
Motta afirma que foco da reforma administrativa é modernizar o Estado
Segundo ele, a ideia é trazer novos parâmetros de eficiência aos servidores.
A Comissão Mista de Orçamento pode iniciar hoje a discussão e votação do parecer do senador Tião Viana (PT-AC) ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDOLei que define as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, dispõe sobre as alterações na legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. ) para 2011. A votação estava marcada para a semana passada, mas um impasse entre governo e oposição acabou adiando a análise do relatório para esta semana.
A principal divergência é relativa à possibilidade de as estatais não usarem mais as tabelas oficiais de preço (Sicro e Sinapi) em suas licitações. A permissão consta em um dispositivo incluído no texto pelo relator, a pedido da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI), do Ministério do Planejamento. Pela redação, serão obrigadas a seguir as tabelas oficiais somente os órgãos e entidades submetidos à Lei de Licitações (8.666/93).
Na prática, a medida beneficia diretamente a Petrobras, cujo regime de licitação é regulado pelo Decreto 2.745/98, e o Sistema S (como Sesc e Senai). As obras em aeroportos para Copa do Mundo de 2014 e os projetos para as Olimpíadas de 2016 também ficam desobrigadas de seguir o Sicro e a Sinapi, pois terão um regime licitatório próprio, previsto na Medida Provisória 489/10, em tramitação na Câmara.
Para a oposição, o parecer do senador coloca à margem da fiscalização um montante considerável de recursos. “Nós perderemos a capacidade de acompanhar e fiscalizar boa parte do orçamento da União. É bom lembrar que a Petrobras é que mais investe no país”, disse o deputado Rogério Marinho (RN), representante da liderança do PSDB na Comissão de Orçamento.
A expectativa da oposição é que o relator da LDO divulgue antes da reunião um adendo com mudanças na redação do dispositivo questionado. Desde que divulgou o parecer, Tião Viana já apresentou um adendo e duas erratas.
Investimentos
Outro ponto questionado pela oposição é a possibilidade de o Executivo realizar despesas com investimentos e obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em 2011 mesmo sem a aprovação de uma lei orçamentária. No ano passado, uma regra parecida chegou a ser aprovada na Comissão de Orçamento, mas acabou excluída da LDO de 2010 por pressão de partidos de oposição.
A reunião está marcada para as 19 horas no plenário 2.
Fonte: Agência Câmara
abortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nyabortion clinics in greensboro nc abortion clinics in the bronx abortion vacuumwhy did my husband cheat trailblz.com cheated on my husbandwhy did my boyfriend cheat link i had a dream that i cheated on my boyfriend
Acessos: 3
CALENDÁRIO 2026 👉 Conheça histórias reais de quem encontrou, no ambiente de trabalho, muito mais do que colegas: encontrou inspiração, amizade e parceria para a vida.
💬 Histórias que emocionam, inspiram e mostram como o ambiente profissional pode ser também um espaço de afeto, propósito e conexão.
⠀
Envie você também sua participação até 8/8, e tenha a chance de estampar nosso desejado calendário 2026!
👉 Comente “amizade” para receber o link da página especial e enviar sua história!
#ANAJUSTRAFederam #Amizadenotrabalho #ConexõesQueMarcam #calendario2026
📸 Teve cuidado, teve bem-estar e teve novidade boa na Semana Bem-Viver no TRT3! @trt_mg_oficial
Durante o evento promovido pela ANAJUSTRA Federal em parceria com a SulAmérica, os servidores aproveitaram serviços gratuitos como aferição de pressão, teste de glicose e massagem — com o apoio da @paguemenos — além de conhecer de perto o novo plano de saúde com cobertura nacional.
🏥 Quer um plano que atende no Mater Dei? A ANAJUSTRA Federal tem essa opção, com condições exclusivas para associados.
▶️ Confira o que disse quem passou por lá!
#anajustrafederal #materdei #hospitalmaterdei #sulamerica
📸 Cliques da Semana Bem Viver no TRT3 @trt_mg_oficial
A Semana Bem-Viver levou mais saúde, cuidado e informação aos servidores do TRT3!
Durante o evento, promovido pela ANAJUSTRA Federal com a SulAmérica, os associados puderam aferir a pressão, medir a glicose, curtir uma boa massagem (por meio da parceria com a @paguemenos) e conhecer os benefícios do novo plano de saúde com cobertura nacional.
🏥 É servidor do TRT3 e quer um plano que atende no Mater Dei? Fale com a gente. @redematerdei
#anajustrafederal #materdei #hospitalmaterdei #sulamerica
JUSAÚDE | EXAMES MÉDICOS
Repetir exames já realizados recentemente pode gerar custos desnecessários para o plano (e para você).
Sempre que for a uma nova consulta, leve consigo os resultados mais recentes. Essa atitude facilita o diagnóstico, otimiza o tempo do médico e evita exames desnecessários.
🔎 Consultas mais completas, diagnósticos mais precisos e economia para todos.
📁 Organize seus exames e colabore com a sustentabilidade do plano.
A JUSaúde, gestora de saúde da ANAJUSTRA Federal, reforça a importância do uso consciente para preservar o equilíbrio técnico-financeiro do contrato e manter condições justas para todos os associados.
#anajustrafederal #jusaúde #examesmedicos #planodesaude
Aquele momento em que um “oi” no corredor do fórum virou almoço junto, confidência, apoio em dia difícil e parceria pra vida.
Quem nunca fez uma amizade do nada?
👯♀️
Se você fez um amigo assim no Judiciário, se liga, que a campanha do calendário 2026 da ANAJUSTRA Federal já começou!
Participe acessando nosso hotsite e enviando a história desse laço que transcendeu o ambiente profissional e faz parte do seu dia a dia.
👉 Comente “amizade” e receba o link para enviar sua participação! #AmizadeVerdadeira
#LaçosQueFicam
#AmizadeNoTrabalho #anajustrafederal
A Reforma Administrativa voltou ao debate na Câmara com a criação de um grupo de trabalho que pretende apresentar um relatório até 14 de julho. Enquanto alguns defendem a modernização da máquina pública, outros veem riscos de precarização.
Quem defende a reforma diz que ela irá:
📌 Modernizar a gestão pública
📌 Reduzir burocracia
📌 Avaliar desempenho e premiar bons servidores
📌 Combater supersalários e distorções
📌 Rever vínculos excessivamente rígidos
No carrossel reunimos falas de representantes de diferentes setores que trazem alertas sobre pontos da proposta. Arraste para o lado para conferir e deixe nos comentários o que você pensa sobre o tema e o que vem sendo discutido pelo GT.
#ReformaAdministrativa
#ServiçoPúblico
#GestãoPública #anajustrafederal