DESAFIOS DO JUDICIÁRIO

Presidentes do STF e dos tribunais superiores se reúnem

Encontro tratou de inteligência artificial, segurança cibernética e questões previdenciárias.

Foto: Alejandro Zambrana/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, reuniu-se, nesta terça-feira (22), com os presidentes dos tribunais superiores para tratar de temas de interesse comum do Poder Judiciário. Entre os assuntos discutidos estiveram o uso de inteligência artificial (IA), a segurança cibernética e questões relacionadas à justiça previdenciária.

Participaram da reunião o ministro Nunes Marques, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luis Felipe Salomão, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a ministra Maria Elizabeth Rocha, presidente do Superior Tribunal Militar (STM), e o ministro Vieira de Mello Filho, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Na área de inteligência artificial, os participantes falaram da adoção de padrões mínimos comuns entre os tribunais, incluindo regras para utilização e manejo das ferramentas de IA. A segurança cibernética também esteve na pauta, com a discussão de medidas para ampliar a proteção dos sistemas e bancos de dados do Judiciário.

Outro tema foi o elevado estoque de ações previdenciárias, especialmente na Justiça Federal. Os presidentes trataram de alternativas para enfrentar esse gargalo.

Acessos: 313

Você move a Justiça. A ANAJUSTRA Federal se move por você! 💙

🎁 No Mês do Servidor, são 50 prêmios, e todo associado com a mensalidade em dia concorre!

Quer uma chance extra? Baixe o app da ANAJUSTRA Federal e faça login até 28/10 para garantir um número da sorte adicional. Já tem o app e fez login? Sua chance extra também está garantida! 🍀

📅 Anote: 28/10, às 19h, no nosso YouTube, com retransmissão pelo Instagram. Esperamos você para uma live com histórias que inspiram e o nosso tradicional sorteio!

#anajustrafederal #mêsdoservidor
29 2
Você movimenta processos, atende, analisa e resolve desafios. No Dia do Servidor, reserve um tempo para você. 💙

Em 28 de outubro, a ANAJUSTRA Federal reúne histórias de associados que inspiram, convidados especiais, saúde, bem-estar e o sorteio de 50 prêmios!

📅 Anote na agenda e acompanhe a live pelo nosso Instagram ou YouTube.
10 0
Sua próxima formação pode começar com uma vantagem especial! 📚 @faculdadeunyleya 

A Unyleya, parceira do Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal, oferece graduação com a primeira mensalidade por R$ 69,90 e até 58% de desconto nas demais. Na pós-graduação EAD, as bolsas chegam a 77%, conforme o curso e a forma de pagamento.

Acesse anajustrabeneficios.com.br, procure pela Unyleya e confira na página da parceria como aproveitar!

Condições válidas para novas matrículas até 31/10/2026. 
Consulte cursos elegíveis e regras da oferta.

#anajustrafederal #clubedevantagens #unyleya
8 1
A história da Justiça Federal também é feita de pessoas: servidores que dedicam conhecimento, trabalho e compromisso ao atendimento da sociedade e à garantia de direitos.

Neste 11 de outubro, a ANAJUSTRA Federal celebra os 136 anos da instituição e homenageia os profissionais que ajudam a construir essa trajetória todos os dias.

#anajustrafederal #justiçafederal #servidores
50 0
O evento terminou, mas a nossa proximidade com os associados continua. 💙

Encerramos esta série de depoimentos com a associada Viviane Almeida Pinheiro Chaves, que conversou com a gente durante a Semana da Saúde do Servidor do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

@tstjus 

Realizado de 6 a 8 de outubro, o evento foi uma oportunidade de ouvir os servidores, esclarecer dúvidas e fortalecer os vínculos com quem faz parte da ANAJUSTRA Federal.

Dê o play e confira!

#anajustrafederal #tst #semanadasaúde
20 3