Convênio com o iiEP amplia opções de mestrado e doutorado para garantir o AQ
Associados têm 10% de desconto em cursos com duração de 12 a 15 meses.
O ano de 2015 tem sido de muito trabalho para as assessorias jurídica e parlamentar da ANAJUSTRA, que intensificaram a atuação em defesa dos direitos dos servidores associados.
No campo jurídico, o processo de execução da ação dos 13,23% teve início e está sendo acompanhado, diuturnamente, para garantir que a decisão seja cumprida sem prejuízo aos associados participantes.
Supervisor de ações da entidade, Laércio Rodrigues, conta que todos os Regionais já foram oficiados para repassar as informações funcionais necessárias que viabilizem a realização dos cálculos do período retroativo. “Isso possibilitará realizar os cálculos com exatidão e confidencialidade e que as execuções possam ser distribuídas em curto prazo de tempo”, afirma ele.
Acesse a página especial e confira os comunicados da assessoria jurídica sobre a ação

Além disso, em março, a associação obteve decisão favorável na ação de IR cobrado no pagamento dos quintos/décimos, na qual a União foi condenada a devolver os valores aos servidores. No mês seguinte, em decisão de primeira instância, a ação de IR sobre rendimentos recebidos acumuladamente (referente a outras verbas) também foi deferida, tendo o prazo para envio de novas autorizações de ingresso terminado no último dia 30.
Junto com os advogados da assessoria jurídica a equipe do setor de ações trabalha para dar prosseguimento as ações, que beneficiam milhares de associados.
Só em julho, por exemplo, foram protocoladas mais de 4.400 mil execuções da ação de IR sobre rendimentos recebimentos acumuladamente sobre os quintos. Além disso, em julho a associação também ingressou com ação para anular o veto da presidente Dilma ao PLC 28/2015.
Atuação política
Nas áreas política e administrativa a atuação da ANAJUSTRA também foi expressiva. O presidente da associação, Antônio Carlos Parente, e o diretor de relações institucionais, Áureo Pedroso, estiveram reunidos com o diretor-geral do Supremo, Amarildo Vieira, em várias ocasiões. A reposição salarial dos servidores do Judiciário Federal era sempre o tema central dos encontros.
No Congresso Nacional, a diretora de assuntos legislativos, Glauce de Oliveira Barros, e o secretário-geral da associação, Alexandre Saes, acompanharam as negociações e votações do PLC 28/2015, antigo 7920/2014. Junto com o assessor parlamentar, Roberto Bucar, eles se encontraram com vários parlamentares.
No Senado, uma carta de solicitação de apoio ao PLC foi entregue aos senadores. Nela a ANAJUSTRA defendia a necessidade de aprovação projeto ainda no primeiro semestre. Em defesa da recomposição dos vencimentos básicos da categoria, a ANAJUSTRA também rebateu nota técnica do Ministério do Planejamento contrária à aprovação do projeto.
“A ANAJUSTRA sempre trabalhou por bons resultados para os servidores e fez isso combinando uma atuação eficiente nos campos jurídico e parlamentar, mas também no institucional”, lembra o presidente da associação, Antônio Carlos Parente, ao falar da atenção que a associação dispensa também às demandas administrativas. “No início do ano, por exemplo, conseguimos que o CSJT regulamentasse o pagamento da licença para capacitação e nos mantemos atentos às discussões que podem modificar o dia a dia dos servidores, trazendo mais benefícios e valorização”, completa.
Leia a matéria:
CSJT regulamenta licença de capacitação para servidores dos TRTs e das Varas
Outros projetos
Paralelo a atuação em defesa do PLC 28/2015, outras matérias de interesse dos servidores também foram acompanhadas pela ANAJUSTRA, entre elas, as propostas de emenda à Constituição (PECs) 555/06, a 56/2014, 250/05 e projetos de criação de cargos e varas no Tribunais Regionais do Trabalho.
Mais antiga delas, a PEC 250/05 foi aprovada pelo Senado Federal, depois de oito anos de tramitação, e agora será analisada na Câmara dos Deputados, onde tem o número PLP 454/14. A matéria define requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos servidores públicos com deficiência.
A PEC 555/2006 acaba com a cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados e a 56/2014 garante proventos integrais à aposentadoria por invalidez permanente em todas as hipóteses e estabelece a revisão dos proventos de aposentadorias por invalidez já concedidas, com efeitos financeiros a partir da data da promulgação da Emenda Constitucional.
why women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheatwill my girlfriend cheat my girlfriend cheated on me with a girl cheat on my girlfriend
Acessos: 0
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval
O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.
A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.
Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.
“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.
📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus
A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.
#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.
🗓 Prazo para responder: até 20/2
📍 Disponível na área restrita
As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.
#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor
📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.
O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.
💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.
🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.
📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira
A ANAJUSTRA Federal acaba de ampliar seus convênios educacionais. Quatro novas parcerias foram firmadas, oferecendo mais de 60 cursos de pós-graduação, 100% EAD, para quem quer se qualificar e garantir o aumento do Adicional de Qualificação.
💰 Mensalidades a partir de R$ 69,90
⏱️ Flexibilidade para conciliar estudos e rotina no Judiciário
🤝 Convênios com instituições reconhecidas
📖 Cursos em áreas estratégicas, como Direito, Gestão Pública, Tecnologia, IA, Dados e MBAs
Veja as novas parcerias no card!
Comente Novo AQ e receba o link da página especial para conferir todos os cursos disponíveis e seus descontos
#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #educacao
💡 Você já usa o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal?
Se você é associado, o acesso é simples e rápido:
use o mesmo CPF e senha do site principal.
E tem mais: seus dependentes também podem aproveitar 💙
Na área restrita, é possível cadastrar cônjuge, filhos ou netos. Cada um recebe um link por e-mail para criar o próprio login.
São mais de mil convênios e serviços pensados para ajudar você a economizar no dia a dia.
👉 Acesse, cadastre e aproveite seus benefícios exclusivos.
#anajustrafederal #convenios #beneficios
Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.
Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.
Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.
Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.
Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.
Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎
#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa