Responsabilidade social e a preservação ambiental na Justiça do Trabalho

Compromisso com a vida

“A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância”, disse Mahatma Gandhi. Clichê ou modismo, a frase reflete a preocupação da sociedade com questões ambientais e a atenção às ações para poupar o meio ambiente. Para tanto, começar a cuidar do ambiente de trabalho e os arredores de onde vive já é uma forma de sensibilidade e preocupação com o futuro do planeta e das novas gerações.

Em 2007, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) orientou a criação de programas que adotassem políticas públicas visando a formação e recuperação de ambientes ecologicamente equilibrados e que instituíssem comissões ambientais para o planejamento, elaboração e acompanhamento de medidas com este objetivo. A partir da criação, as comissões possuem metas anuais que devem ser cumpridas e comprovadas ao CNJ.

Programas de coleta seletiva, coletores de pilhas e baterias, uso de papel reciclado, impressão frente e verso, uso de canecas e algumas outras ideias já fazem parte do dia a dia da Justiça do Trabalho.

O TRT da 3ª Região além da coleta seletiva e papel reciclado adotou o uso de canecas para economia de copos descartáveis e o contracheque virtual. Uma nova ideia também faz parte das ações o chamado ‘ecolápis’, que utiliza matérias atóxicos e com madeira certificada na confecção de lápis.  O Tribunal criou um hot site denominado ‘Ambiente legal’ no qual divulga as ações e conclama os servidores a participarem das decisões.

Em 2009, o TRT da 9ª Região, com o intuito de diminuir em 70% o uso de copos descartáveis, distribuiu duas mil canecas ecológicas aos servidores e magistrados da capital e das Varas do interior do estado, no primeiro semestre do ano. A iniciativa, que ganhou o nome de Adote seu Copo, contou com a parceria da ANAJUSTRA.

O TRT da 13ª Região intitulou seu projeto como “Programa de Responsabilidade Sócio-Ambiental”. Lançado em 2008, o coletor de pilhas, ação que faz parte do programa, recolheu em quase um ano, mais de mais de 45 quilos de pilhas e baterias. “Proteger o meio-ambiente é nossa obrigação e nós estamos fazendo a nossa parte. Estamos ajudando nesta campanha de educação ambiental para proteger esta e as futuras gerações”, conta Baltazar Pequeno, diretor dos Serviços Gerais do Tribunal.

No TRT Maranhão o trabalho ambiental tomou forma em 2007 com a criação da Comissão Ambiental. O presidente, Luiz Pires, acompanha de perto o trabalho desde o início e se orgulha em dizer que as ações realizadas no Tribunal servem de inspiração e modelo para os demais. “Na Comissão tenho a oportunidade de realizar diversas tarefas como instalar, pessoalmente, torneiras ecoeficientes, instalar sensores de presença para iluminação automática de ambientes, fazer o registro fotográfico das ações, escrever no blog da Comissão na página do TRT, fazer a separação do material para ser encaminhado às entidades, utilizar a arte conceitual”, resume o servidor.

Em 2009 foram arrecadados mais de 15 toneladas de material destinado à reciclagem no Tribunal. “Destaco, ainda, a colaboração de magistrados e servidores que adotaram práticas ambientais e participaram do programa de coleta seletiva, trazendo de casa recicláveis”, ressalta.
 

abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nywhy women cheat cheaters why married men cheatwhy women cheat why do men have affairs why married men cheathow to cheat on husband sledaddicts.com catching a cheaterwhy did my boyfriend cheat link i had a dream that i cheated on my boyfriend

Acessos: 33

Seu aplicativo pode valer prêmios. 📲🎁

Entre 24/6 e 2/8, cumpra duas metas simples no app da ANAJUSTRA Federal e concorra ao sorteio de 3 kits exclusivos.

Para participar:

⭐ Avalie 2 convênios no aplicativo

🛡️ Tenha pelo menos 1 apólice de seguro ativa

✔️ Mantenha sua mensalidade associativa em dia

Além de participar do sorteio, você aproveita para conhecer ainda melhor todas as funcionalidades disponíveis no aplicativo.

📅 O sorteio será realizado em 3/8 e divulgado no site e aqui no nosso Instagram.

#anajustrafederal #appanajustrafederal #beneficios
1 0
Medicamentos fazem parte da rotina de muita gente. E, quando o preço aumenta, o orçamento sente. 💊

Por isso, a ANAJUSTRA Federal ampliou os benefícios do convênio com a Drogasil e a Raia: agora os associados têm acesso a até 60% de desconto em medicamentos.

Em alguns tratamentos, a economia pode ultrapassar R$ 600 em uma única compra.

Antes da próxima ida à farmácia, vale a pena conferir se o seu medicamento faz parte do benefício.

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
9 1
Julho é um dos meses mais movimentados do ano para quem vai pegar estrada, embarcar em um voo ou aproveitar alguns dias de descanso. E no meio do planejamento, tem um item que muita gente esquece: o seguro viagem.

Um mal-estar, uma infecção, extravio de bagagem ou até um imprevisto simples podem transformar as férias em dor de cabeça. Por isso, viajar protegido faz toda a diferença. 

✈️ A ANAJUSTRA Corretora @anajustracorretora oferece opções de seguro viagem com cobertura nacional e internacional, além de atendimento especializado para ajudar você a escolher a melhor proteção para sua viagem e sua família.

📲 Fale com a equipe pelo WhatsApp: 6133226864

#anajustrafederal #seguroviagem #feriasdejulho
10 0