Presidentes do STF e dos tribunais superiores se reúnem
Encontro tratou de inteligência artificial, segurança cibernética e…

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, disse, nesta sexta-feira (12), que é preciso construir um conhecimento criativo e aprender com as experiências dos diferentes países em relação ao acesso e à proteção dos direitos fundamentais das pessoas, para garantir que eles não sejam diminuídos no enfrentamento da pandemia. Na abertura do “I Webinar STF-Universidade de Münster: Covid-19 e seus impactos nos direitos fundamentais”, Fux apontou que o evento é o primeiro passo da parceria entre o STF e a universidade alemã, fundada em 1780.
A parceria foi materializada pelo acordo de cooperação assinado entre as instituições. Segundo o presidente do STF, o documento representa o aprofundamento do interesse do Supremo no desenvolvimento de pesquisas científicas inovadoras, na construção e na difusão do diálogo acadêmico e do conhecimento. Outro objetivo é o de melhorar a internacionalização do Tribunal, na medida em que pesquisadores e servidores de ambos os lados poderão ter contato com a realidade e o ambiente cotidiano das duas instituições.
Estabilização de conflitos
O ministro Gilmar Mendes, que cursou mestrado e doutorado na universidade, destacou que o Supremo desenvolveu uma jurisprudência sólida referente ao combate à pandemia, capaz de estabilizar os conflitos sociais intensos nesse período. “Nos últimos 18 meses, se não fosse a ação do STF, o número de mortes seria muito superior aos dos escandalosos 610 mil”, disse.
O decano do STF observou que a Corte recebeu quase 10 mil processos relacionados à pandemia e proferiu cerca de 13 mil decisões. “Esses dados mostram que o STF tem sido ativo e vigilante no combate à pandemia, exercendo o controle judicial das medidas administrativas em meio à polarização política”, frisou.
Assunto principal
O diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Münster, Matthias Casper, lembrou que o mundo está perto do segundo aniversário do início do surto da covid-19 em Wuhan, na China. “O Brasil foi mais afetado que a Alemanha, mas a pandemia ainda é o assunto principal na Alemanha”, ressaltou. Segundo o reitor, o intercâmbio com o STF é o único da instituição com uma corte constitucional.
Abalos
No primeiro painel do webinar, a professora Vera Karam de Chueiri, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), salientou que a pandemia teve maior impacto nos grupos mais vulneráveis. Na sua avaliação, as consequências vão perdurar, e os direitos humanos podem sofrer abalos secundários. “É hora da solidariedade e da cooperação entre todos os níveis”, defendeu.
Já Niels Petersen, docente da universidade alemã, avaliou que um dos desafios dos governos durante a pandemia é a tensão entre a proteção da saúde e as liberdades individuais. Ele também abordou os limites dos governos no combate à desinformação. “Como distinguir informações valiosas da desinformação?”, questionou.
Liberdades
No segundo painel, Oliver Lepsius, professor da Universidade de Münster, relatou que os tribunais alemães aceitaram restrições impostas durante a pandemia, sem considerar que violavam os direitos fundamentai Nucleo Digital s. As exceções foram o restabelecimento das liberdades religiosa e de reunião e as decisões judiciais que permitiram que alguns donos de lojas reabrissem seus estabelecimentos por terem sido tratados de forma desigual.
Também docente da universidade alemã, Ingo Wolfgang Sarlet assinalou que as restrições aos direitos fundamentais durante a pandemia na Alemanha foram mais severas do que as previstas nos estados de exceção e de emergência naquele país.
Confira a íntegra do evento.
Acessos: 107
Até 60% OFF. Mas você sabe qual desconto corresponde a cada categoria? 👀
Teste seus conhecimentos no carrossel e salve o gabarito para consultar antes da próxima compra.
Com a ANAJUSTRA Federal, conhecer seus benefícios também pode fazer diferença no bolso. 💙
💚 Brasília também teve uma tarde especial de cuidado, bem-estar e conexão! 😍
A ANAJUSTRA Federal esteve no TRT-10, levando aos servidores a oportunidade de conhecer melhor os benefícios da associação, esclarecer dúvidas e ficar por dentro de todas as vantagens de fazer parte da nossa entidade!
E não faltou cuidado com a saúde! 💊 A @raiaoficial marcou presença com serviços de bioimpedância e aferição de pressão e glicemia. E, para completar essa tarde de cuidados, tivemos exames de acuidade visual com a Via Oftalmocenter, além de limpeza de pele oferecida por nossos parceiros! ✨
🏋️ A @totalpass também marcou presença, apresentando um universo de possibilidades para quem quer incluir mais atividade física, saúde e qualidade de vida na rotina!
Foi uma tarde de boas conversas, troca de experiências e muita informação!
E tem mais! 😍 Na sexta-feira, das 14h às 17h, estaremos novamente na sede do TRT-10! Mais uma oportunidade para aproveitar essa programação especial!
Nosso carinho e agradecimento a todos os servidores que passaram por lá! 💚 Esperamos vocês novamente!
#ANAJUSTRAFederal #TRT10 #SemanaDoServidor #MaisDireitosMaisVantagens
Temos um encontro marcado com você! 💙
Dia 28 de outubro, às 19h, a ANAJUSTRA Federal realiza a live “Servidores em movimento”, com histórias que inspiram, dicas práticas para o dia a dia e sorteio de 50 prêmios.
Reserve esse horário e venha celebrar com a gente no nosso canal do YouTube!
#anajustrafederal #diadoservidor #servidoresemmovimento
💚 Teve encontro, cuidado com a saúde, novidades e muita troca no TRT de Campinas! 😍
Muita gente passou por lá para conversar com nossa equipe, conhecer os benefícios da associação e aproveitar os serviços oferecidos pela @raiaoficial. 💊
E teve novidade para quem quer colocar mais movimento na rotina! 🏋️ Os participantes também puderam conhecer melhor a @totalpass, nosso convênio que amplia as possibilidades de cuidar da saúde e do bem-estar com muitas vantagens e descontos!
Foi muito bom encontrar vocês!
Obrigado a cada servidor que fez parte desse dia especial. Que venham mais dois dias! 💚
#ANAJUSTRAFederal #TRT15 #SemanaDoServidor #MaisDireitosMaisVantagens
Viva Manaus, a maior metrópole do Norte do Brasil, terra de cultura que mistura ancestralidade e modernidade. Do ciclo da borracha à Zona Franca que olha para o futuro, viva a Paris dos Trópicos, que hoje celebra 357 anos.
📍Em Manaus, a ANAJUSTRA Federal tem orgulho de representar os servidores da Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral, Justiça Militar e Justiça Federal.
@trt11oficial
@treamazonas
@jfam.oficial
E tem vantagem para aproveitar! São mais de 60 parcerias com descontos reais no estado.
💊 Só na @drogasiloficial e @raiaoficial, associados têm até 60% de desconto em medicamentos.
🏋️♀️ E @TotalPass, com isenção da taxa administrativa*, para o associado e mais 5 dependentes.**
E tem muito mais: plano de saúde, crédito consignado e seguros auto, residencial, vida, bike, celular e funeral, com condições especiais para associados e seus dependentes.
Aproveite! Acesse nosso site e descubra todos os benefícios de ser associado à ANAJUSTRA Federal.
#anajustrafederal #goiania #goias
*Condição válida até 31/12/26. A partir de 1º/01/27 é necessário pagar R$ 49,90/ano para ter acesso ao benefício.
**A partir de 1º/01/27, associados só poderão cadastrar 4 dependentes na plataforma, entre familiares e amigos a partir de 16 anos.
Viva a capital de Goiás, a querida Goiânia, que hoje celebra 93 anos! Terra de gente alegre e hospitaleira, sabores do cerrado e muitas oportunidades. Cidade do céu bonito por onde se olha, que recebe de braços abertos todo mundo que vem chegando. Como não amar?
📍Em Goiânia, a ANAJUSTRA Federal tem orgulho de representar os servidores da Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral, Justiça Militar e Justiça Federal.
@trtgoias
@tregoias
@jfgoias.oficial
E tem vantagem para aproveitar! São mais de 90 parcerias com descontos reais no estado.
💊 Só na @drogasiloficial e @raiaoficial, associados têm até 60% de desconto em medicamentos.
🏋️♀️ E @TotalPass, com isenção da taxa administrativa*, para o associado e mais 5 dependentes.**
E tem muito mais: plano de saúde, crédito consignado e seguros auto, residencial, vida, bike, celular e funeral, com condições especiais para associados e seus dependentes.
Aproveite! Acesse nosso site e descubra todos os benefícios de ser associado à ANAJUSTRA Federal.
#anajustrafederal #goiania #goias
*Condição válida até 31/12/26. A partir de 1º/01/27 é necessário pagar R$ 49,90/ano para ter acesso ao benefício.
**A partir de 1º/01/27, associados só poderão cadastrar 4 dependentes na plataforma, entre familiares e amigos a partir de 16 anos.