Aplicativo com tradução para Libras é disponibilizado no site do TRT11

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Ao selecionar um texto, o aplicativo VLibras traduz do português para a língua de sinais, em tempo real. Crédito da foto: TRT11.

Tornar o uso do computador acessível para as pessoas com deficiência auditiva é o resultado da implantação do software livre VLibras no site do TRT11, com sede em Manaus, no Amazonas. Ler, escrever e se comunicar é um desafio para quem não pode utilizar a língua oral e por meio do aplicativo é possível selecionar um texto no site do Tribunal e receber a tradução, em tempo real, na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O aplicativo pode ser baixado livremente para computadores, tablets, smartphones e outros dispositivos digitais. Fazendo o download da ferramenta, o programa é instalado automaticamente como uma extensão dos navegadores Chrome, Firefox e Safari. Após a instalação, o usuário deve selecionar o texto a se traduzir, clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Traduzir … para Libras”. 

A ferramenta irá funcionar para qualquer site acessado. Entre as facilidades do aplicativo, destaca-se o controle de velocidade da leitura, o tamanho da tela e a opção de legenda para o texto traduzido. No site do Regional, o ícone de acessibilidade encontra-se na parte superior direita, no ícone azul com duas mãos.

No TRT11, além da ferramenta de acessibilidade já disponibilizada no portal, os servidores são capacitados anualmente em aulas presenciais de Libras e com o conteúdo direcionado às necessidades da Justiça do Trabalho, em especial para atendimento ao público e esclarecimento de fases e informações processuais.

Sobre a Língua de Sinais

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é utilizada por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e entre surdos e ouvintes. A legislação brasileira reconhece Libras como língua oficial do país (Lei 10.436/2002), juntamente com o português. A maioria dos surdos não possui um entendimento claro do português escrito. É como alguém que aprende outra língua, mas não tem a oportunidade de praticá-la falando e ouvindo.

No Brasil, aproximadamente 30% dos surdos brasileiros não sabe ler português, 70% sabem ler português mas não têm entendimento claro da língua, pois são alfabetizados em Libras. E também existem alguns surdos que aprenderam a falar através das vibrações vocais e entender o que falamos através da leitura labial, são chamados os oralizados.

A legislação brasileira para acessibilidade de deficientes, umas das mais avançadas do mundo, determina que os órgãos da administração pública, as empresas prestadoras de serviços públicos e as instituições financeiras deverão dispensar atendimento prioritário em Libras para o deficiente auditivo (Decreto 5.296/2004).

Acesse o site do aplicativo para mais informações.

*Com informações do TRT11

Acessos: 0

🎬 “Minha história com os Quintos” é o retrato da luta e da conquista de milhares de servidores que contaram com o apoio da ANAJUSTRA Federal em cada etapa dessa jornada.

💪 Foram anos de incertezas, idas e vindas nas decisões, mas também de união, persistência e vitórias.

Hoje, com o reconhecimento do MS 39.881 no STF, o direito aos Quintos está reafirmado — garantindo tranquilidade e justiça para quem sempre dedicou sua vida ao serviço público.

📜 Justiça feita.
💙 Quintos garantidos.
👩‍⚖️ Servidor valorizado.

#ANAJUSTRAFederal #Quintos #MS dosQuintos #VitóriaDosServidores #STF #Justiça #DireitoGarantido #ServidorPúblico
360 29
Você sabia que pode escolher como e sobre o que quer receber as mensagens da ANAJUSTRA Federal? 💚
Com poucos cliques, é possível configurar suas preferências de comunicação e selecionar os temas de maior interesse, direto na área restrita do site.

👉 Acesse anajustrafederal.org.br e faça login com seu CPF e senha de associado.
No menu, clique em “dados pessoais” → “preferências de comunicação”.

Lá, você escolhe se quer receber nossos comunicados por e-mail, WhatsApp ou SMS — uma, duas ou todas as opções — e garante que nenhuma novidade fique de fora.

Entre os temas disponíveis estão:
⚖️ Ações jurídicas
🏥 Saúde e rede conveniada
📬 Boletim semanal
💼 ANAJUSTRA Corretora
... e outros assuntos de interesse do associado.

💡 Atualize suas preferências e mantenha-se informado da forma que preferir!

#anajustrafederal #preferenciasdecomunicacao #associadoanajustra #pju #judiciariofederal
12 0