: 0

Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.

Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.

Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.

Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.

Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.

Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎

#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
17 2
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”? 

Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?

Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔

Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.

Neste primeiro episódio, ele explica:

✔️ O que faz sentido pagar à vista

✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha

✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela

📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!

#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
28 10
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.

O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.

→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.

#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
16 1
2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.

Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.

Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!

📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br

#anajustra #viajar #seguroviagem
12 0
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
134 10
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
11 0