Comissão Nacional proporá mudanças para melhorar execução trabalhista

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) e a Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho criaram uma comissão, integrada por desembargadores e juízes do Trabalho, para estudar e propor medidas para imprimir maior efetividade à execução trabalhista. Em 30 dias, o grupo apresentará anteprojeto de lei visando aprimorar o disciplinamento normativo da execução trabalhista.

A comissão será presidida pelo desembargador João Amílcar Silva e Souza Pavan, do TRT da 10ª Região (DF/TO), e composta pelos juízes Marcos Fava (2ª Região/SP), Durval César de Vasconcelos Maia (7ª Região/CE), Ney Maranhão (8ª Região/PA), José Aparecido dos Santos (9ª Região/PR) e Elke Doris Just (10ª Região/DF), com interlocução direta com o secretário-geral da Presidência do TST, juiz

Rubens Curado Silveira e apoio das unidades administrativas do TST.
Além do anteprojeto de lei, a comissão fará relatórios trimestrais das atividades desenvolvidas. A nova equipe dará continuidade à comissão criada em 2010 pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, também coordenada pelo desembargador José Amílcar e integrada pelo juiz Rubens Curado Silveira e por assessores da Corregedoria-Geral.

Estrangulamento

A execução é, historicamente, um calcanhar-de-aquiles da Justiça do Trabalho, que julga anualmente 2,8 milhões de ações, mas tem um resíduo quase igual de processos em fase de execução – aquela em que o trabalhador efetivamente recebe os valores reconhecidos nas sentenças trabalhistas. Em seu discurso de posse na Presidência do TST, o ministro João Oreste Dalazen reconheceu que a execução “deixa a desejar”: a taxa média oficial de congestionamento nessa fase processual, em novembro de 2010, era de 69% – “elevadíssima e insuportável”, na sua definição. “Isso significa que, em média, de cada cem reclamantes que obtêm ganho de causa, somente 31 alcançam êxito efetivo na cobrança de seu crédito”, afirmou Dalazen. “Um processo que não proporcione ao credor a satisfação de seu direito leva à descrença na Justiça.”

Um dos motivos desse estrangulamento, explica o presidente do TST, é o fato de a execução continuar regida “por normas processuais precárias, insuficientes e defasadas”. Daí a necessidade de reformulação da legislação pertinente. “Não é concebível que o credor cível, regido pelo Código de Processo Civil, disponha de um arsenal de meios de coerção do devedor muito maior que o titular de um crédito trabalhista de natureza alimentar”.

Dalazen defende, entre outras medidas, a regulamentação da norma constitucional que cria o Fundo de Garantia das Execuções Trabalhistas, composto, entre outras receitas, pelas multas decorrentes das condenações trabalhistas e administrativas resultantes da fiscalização do trabalho.

Fonte: TST

why women cheat why do men have affairs why married men cheatwhy women cheat why do men have affairs why married men cheatwhy did my husband cheat why my husband cheated on me cheated on my husbandwhy did my husband cheat trailblz.com cheated on my husbandwhy did my boyfriend cheat i found out my boyfriend cheated on me i had a dream that i cheated on my boyfriend

Acessos: 0

Você já viu o calendário oficial de feriados e pontos facultativos para 2025!?

Serão 10 feriados nacionais e 8 pontos facultativos, com direito a quatro feriadões durante o ano. E claro, o Carnaval continua sendo ponto facultativo.

📆 Use sua Agenda e Calendário da ANAJUSTRA Federal para planejar bons momentos!

🛍️🛒 e lembre-se usar os convênios do nosso Clube de Vantagens para economizar em viagens e passeios! 

#anajustrafederal #clubedevantagens #anajustrabeneficios #pju
23 1
A JUSaúde está com tudo em 2025! Novas parcerias e foco regional estão entre as grandes metas neste ano.

Uma das principais novidades será o lançamento de uma parceria exclusiva para a faixa etária a partir de 44 anos, com planos de saúde mais adequados às necessidades desse grupo. O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2025 e promete fortalecer ainda mais a atuação da associação na área!

Além disso, a ANAJUSTRA Federal continuará a intensificar sua parceria com operadoras de planos regionais, garantindo mais benefícios para seus associados.

#jusaúde #anajustrafederal #saúde2025 #parcerias #benefícios
26 1
Quem já está planejando 2025 com a nossa agenda?

Ela traz novamente ferramentas de planejamento para um ano mais produtivo e organizado. E o nosso tradicional calendário, dessa vez, está recheado de “Memórias do Judiciário”.
😉📒

#agenda2025 #anajustrafederal #associadoanajustra
31 9
A Maria do TRT8, Belém- PA esqueceu de olhar nosso Clube de Vantagens antes de comprar. 😔

Mas agora todo mundo já sabe: antes de fechar um negócio, dá uma passada em anajustrabeneficios.com.br 😃

Em caso de dificuldades de aplicação do benefício, entre em contato por e-mail beneficios@anajustrafederal.org.br ou WhatsApp 6133226864. 😉✅

#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #desconto #magalu
34 7