Encerrada etapa de audiências na comissão da reforma da Previdência

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Imagem: Luis Macedo/Agência Câmara

Com um debate bastante acirrado entre deputados da base aliada do governo e da oposição, encerrou-se na tarde desta quinta-feira, 30/3, a fase de audiências públicas na Comissão Especial da Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados. O próximo passo é a elaboração do parecer do relator, deputado Arthur Maia (PPS-BA), e a votação dele pelos membros da comissão para posterior encaminhamento ao plenário da Casa – com valor de sugestão.

O convidado ouvido foi o ministro da Fazenda, Henrique Meireles. Em defesa da posição do governo, o ministro apresentou diversos dados que, segundo ele, justificam a necessidade de aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287/2016. Um dos principais pontos de argumentação de Meireles é o impacto da Previdência nos gastos públicos, que equivale, segundo ele, a 13% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro – o que seria bastante superior ao praticado em outros países.

A idade mínima também foi bastante defendida para o ministro que sustentou que os trabalhadores de menor renda, via de regra, se aposentam por idade e não por tempo de contribuição. Essa modalidade estaria restrita aos servidores públicos e aos empregados do setor privado de maior renda e, por isso, seria um dos motores da desigualdade no Brasil. Outra questão colocada foi a de que o gasto com a previdência seria o responsável por manter as taxas de juros elevadas.

Todos os pontos defendidos pelo ministro, entretanto, foram duramente rebatidos por deputados da oposição – que questionaram, sobretudo, a ausência de apresentação dos dados utilizados pelo Executivo para gerar as séries históricas apresentadas, não só nos debates da comissão, como também em publicações e pronunciamentos em defesa da reforma.

A exemplo do que ocorreu em outras audiências, o que os deputados mais criticaram foi a abordagem da PEC – que trata exclusivamente do corte de gastos e não da melhora na arrecadação de receitas. “O senhor não falou sobre o peso do pagamento de juros, sobre a sonegação, sobre a dívida das empresas com a previdência…”, indagou a deputada Jandira Feghalli (PCdoB-RJ).

Redução dos gastos primários pode ter impacto negativo na economia

Ao longo do debate com o ministro Meireles, alguns dos parlamentares lembraram a opinião do ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Marcos Pochman, sobre o impacto negativo que a redução de auxílios previdenciários teria sobre a economia, especialmente em municípios pequenos cuja população decresce anualmente.

Pochman, que é professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), também foi ouvido pela comissão em audiência pública realizada nesta quarta-feira, 29/3. O convidado da ocasião ressaltou que a renda investida pelo governo no que chamou de “gastos sociais” (incluindo também assistência social e políticas de moradia, por exemplo) tem um efeito multiplicador nas economias locais. “Cada um real gasto em Previdência impacta em dois reais na economia local, isso é um estudo de quando ainda estávamos no IPEA”, ressaltou o professor.

Marcos Pochman, no canto direito da mesa.

Para ele, a proposta de reforma da previdência deixa uma lacuna sobre qual seria o projeto de país que se quer alcançar – uma vez que, se aprovada, agravaria ainda mais as desigualdades nacionais. A colocação foi corroborada na audiência com o ministro Meireles pelo deputado Alessandro Molon (REDE). 

“Uma reforma da previdência não deve mirar unicamente nos números, embora naturalmente o primeiro olhar de qualquer ministro da Fazenda sejam os números. É compreensível que esse seja o primeiro enfoque, mas ela não é só isso. Uma reforma da previdência é um projeto de país, de solidariedade social, do que fazer com as pessoas que não têm um mínimo para sobreviver. Isso é o benefício de prestação continuada”, enfatizou o deputado.

Manifestação popular

A vereadora Raquel Moraes, do município de Sapucaia do Sul (RS), esteve presente na audiência de quarta-feira para entregar ao presidente da comissão um abaixo assinado com três mil assinaturas contra a PEC 287 colhidas na cidade.

Com a decisão final do STF no MS 39881, não há mais discussão sobre a absorção dos Quintos e esse desconto não deve mais ocorrer. É isso que a advogada Isadora Menezes explica neste trecho da entrevista que publicamos na íntegra no nosso site, YouTube e aqui no nosso feed.
‌
Se você ainda não assistiu ao vídeo, escolha seu canal favorito e fique por dentro da maior conquista judicial da ANAJUSTRA Federal nos últimos tempos!

#anajustrafederal #pju #quintos #servidorpublicofederal
57 7
Do estudo à pausa para o café, o Clube de Vantagens acompanha cada conquista. 📚☕💻

São descontos em tecnologia, moda, cursos e muito mais para você crescer sempre!

Descubra nossos parceiros.

#anajustrafederal #clubedevantagens #estudo #descontos
15 0
Como a decisão no MS 39881 se aplica aos aposentados?

Assista ao vídeo e fique por dentro dos seus direitos! 

Aproveita e compartilha com os colegas que tiveram as aposentadorias negadas pelo TCU.

#anajustrafederal #pju #quintos
74 8
Faltam 2 dias para a Live Sarau 2025!

Prepare-se para uma noite de arte, música, emoção, e muitos prêmios incríveis!

No dia 23/10, às 19h, a ANAJUSTRA Federal celebra o Mês do Servidor Público com uma transmissão ao vivo especial e sorteio exclusivo para quem estiver assistindo.

🎶 Apresentações:
Flávia Côrtes • Valdeck Almeida de Jesus • Marco Tulio Urach da Rosa • Marcos André • Adriana Silvia Ferraz

💝 Prêmios da live:
Gift card Zift, kit de chocolates Luckau e kit ANAJUSTRA Federal — além de concorrer também a moto elétrica, iPhone 16, smart TV, Kindle e muito mais no Show de Prêmios 2025!

📅 23/10 • 19h • ao vivo
👉 Anote aí e venha celebrar com a gente!

#liveanajustrafederal #sarauanajustra #mesdoservidor #anajustrafederal #servidorpúblico #showdeprêmios #sorteioanajustra #sarau2025
15 3
Sou associado da Justiça Federal. Tenho direito?

Assista ao vídeo e descubra como essa decisão alcança todos os associados da ANAJUSTRA Federal! 🙌 

#anajustrafederal #pju #anajustra #quintos
113 30
O Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal está presente até nos momentos mais especiais. 💐🍷✨

De flores a vinhos, de moda a hospedagem, aproveite os convênios que valorizam sua vida.

Confira os parceiros e se surpreenda!

#anajustrafederal #clubedevantagens #jantar #beneficios
16 1