TRT/SC atinge meta institucional que melhora condições de trabalho na 1ª instância

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A Justiça do Trabalho catarinense atingiu a Meta 12 de seu planejamento estratégico  com seis meses de antecedência. Reduziu em 30% o déficit de servidores nas unidades de primeira instância, ultrapassando inclusive o percentual de 20% estipulado para o ano.

O resultado, obtido em junho, acontece num momento em que entidades vêm questionando os órgãos da Justiça por estipular metas de desempenho, realidade presente há décadas na iniciativa privada e, cada vez mais, nas organizações públicas. O argumento principal é a sobrecarga de trabalho que elas podem acarretar, com possibilidade de prejuízo à saúde dos servidores.

Em meio a discussão, surge a pergunta: uma meta de desempenho pode contribuir para a melhoria da saúde dos servidores? Pois esse é exatamente o caso da Meta 12. Ao reduzir o déficit de lotação nas unidades de primeira instância, o TRT/SC vem, desde a Administração passada, atuando diretamente no sentido de diminuir uma sobrecarga que era evidente em algumas varas do trabalho.

É o caso de Videira, por exemplo. Tinha um déficit de seis servidores no início do ano, e já recebeu cinco. “Agora sim, com mais tempo, podemos realmente nos debruçar sobre os processos de execução, estudá-los e buscar a melhor solução possível, sem atropelos”, diz o diretor de secretaria Nilson Feliciano de Araújo.

Ele lembra que sua equipe, por mais que trabalhasse, sempre terminava o dia com uma “sensação de impotência” por não conseguir dar conta do serviço. “Não há dúvidas que a Meta 12 nos deu uma ótima condição de trabalho e valorizou a primeira instância”, afirma Araújo.

Caminho sem volta

O que define se uma vara do trabalho possui déficit ou superávit de servidores é a Resolução 63/10 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), aprovada no final de maio e que substituiu a 53/08. Ela estabelece uma relação entre processos recebidos por uma unidade e a quantidade de servidores necessários para resolvê-los. A Meta 12, no entanto, foi definida quando ainda estava em vigor a Resolução 53/08.

No início do ano, o déficit na primeira instância trabalhista era de 82 servidores. Agora, está em 57. Para atingir a Meta 12, foram tomadas medidas simples, como a transformação de cargos da área administrativa para a área judiciária e o deslocamento da lotação de técnicos que se aposentaram para a área judiciária.

“É um começo modesto, mas aponta numa direção que não tem mais volta: zerar o déficit de servidores na primeira instância”, diz Fernanda Gomes Ferreira, diretora da Secretaria de Recursos Humanos.

Do outro lado do balcão

Para o presidente da Associação Catarinense dos Advogados Trabalhistas (Acat), Allexsandre Lückmann Gerent, mesmo existindo déficit de servidores, os advogados não têm reclamações a fazer quando se fala em atendimento e prazos de julgamento da Justiça do Trabalho.

“Se realmente existe, esse déficit não é percebido pelos advogados, pois não temos reclamações. Pelo contrário. Alguns colegas até se assustam com a rapidez com que o processo é julgado, principalmente na segunda instância”, afirma Gerent.

Fonte: Canal da Estratégia – CNJ

abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nywhy women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheatafter an abortion site las vegas abortion clinicshow to cheat on husband reasons why wives cheat on their husbands catching a cheaterhow to cheat on my husband why men have affairs cheaterswhen your wife cheats i love my wife but i want to cheat how to know your wife cheatedwhy did my boyfriend cheat link i had a dream that i cheated on my boyfriend

Acessos: 4

A New Wake Natação, reconhecida pela excelência no ensino aquático em Brasília, oferece aos associados da ANAJUSTRA Federal desconto especial de 15% em todos os planos. 

Agora, além da unidade no Clube da APCEF, os associados podem usufruir deste benefício também na unidade no Clube da Aeronáutica.

Conheça e aproveite os benefícios de ser um associado da ANAJUSTRA Federal.

🖥️ Acesse anajustrabeneficios.com.br, no buscador digite “New Wake” e aproveite o benefício! 

📧📲 Se precisar de ajudar, entre em contato com beneficios@anajustrafederal.org.br 

#anajustrafederal #beneficios #newwake #natacao #instaswimming #pju
Quer receber a agenda e o calendário da ANAJUSTRA Federal em casa? 

🗓️📒Participe da consulta de preferência de impressos até o dia 16/8.

👍🏽Respondendo à pesquisa e atualizando seu endereço, você garante que eles cheguem até você. Para isso, escolha a opção “sim”👍🏽

👎🏼Se clicar em “não”, o envio do calendário e agenda será cancelado.

E quem não participar? 

Vamos entender que essa pessoa deseja receber os impressos no endereço que está salvo no nosso cadastro.

🕒Não deixe para depois! 

🔗 Digite “quero participar” nos comentários e receba o link agora! 

#anajustrafederal #calendarioanajustrafederal #agenda2025
Associados da ANAJUSTRA Federal e seus dependentes de Alagoas têm 91 formas de economizar.

Restaurantes, aluguel de veículos, concessionárias, farmácias, escolas, academia, salão de beleza e muito mais.
Acesse anajustrabeneficios.com.br, faça login, filtre o seu estado e clique em “uso presencial”. Depois, aproveite os descontos e condições.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o setor pelo e-mail beneficios@anajustrafederal.org.br ou por WhatsApp 6133226864.

🔷 Em Alagoas, a @anajustra representa os associados do
@trtalagoas 
@tre.alagoas 
7ª CJM
@trf5_oficial 

#anajustrafederal #alagoas #podejudiciário #justiçadotrabalho #justicaeleitoral #justicamilitardauniao #justiçafederal