Responsabilidade social e a preservação ambiental na Justiça do Trabalho

Compromisso com a vida

“A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância”, disse Mahatma Gandhi. Clichê ou modismo, a frase reflete a preocupação da sociedade com questões ambientais e a atenção às ações para poupar o meio ambiente. Para tanto, começar a cuidar do ambiente de trabalho e os arredores de onde vive já é uma forma de sensibilidade e preocupação com o futuro do planeta e das novas gerações.

Em 2007, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) orientou a criação de programas que adotassem políticas públicas visando a formação e recuperação de ambientes ecologicamente equilibrados e que instituíssem comissões ambientais para o planejamento, elaboração e acompanhamento de medidas com este objetivo. A partir da criação, as comissões possuem metas anuais que devem ser cumpridas e comprovadas ao CNJ.

Programas de coleta seletiva, coletores de pilhas e baterias, uso de papel reciclado, impressão frente e verso, uso de canecas e algumas outras ideias já fazem parte do dia a dia da Justiça do Trabalho.

O TRT da 3ª Região além da coleta seletiva e papel reciclado adotou o uso de canecas para economia de copos descartáveis e o contracheque virtual. Uma nova ideia também faz parte das ações o chamado ‘ecolápis’, que utiliza matérias atóxicos e com madeira certificada na confecção de lápis.  O Tribunal criou um hot site denominado ‘Ambiente legal’ no qual divulga as ações e conclama os servidores a participarem das decisões.

Em 2009, o TRT da 9ª Região, com o intuito de diminuir em 70% o uso de copos descartáveis, distribuiu duas mil canecas ecológicas aos servidores e magistrados da capital e das Varas do interior do estado, no primeiro semestre do ano. A iniciativa, que ganhou o nome de Adote seu Copo, contou com a parceria da ANAJUSTRA.

O TRT da 13ª Região intitulou seu projeto como “Programa de Responsabilidade Sócio-Ambiental”. Lançado em 2008, o coletor de pilhas, ação que faz parte do programa, recolheu em quase um ano, mais de mais de 45 quilos de pilhas e baterias. “Proteger o meio-ambiente é nossa obrigação e nós estamos fazendo a nossa parte. Estamos ajudando nesta campanha de educação ambiental para proteger esta e as futuras gerações”, conta Baltazar Pequeno, diretor dos Serviços Gerais do Tribunal.

No TRT Maranhão o trabalho ambiental tomou forma em 2007 com a criação da Comissão Ambiental. O presidente, Luiz Pires, acompanha de perto o trabalho desde o início e se orgulha em dizer que as ações realizadas no Tribunal servem de inspiração e modelo para os demais. “Na Comissão tenho a oportunidade de realizar diversas tarefas como instalar, pessoalmente, torneiras ecoeficientes, instalar sensores de presença para iluminação automática de ambientes, fazer o registro fotográfico das ações, escrever no blog da Comissão na página do TRT, fazer a separação do material para ser encaminhado às entidades, utilizar a arte conceitual”, resume o servidor.

Em 2009 foram arrecadados mais de 15 toneladas de material destinado à reciclagem no Tribunal. “Destaco, ainda, a colaboração de magistrados e servidores que adotaram práticas ambientais e participaram do programa de coleta seletiva, trazendo de casa recicláveis”, ressalta.
 

abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nywhy women cheat cheaters why married men cheatwhy women cheat why do men have affairs why married men cheathow to cheat on husband sledaddicts.com catching a cheaterwhy did my boyfriend cheat link i had a dream that i cheated on my boyfriend

Acessos: 75

Quem olha a cena vê uma rotina comum. Quem é associado da ANAJUSTRA Federal vê benefícios por todos os lados. 👀💙

Moda, carro, pet, flores, presentes e muito mais: são centenas de convênios que podem fazer parte do seu dia a dia e ajudar você a economizar.

Acesse o Clube de Vantagems e descubra quantas marcas parceiras cabem na sua rotina.

@honda @hpointhonda 
@gocasebr 
@giulianafloresoficial 
@lacostebrasil 
@volarepaper 
@petz 

#anajustrafederal #clubedebenefícios #vantagens
10 0
Quem vive, nasceu ou já esteve na cidade morena sabe: Campo Grande é tudo de bom!

Em Mato Grosso do Sul, a ANAJUSTRA Federal tem orgulho de representar os servidores da Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral e Justiça Federal.

@trt_ms
@tre_ms
@jfms_oficial

E eles podem aproveitar mais de 60 convênios, com descontos reais! E tem mais vantagens: planos da SulAmérica Saúde, crédito consignado, seguros auto, residencial, vida, bike, celular e funeral até 30% OFF. Não só eles, como seus dependentes!

Aproveite!

Acesse nosso site e descubra todos os benefícios de ser associado!
5 0
Falta um dia!!

Servidores e magistrados do @tresergipe poderão conhecer os planos SulAmérica Saúde, tirar dúvidas e conversar com a equipe da JUSaúde.

É nesta quarta, 26/8
⏰ Das 8h às 13h
📍 Hall de entrada do Espaço Sociocultural, em frente ao plenário

E tem mais!
Serviços gratuitos 👇

🩺 Aferição de pressão
🩸 Aferição de glicose
⚖️ Avaliação de bioimpedância
🍹 Sucos e saladas de frutas
🎁 Brindes

Uma oportunidade para cuidar da saúde, conhecer uma nova opção de plano e tirar todas as dúvidas sem compromisso.

Esperamos você! 💙

#jusaude #anajustrafederal #planosdesaude #servidorpúblicofederal
9 0