Restrição de emendas a MPs abre discussão na Comissão de Orçamento

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O presidente da Comissão Mista de Orçamento, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), encomendou uma análise à Consultoria de Orçamento da Câmara para definir o papel dos parlamentares na apresentação de emendas às medidas provisórias que abrem crédito extraordinário. A iniciativa tem como objetivo encontrar solução para um problema que ficou evidente após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter decidido, em março, que as MPs precisam ser analisadas por uma comissão mista antes da votação no Plenário.

As MPs de crédito devem ser analisadas pela Comissão de Orçamento antes da votação no Plenário. O problema é que um dispositivo da norma que disciplina os trabalhos do colegiado (Resolução 1/06) impede deputados e senadores de apresentar emendas modificando a destinação dos recursos. Pela resolução, as emendas só podem ser direcionadas para cancelamento de dotação ou para o texto da norma editada. Remanejamentos são proibidos. As emendas que desrespeitam essa regra são inadmitidas – nem são analisadas.

Parlamentares de partidos da base aliada e da oposição consideram que essa regra é restritiva e deram início a um movimento para rever o dispositivo da Resolução 1/06. A crítica inicial partiu do coordenador da bancada do DEM na comissão, deputado Felipe Maia (RN). Emendas de remanejamento do partido às MPs 566/12 e 569/12 foram inadmitidas pelos relatores sob o argumento de que infringiam a resolução.

As duas MPs destinam a maior parte das verbas para o combate aos efeitos da seca no Nordeste. Os recursos (R$ 988,2 milhões, no total) foram alocados na rubrica “Nacional”, sem distinguir os valores que vão para cada estado afetado. O governo alega que isso é necessário porque, à época da edição das MPs, não possuía ainda informação completa sobre a situação de cada unidade federada. O dinheiro seria distribuído conforme a situação de cada um.

Mas o deputado Felipe Maia argumentou que a alocação em “Nacional” prejudica a transparência da execução orçamentária e não garante que um estado vai ser beneficiado. Para ele, os recursos deveriam ser carimbados. “Não há nada que garanta que o Rio Grande do Norte vai receber”, disse Maia, lembrando que o governo potiguar está nas mãos da oposição ao governo federal.

Ele chegou a apresentar duas contestações orçamentárias, recurso usado na comissão para rever decisões, para que as emendas do DEM fossem acolhidas ou apenas rejeitadas, o que daria margem para uma tentativa de incorporação na votação no Plenário da Câmara. “Não está claro ainda a competência dessa comissão”, afirmou maia, que teve apoio de outras deputados.

O deputado Paulo Pimenta indeferiu as contestações, sob o argumento de que a Resolução 1/06 impede o acolhimento de emendas de remanejamento para MPs. Mas reconheceu que o assunto precisa ser discutido, e por isso pediu uma análise da consultoria de orçamento. Pimenta afirmou que foi o próprio Congresso, ao aprovar a resolução, que reduziu as suas prerrogativas, mas que isso não impede que se busque um novo entendimento.

A solução legislativa é suprimir o dispositivo da resolução, por meio de projeto de resolução do Congresso, mas isso pode esbarrar em uma recusa do governo, que quer manter a liberdade de execução orçamentária. Outra saída é negociar com o Executivo uma maior clareza na destinação dos créditos extraordinários.

Esse assunto deverá voltar à discussão no colegiado durante a análise de mais duas MPs de crédito editadas pelo Executivo este mês (572 e 573). A segunda traz uma liberação recorde para o ano (R$ 6,8 bilhões).

abortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nyabortion clinics in greensboro nc during pregnancy abortion vacuum

Acessos: 0

💡 Você já usa o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal?

Se você é associado, o acesso é simples e rápido:
use o mesmo CPF e senha do site principal.

E tem mais: seus dependentes também podem aproveitar 💙
Na área restrita, é possível cadastrar cônjuge, filhos ou netos. Cada um recebe um link por e-mail para criar o próprio login.

São mais de mil convênios e serviços pensados para ajudar você a economizar no dia a dia.

👉 Acesse, cadastre e aproveite seus benefícios exclusivos.

#anajustrafederal #convenios #beneficios
19 3
Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.

Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.

Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.

Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.

Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.

Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎

#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
21 2
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”? 

Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?

Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔

Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.

Neste primeiro episódio, ele explica:

✔️ O que faz sentido pagar à vista

✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha

✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela

📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!

#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
38 10
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.

O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.

→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.

#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
17 1
2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.

Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.

Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!

📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br

#anajustra #viajar #seguroviagem
14 0
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
134 10