Facebook se torna canal de comunicação entre Tribunais e público externo

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Páginas oficiais na rede social transmitem sessões ao vivo, esclarecem dúvidas em relação ao funcionamento da JT e descomplicam linguagem jurídica. Crédito da foto: TRT23.

Os Tribunais da 4ª, 23ª e 24ª Região têm se destacado na rede social Facebook, por meio das páginas oficiais que ganham mais curtidas e seguidores a cada dia. Entre as iniciativas colocadas em prática está a série do TRT-RS, “Simplificando a Justiça”, que facilita a compreensão da linguagem jurídica pelo público externo.

Com duas postagens por semana, a série publicada na página do Facebook descomplica alguns termos encontrados nos processos disponíveis para consulta on-line, entre eles, “reclamatória trabalhista”. Os responsáveis pela “tradução” dos termos são três servidores: Vera Agrello e Rodrigo Lazaro, da Secretaria-Geral da Presidência, e Lara Martins, do Memorial da JT gaúcha. 

“Compreender como funciona o serviço público é um exercício de cidadania. O Direito tradicionalmente utiliza expressões técnicas cujo significado não é de domínio do público leigo, justamente o usuário do serviço. Vamos tentar, pelas redes sociais, mudar um pouco esta realidade”, explica a presidente do TRT4, desembargadora Beatriz Renck.

Humor e interação

Com mais de 11 mil fãs, a página do TRT23 é a quarta com mais curtidas entre todos os Regionais e se destaca pela linguagem leve e divertida dos posts. Apesar de existir desde 2012, a fanpage começou a se destacar em 2015, após passar por ajustes em sua linha editorial. Os posts utilizam signos atuais e próprios da cultura pop para alcançar o maior número de pessoas conectadas à internet, sempre com qualidade visual e gráfica.

Além de publicar conteúdos sobre ações institucionais e decisões da Justiça do Trabalho no estado, o perfil é um canal de disseminação de conceitos jurídicos-trabalhistas, abordando temas ligados aos direitos e deveres de trabalhadores e empregadores. A perspectiva é sempre levar informação e orientação ao maior número de pessoas.

Conforme destaca o coordenador de Comunicação Social do TRT-MT, Nelson Ferraz, a manutenção da fanpage ocorre sintonizada com a própria missão institucional do Tribunal e visa aproximar ainda mais o órgão da sociedade. “Essas ações são fruto de um planejamento que se utiliza dessas ferramentas para aumentar nossa interatividade e atingir de forma mais eficiente e eficaz o cidadão, razão da existência da Justiça do Trabalho”, destaca.

Sessões ao vivo

Em Mato Grosso do Sul, as sessões de julgamentos da Primeira e Segunda Turma podem ser acompanhadas, em tempo real, pela página do TRT24 no Facebook. Por lá também é possível acessar as notícias publicadas no site do Tribunal, além de agendar as datas das sessões. Para quem não puder acompanhar a transmissão na hora, os vídeos ficam disponíveis na rede social para futuras visualizações.

*Com informações dos TRTs 4, 23 e 24.

Acessos: 12

Começou o Outubro Rosa🌷, campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama. Enquanto o mundo se colore e se ilumina na cor rosa, simbolizando o alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a ANAJUSTRA Federal e a JUSaúde estarão por aqui, para te lembrar: que tem peito, previne.

#outubrorosa #anajustrafederal #jusaude #pju
📢 Já viu?

A ANAJUSTRA Federal pediu ao STF um projeto de lei para a revisão anual das remunerações dos servidores do Judiciário!

O objetivo é repor as perdas salariais acumuladas pela inflação de 2003 a 2023. A Constituição garante essa revisão, mas a última foi em 2003, com apenas 1% de reajuste, resultando em uma perda de mais de 120% no poder de compra! 📉

A VPNI permanece congelada desde então, destacando a falta de correções adequadas. É hora de assegurar os direitos dos servidores e restaurar a dignidade salarial! 💪⚖️ 

#anajutrafederal #pju #servidores #rga #Justiça #DireitosDosServidores #DignidadeSalarial
É isso mesmo!

Descontos de até 65% em mais de 500 cursos a distância na Unyleya! @faculdadeunyleya 

São cursos de Pós, Bacharelado, Tecnológico e Licenciatura. Todos reconhecidos pelo MEC. Aulas via plataforma e aplicativo para smartphones, para estudar onde e quando quiser, até mesmo sem acesso à internet.

🔗 Entre em contato agora e saiba mais!

anajustrabeneficios.com.br
📲 WhatsApp 6133226864

#Unyleya #Desconto #Educação #Graduação #PósGraduação #EducaçãoADistância #Economia #EstudeComQualidade
Eles estão chegando!!!

Nossos impressos especiais para associados:
📒Agenda 2025
🗓️Calendário 2025 Memórias do Judiciário 

Em parceria com o Banco de Brasília (BRB), pelo segundo ano a agenda será enviada na casa dos associados.

E ela é mais que uma simples agenda. Com várias ferramentas de organização e produtividade, ela vai colaborar com a vida profissional e pessoal de todos.

#aguarde #bancobrb #anajustrafederal #agenda2025 #calendarioanajustrafederal @brb_bancodebrasilia
🖐️Você sabia que a força das mãos está diretamente ligada à longevidade e à qualidade de vida?

A habilidade de agarrar com firmeza ajuda não só nas atividades do dia a dia, como abrir um pote ou carregar sacolas, mas também em exercícios físicos que melhoram sua saúde geral.

Estudos mostram que pessoas com mãos mais fortes tendem a ser mais ativas, e isso contribui para uma vida mais longa e saudável.

😉 Aqui vão algumas dicas para fortalecer suas mãos:

🔹 Carregue peso e caminhe: Segure algo pesado em cada mão (como halteres) e caminhe. Isso fortalece as mãos, o core e as costas.

🔹 Pendure-se em uma barra: Fique suspenso numa barra fixa. Comece com 10 segundos e aumente aos poucos. Excelente para a força das mãos e ombros!

🔹 Aperte uma bola de tênis: Aperte-a por 5 segundos, 10 vezes seguidas. Repita por 3 séries. Ótimo para quem tem artrite ou problemas articulares.

Incorpore esses exercícios à sua rotina e prepare-se para envelhecer com saúde e qualidade de vida!

#JUSaúde #ANAJUSTRAFederal #Longevidade #saude