Novos servidores são empossados
Dos empossados, dez assumem o cargo de técnico, na área administrativa, e…
O Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário vai ser integrado por variáveis e os indicadores que avaliem o desenvolvimento ambiental, econômico, social e cultural dos órgãos.
A gestão e a transparência dos resultados das ações voltadas à promoção da sustentabilidade nos órgãos do Poder Judiciário serão monitoradas na busca da melhor eficiência do gasto público. Para isso, o Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (DPJ/CNJ) vai elaborar o Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário. O documento será divulgado anualmente a partir de informações coletadas mês a mês e recebidas por meio do Plano de Logística Sustentável do Judiciário (PLS-JUD).
A decisão foi acolhida por unanimidade pelo Plenário do CNJ durante a 4.ª Sessão Virtual, encerrada em 26 de março. Relator do Processo 0000926-68.2024.2.00.0000, o conselheiro Giovanni Olsson destacou a necessidade de modernização das diretrizes previstas na Política de Sustentabilidade instituída pelo CNJ, em especial quanto à sua dimensão social.
Nesse sentido, ele considerou que a atuação estratégica dos órgãos do Poder Judiciário nas ações judiciais ambientais deve primar pela proteção da integridade ecológica do planeta para as gerações futuras. Para melhor elaboração do Plano de Logística Sustentável e do Plano de Ações que vão minuciar o Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário, foram aperfeiçoados os indicadores e variáveis previstos na Resolução CNJ n. 400/2021, que dispôs sobre a política de sustentabilidade no Poder Judiciário.
O novo texto, defendido pelo relator, aprimora a Resolução CNJ n. 433/2021. Esse ato normativo instituiu a Política Nacional do Poder Judiciário para o Meio Ambiente. Olsson enfatiza que o dispositivo possibilita aos órgãos “liberdade para definir os indicadores para os quais, considerando o seu plano estratégico e a sua realidade institucional, estabelecerão metas estratégicas para acompanhamento periódico, observados os temas mínimos instituídos no normativo”.
O conselheiro justificou que, “embora existam regulações em alguns tribunais detalhadas e até mesmo mais arrojadas em termos de metodologia e de parâmetros referenciais, elas não são replicáveis em nível nacional”. Assim, ele entende que os preceitos da Política de Sustentabilidade instituída pelo CNJ, “merecem ser aprimorados, em especial, no que se refere à necessidade de adaptação às outras dimensões insertas no conceito de sustentabilidade, como a dimensão social”, salienta em seu voto.
A medida se configura como mais uma iniciativa em prol do aprimoramento da gestão do Plano de Logística Sustentável no âmbito do Poder Judiciário, considerando as múltiplas dimensões existentes no conceito de sustentabilidade, bem como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) contemplados na Agenda 2030.
Maturidade
O Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário vai ser integrado por variáveis e os indicadores que avaliem o desenvolvimento ambiental, econômico, social e cultural dos órgãos do Poder Judiciário. Esse balanço é composto pelo Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS), que compreende a criação de um indicador capaz de avaliar o resultado combinado de várias dimensões distintas, de acordo com metodologia estabelecida pelo DPJ.
O CNJ vai disponibilizar, aos órgãos do Poder Judiciário, acesso ao PLS-Jud para prestarem as informações referentes aos seguintes indicadores: total de magistrados e servidores, uso de papel, copos descartáveis, água envasada em embalagem plástica, impressão, energia elétrica, água e esgoto, gestão de resíduos, reformas e construções, limpeza, vigilância, veículos, combustível, apoio ao serviço administrativo, aquisições e contratações, qualidade de vida e capacitação em sustentabilidade.
O conselheiro ainda ponderou que cada órgão se encontra em estágio de maturidade diferente sobre a temática da sustentabilidade. Porém, ele considerou que “isso não prejudica a prestação integral dos dados no sistema PLS-JUD para a composição do Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário e viabiliza a comparação dos resultados entre todos os órgãos do Poder Judiciário”, defendeu.
Acessos: 178
Tudo começa com um bom plano. 💡
A Agenda ANAJUSTRA Federal 2026 traz ferramentas para visualizar o ano inteiro, registrar metas e acompanhar hábitos.
Com o apoio da Financeira BRB, cada associado recebe em casa esse instrumento de planejamento e motivação para o novo ano.
#agenda2026 #financeirabrb #planejamento #hábitos #organização #soumaisjustiça
🖤 Black Friday no Clube de Vantagens
Novembro chegou com descontos imperdíveis para quem é associado da ANAJUSTRA Federal! 🎉
Tem 35% OFF na Domino’s, até 75% na Mash, R$80 de desconto na Evino, 50% em uma mensalidade da Localiza Meoo, 20% no kit Seara, vantagens em educação, tecnologia e muito mais. 💳✨
Aproveite para garantir seus presentes, planejar o novo ano e economizar com as ofertas exclusivas disponíveis no Clube de Vantagens.
👉 Acesse o link na bio e confira todas as oportunidades.
#anajustrafederal #clubedevantagens #blackfriday #ofertasexclusivas #beneficios #descontos #associadoanajustra #blacknovember #vantagens
💪🏽 Somos a maior entidade representativa de servidores do Judiciário Federal.
Ao longo dos anos, a ANAJUSTRA Federal cresceu, consolidou-se e se tornou a maior entidade representativa dos servidores do Judiciário Federal. Isso não aconteceu por acaso, mas sim com dedicação, trabalho e benefícios exclusivos que fazem a diferença no seu dia a dia.
ANAJUSTRA Federal
Maior e mais forte, com você!
Ainda não é associado? Filie-se agora e faça parte!
#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju #servidorpublico
📍Plantão Tira-dúvidas em Manaus
Associados do TRT11 já estão conferindo de perto os novos planos de saúde da ANAJUSTRA Federal em parceria com a Select. 💙
Confira alguns registros do plantão realizado no Fórum Trabalhista Ministro Mozart Victor Russomano e saiba mais sobre as condições especiais de adesão no site da entidade.
#anajustrafederal #planodesaúde #trt11 #manaus #servidorpúblico #select
Planejar o ano é também cuidar das suas finanças. 💰
Com o empréstimo consignado da Financeira BRB, servidor do Judiciário Federal tem condições diferenciadas e atendimento personalizado.
E é com o apoio da Financeira BRB que a ANAJUSTRA Federal entrega todos os anos a agenda e o calendário, para inspirar organização, tranquilidade e equilíbrio em cada associado. 💚
#financeirabrb #anajustrafederal #planejamento #finanças #empréstimoconsignado #soumaisjustiça
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça, 4/11, os projetos que tratam do reajuste salarial e da reestruturação do Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. ⚖️
Os textos, de autoria do Supremo Tribunal Federal (STF), seguem agora para o Senado.
A aprovação é um avanço importante na valorização dos servidores que fazem a Justiça acontecer todos os dias e a ANAJUSTRA Federal seguirá acompanhando a tramitação das propostas.
#ANAJUSTRAFederal #Valorização #JudiciárioFederal #ServidoresDaJustiça #AQ #Reajuste #CongressoNacional