Facebook se torna canal de comunicação entre Tribunais e público externo

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Páginas oficiais na rede social transmitem sessões ao vivo, esclarecem dúvidas em relação ao funcionamento da JT e descomplicam linguagem jurídica. Crédito da foto: TRT23.

Os Tribunais da 4ª, 23ª e 24ª Região têm se destacado na rede social Facebook, por meio das páginas oficiais que ganham mais curtidas e seguidores a cada dia. Entre as iniciativas colocadas em prática está a série do TRT-RS, “Simplificando a Justiça”, que facilita a compreensão da linguagem jurídica pelo público externo.

Com duas postagens por semana, a série publicada na página do Facebook descomplica alguns termos encontrados nos processos disponíveis para consulta on-line, entre eles, “reclamatória trabalhista”. Os responsáveis pela “tradução” dos termos são três servidores: Vera Agrello e Rodrigo Lazaro, da Secretaria-Geral da Presidência, e Lara Martins, do Memorial da JT gaúcha. 

“Compreender como funciona o serviço público é um exercício de cidadania. O Direito tradicionalmente utiliza expressões técnicas cujo significado não é de domínio do público leigo, justamente o usuário do serviço. Vamos tentar, pelas redes sociais, mudar um pouco esta realidade”, explica a presidente do TRT4, desembargadora Beatriz Renck.

Humor e interação

Com mais de 11 mil fãs, a página do TRT23 é a quarta com mais curtidas entre todos os Regionais e se destaca pela linguagem leve e divertida dos posts. Apesar de existir desde 2012, a fanpage começou a se destacar em 2015, após passar por ajustes em sua linha editorial. Os posts utilizam signos atuais e próprios da cultura pop para alcançar o maior número de pessoas conectadas à internet, sempre com qualidade visual e gráfica.

Além de publicar conteúdos sobre ações institucionais e decisões da Justiça do Trabalho no estado, o perfil é um canal de disseminação de conceitos jurídicos-trabalhistas, abordando temas ligados aos direitos e deveres de trabalhadores e empregadores. A perspectiva é sempre levar informação e orientação ao maior número de pessoas.

Conforme destaca o coordenador de Comunicação Social do TRT-MT, Nelson Ferraz, a manutenção da fanpage ocorre sintonizada com a própria missão institucional do Tribunal e visa aproximar ainda mais o órgão da sociedade. “Essas ações são fruto de um planejamento que se utiliza dessas ferramentas para aumentar nossa interatividade e atingir de forma mais eficiente e eficaz o cidadão, razão da existência da Justiça do Trabalho”, destaca.

Sessões ao vivo

Em Mato Grosso do Sul, as sessões de julgamentos da Primeira e Segunda Turma podem ser acompanhadas, em tempo real, pela página do TRT24 no Facebook. Por lá também é possível acessar as notícias publicadas no site do Tribunal, além de agendar as datas das sessões. Para quem não puder acompanhar a transmissão na hora, os vídeos ficam disponíveis na rede social para futuras visualizações.

*Com informações dos TRTs 4, 23 e 24.

Acessos: 0

🎬 “Minha história com os Quintos” é o retrato da luta e da conquista de milhares de servidores que contaram com o apoio da ANAJUSTRA Federal em cada etapa dessa jornada.

💪 Foram anos de incertezas, idas e vindas nas decisões, mas também de união, persistência e vitórias.

Hoje, com o reconhecimento do MS 39.881 no STF, o direito aos Quintos está reafirmado — garantindo tranquilidade e justiça para quem sempre dedicou sua vida ao serviço público.

📜 Justiça feita.
💙 Quintos garantidos.
👩‍⚖️ Servidor valorizado.

#ANAJUSTRAFederal #Quintos #MS dosQuintos #VitóriaDosServidores #STF #Justiça #DireitoGarantido #ServidorPúblico
368 30
Você sabia que pode escolher como e sobre o que quer receber as mensagens da ANAJUSTRA Federal? 💚
Com poucos cliques, é possível configurar suas preferências de comunicação e selecionar os temas de maior interesse, direto na área restrita do site.

👉 Acesse anajustrafederal.org.br e faça login com seu CPF e senha de associado.
No menu, clique em “dados pessoais” → “preferências de comunicação”.

Lá, você escolhe se quer receber nossos comunicados por e-mail, WhatsApp ou SMS — uma, duas ou todas as opções — e garante que nenhuma novidade fique de fora.

Entre os temas disponíveis estão:
⚖️ Ações jurídicas
🏥 Saúde e rede conveniada
📬 Boletim semanal
💼 ANAJUSTRA Corretora
... e outros assuntos de interesse do associado.

💡 Atualize suas preferências e mantenha-se informado da forma que preferir!

#anajustrafederal #preferenciasdecomunicacao #associadoanajustra #pju #judiciariofederal
12 0