Satisfação profissional, teletrabalho e ansiedade: o que o Censo revela sobre esses temas?

Diretora-executiva do CNJ conversa pela segunda vez com o PodSer e responde.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

diretora executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), do CNJ, Gabriela Soares

O 2º Censo do Poder Judiciário reuniu informações oferecidas por mais de 92 mil respondentes, entre abril e setembro de 2023, resultando, de acordo com a diretora-executiva do Departamento de Pesquisas Judiciais do Conselho Nacional de Justiça (DPJ/CNJ), Gabriela Soares, em uma pesquisa robusta. Sobre o fim da pesquisa, seus resultados e ações traçadas a partir de agora, o PodSer, o podcast do servidor, conversou com Gabriela em seu nono episódio.

O total de respondentes representa 31,4% de todos os servidores e as servidoras da Justiça, o que significa que esta edição da pesquisa obteve a adesão de 32,01% dos integrantes do Judiciário.

“O teletrabalho traz uma falta de engajamentos em certos aspectos, isso não há dúvida. Esse mundo mais isolado que a gente vive hoje, hiperconectado, faz com que as pessoas se interessem menos em pesquisas. E também por não ser a primeira vez. 2013 era a primeira vez. E agora não”, pondera a diretora-executiva sobre o índice de respondentes.

Na conversa, Gabriela diz que, apesar da baixa adesão, com os dados obtidos ainda é possível tirar conclusões sobre o perfil do servidor do Judiciário. “Dá para tirar muitas conclusões. Não dá para garantir que todos os servidores do Poder Judiciário têm esse pensamento e esse comportamento. Mas dá para falar de um universo bastante significativo. Os números não mudaram muito em termos de satisfação profissional. O que a gente vê é que os servidores estão felizes com seu ambiente de trabalho, com o seu relacionamento com os colegas e suas.”

Por outro lado, os dados parciais divulgados pelo CNJ revelaram que 47,9% dos servidores sofrem de ansiedade e 37,4% sofrem de estresse. Sobre isso, Gabriela avalia que “esses números são realmente assustadores e muito altos. Então se olharmos que 50% tem esse sentimento, esse sofrimento, isso merece uma pesquisa mais aprofundada, para compreender os motivos para que isso aconteça.”

O nono episódio do PodSer pode ser ouvido nas plataformas Anchor, Deezer e Spotify.

PodSer

O PodSer tem o nome derivado de “podcast do servidor” e é um convite a todos que têm interesse em assuntos do universo da categoria e temas variados como: cultura e arte, imposto de renda e saúde, por exemplo. Caso você tenha alguma sugestão de tema ou entrevista para o podcast do servidor, envie para ascom@anajustrafederal.org.br.

 

Acessos: 3287

Planejar o ano é também cuidar das suas finanças. 💰

Com o empréstimo consignado da Financeira BRB, servidor do Judiciário Federal tem condições diferenciadas e atendimento personalizado.

E é com o apoio da Financeira BRB que a ANAJUSTRA Federal entrega todos os anos a agenda e o calendário, para inspirar organização, tranquilidade e equilíbrio em cada associado. 💚

#financeirabrb #anajustrafederal #planejamento #finanças #empréstimoconsignado #soumaisjustiça
9 0
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça, 4/11, os projetos que tratam do reajuste salarial e da reestruturação do Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. ⚖️

Os textos, de autoria do Supremo Tribunal Federal (STF), seguem agora para o Senado.

A aprovação é um avanço importante na valorização dos servidores que fazem a Justiça acontecer todos os dias e a ANAJUSTRA Federal seguirá acompanhando a tramitação das propostas.

#ANAJUSTRAFederal #Valorização #JudiciárioFederal #ServidoresDaJustiça #AQ #Reajuste #CongressoNacional
494 15
Estamos em novembro e este é o momento de lembrar que saúde masculina é prioridade!

👉 O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, mas a boa notícia é que tem até 90% de chance de cura quando detectado cedo.

💡 Dicas para se prevenir:

Faça exames de rotina regularmente

Converse com seu médico sobre fatores de risco

Adote hábitos saudáveis: pratique exercícios, mantenha uma alimentação equilibrada e evite o cigarro

💬 Quebre preconceitos, priorize a sua saúde e incentive outros homens a fazerem o mesmo.

Cuide-se. Quem te ama agradece! 💙

#jusaúde #anajustrafederal #novembroazul #saudemasculina #prevenção #autocuidado #homemquemcuida
10 0