Satisfação profissional, teletrabalho e ansiedade: o que o Censo revela sobre esses temas?

Diretora-executiva do CNJ conversa pela segunda vez com o PodSer e responde.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

diretora executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), do CNJ, Gabriela Soares

O 2º Censo do Poder Judiciário reuniu informações oferecidas por mais de 92 mil respondentes, entre abril e setembro de 2023, resultando, de acordo com a diretora-executiva do Departamento de Pesquisas Judiciais do Conselho Nacional de Justiça (DPJ/CNJ), Gabriela Soares, em uma pesquisa robusta. Sobre o fim da pesquisa, seus resultados e ações traçadas a partir de agora, o PodSer, o podcast do servidor, conversou com Gabriela em seu nono episódio.

O total de respondentes representa 31,4% de todos os servidores e as servidoras da Justiça, o que significa que esta edição da pesquisa obteve a adesão de 32,01% dos integrantes do Judiciário.

“O teletrabalho traz uma falta de engajamentos em certos aspectos, isso não há dúvida. Esse mundo mais isolado que a gente vive hoje, hiperconectado, faz com que as pessoas se interessem menos em pesquisas. E também por não ser a primeira vez. 2013 era a primeira vez. E agora não”, pondera a diretora-executiva sobre o índice de respondentes.

Na conversa, Gabriela diz que, apesar da baixa adesão, com os dados obtidos ainda é possível tirar conclusões sobre o perfil do servidor do Judiciário. “Dá para tirar muitas conclusões. Não dá para garantir que todos os servidores do Poder Judiciário têm esse pensamento e esse comportamento. Mas dá para falar de um universo bastante significativo. Os números não mudaram muito em termos de satisfação profissional. O que a gente vê é que os servidores estão felizes com seu ambiente de trabalho, com o seu relacionamento com os colegas e suas.”

Por outro lado, os dados parciais divulgados pelo CNJ revelaram que 47,9% dos servidores sofrem de ansiedade e 37,4% sofrem de estresse. Sobre isso, Gabriela avalia que “esses números são realmente assustadores e muito altos. Então se olharmos que 50% tem esse sentimento, esse sofrimento, isso merece uma pesquisa mais aprofundada, para compreender os motivos para que isso aconteça.”

O nono episódio do PodSer pode ser ouvido nas plataformas Anchor, Deezer e Spotify.

PodSer

O PodSer tem o nome derivado de “podcast do servidor” e é um convite a todos que têm interesse em assuntos do universo da categoria e temas variados como: cultura e arte, imposto de renda e saúde, por exemplo. Caso você tenha alguma sugestão de tema ou entrevista para o podcast do servidor, envie para ascom@anajustrafederal.org.br.

 

Acessos: 3287

Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
9 0
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos a primeira dica 🤩

Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).

📌 @palaciotangara 
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
24 4
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.

Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.

“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/

#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
115 10
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:

✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.

🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!

#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
39 0