Institucional

Acidentes, roubos e furtos crescem e apenas 30% protegem veículos

25/05/2022 16:50 | Fonte: Da assessoria

Mesmo para quem toma cuidado no trânsito, um seguro auto pode ser a garantia de cuidado para você e para sua família.

Se você faz parte dos 30% que protegem os seus veículos, caso o responsável pelo dano fuja do local e não haja nenhuma forma de entrar em contato, você aciona o seu seguro auto e paga apenas a franquia. | Foto: ANAJUSTRA Federal
A+ A-

Você pode até dirigir “super bem”, mas algumas coisas, infelizmente, não são controláveis. Quem enfrenta o trânsito todos os dias sabe que imprevistos acontecem. Assim como um plano de saúde nos dá a segurança de um atendimento médico, um seguro de automóvel também representa zelo pelo nosso patrimônio e de uma terceira pessoa. Em ambos os casos, não desejamos usá-los, no entanto, a contratação destes dois serviços pode ser a garantia de cuidado para você, seus bens e sua família.

Mas este pensamento ainda está longe de ser uma unanimidade. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSEG) aponta que apenas 30% dos carros que circulam no Brasil possuem algum tipo de seguro, ou seja, a maioria das pessoas ainda não protege seus veículos.

Isso acontece paralelamente ao fato de que após 10 anos de queda, as mortes no trânsito voltaram a subir no país. O número de acidentes e de mortes em acidentes de trânsito nas rodovias federais cresceu em 2021, na comparação com 2020, interrompendo uma série de quedas consecutivas observadas desde 2011, segundo o Anuário 2021, divulgado no último dia 17 pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Outro documento importante, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, revela que um veículo é roubado a cada minuto no Brasil. E em quatro anos juntos (de 2015 a 2019), o roubo de veículos chegou à marca de 1 milhão em solo brasileiro. Em algumas capitais, como São Paulo e Belo Horizonte, roubos e furtos de veículos dispararam. Em Belo Horizonte, só nos três primeiros meses deste ano, mais de 2 mil carros foram roubados, com uma média de um caso por hora, segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Minas Gerais.

Na capital paulista, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano foram registradas 5.542 ocorrências do tipo, contra 4.919 no mesmo período de 2021. O aumento na quantidade de casos foi de 13%. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP).

ANAJUSTRA Corretora

“Ninguém espera imprevistos como esses, mas os dados nos lembram de como precisamos zelar pelo que é valioso para nós. Inclusive, pela nossa própria segurança”, afirma o corretor da ANAJUSTRA Federal, Nilson Júnior. Segundo o especialista, assim como trocar o óleo, fazer as revisões periódicas, trocar a bateria e até mesmo abastecer, o seguro auto é uma das formas de andar sempre protegido, sendo o causador ou não do sinistro.

Incorporada na política de benefícios da ANAJUSTRA Federal, a ANAJUSTRA Corretora é um serviço para auxiliar os associados na contratação de seguros de vida, carro, bike, viagem e residencial. Online e especializada, garante que – além de prático – o serviço seja confiável e com descontos reais de até 22%, se comparados aos preços do mercado. Associados adimplentes e dependentes diretos como pai, mãe, cônjuge e filhos podem utilizar a corretora.

Para saber mais sobre o serviço, entre em contato pelo WhatsApp ou e-mail cotacao@anajustrafederal.org.br.