Nova resolução amplia para 30% cotas nos concursos para o Judiciário
A medida passa a abranger também indígenas e quilombolas.
Nova regra prejudica beneficiário.
O cálculo da aposentadoria por invalidez deve respeitar as regras vigentes na data de início da incapacidade e não na data do requerimento administrativo. Com esse entendimento, o juiz federal Rodrigo Gasiglia de Souza, da Vara Federal Cível e Criminal de Juazeiro (BA), determinou que o valor do benefício de um homem seja calculado conforme a lei da época em que ficou doente.
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Cálculo da aposentadoria por invalidez deve ser feito conforme regras da data de início da incapacidade
O aposentado procurou a Justiça para revisar o valor de seu benefício, que foi calculado conforme as diretrizes da Emenda Constitucional 103/2019 (reforma previdenciária). Ele alegou que a doença que resultou em seu afastamento o acometeu antes da validade da emenda.
O artigo 26 da reforma diz que o salário do aposentado por incapacidade permanente deve representar 60% da média aritmética simples de todos os salários de contribuição. A regra anterior, contudo, estipulava 100% da média.
O INSS contestou o pedido, alegando ausência de interesse processual, em razão de o benefício já estar ativo. O juiz não acolheu a contestação, uma vez que a ação é para revisar o valor e não a concessão do benefício.



Além disso, o magistrado concordou com o pedido de revisão do beneficiário e com sua justificativa. Ele determinou que o valor do salário seja recalculado, de acordo com as regras anteriores à emenda. O INSS também deverá pagar as diferenças devidas desde a data de início do benefício.
“A definição de qual regência normativa aplicar para fins de cálculo do benefício em comento não é pautada pela data em que o requerimento visando ao seu gozo é apresentado — a conhecida DER. Antes, é a época de surgimento da incapacidade o fator determinante para definir se o benefício deve ser calculado pelo critério anterior, o da Lei 8.213/1991, ou atual, previsto na Emenda 103/2019. Deveras, ao segurado acometido de doença geradora de incapacidade surgida antes de 13 de novembro de 2019, quando entrou em vigor a Emenda 103, é reconhecível o direito ao gozo de aposentadoria por incapacidade permanente no patamar estabelecido pela Lei 8.213/91 (100% do salário de benefício)”, assinalou o juiz.
A advogada Alini Melo defendeu o beneficiário na ação.
Acessos: 487
Com mais de 160 anos de tradição, o Colégio Cruzeiro @colegiocruzeirooficial é referência em ensino integral e formação humanista no Rio de Janeiro.
Associados da ANAJUSTRA Federal têm 5% de desconto nas mensalidades, extensível a dependentes legais, nas unidades Centro e Jacarepaguá.
Uma parceria que valoriza a educação, a família e o futuro. 💙
#anajustrafederal #clubedevantagens #colégiocruzeiro #educação #servidorpúblico #benefícios
Dezembro está chegando e é tempo de desacelerar, recarregar as energias e, se possível, conhecer novos destinos. 🌎
Pelo Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal, associados contam com condições especiais em pacotes e transporte para aproveitar cada momento da viagem.
Confira alguns dos parceiros que tornam isso possível:
🚌 Flixbus
🚗 Letur Locação e Turismo
🏖️ Bancorbrás
💳 Visa Pronto
💱 Travelex Confidence
🌍 CH Tur
Acesse anajustrabeneficios.com.br e planeje sua próxima viagem com economia e praticidade. 💚
#anajustrafederal #clubedevantagens #viagem #benefícios #turismo #descontos
Planejar, revisar e evoluir. ✨
A Agenda ANAJUSTRA Federal 2026, com o apoio da Financeira BRB, foi feita para acompanhar você durante todo o ano, com páginas que ajudam a equilibrar tarefas, finanças e objetivos pessoais.
Mais do que uma agenda, um incentivo à organização e ao bem-estar. 💚
#anajustrafederal #financeirabrb #organização #planejamento #agenda2026 #soumaisjustiça
Cuidar de você também é aproveitar benefícios! 💅💆♀️🌸
No Clube de Vantagens, há descontos em cosméticos, acessórios, eletros e muito mais.
Transforme seu autocuidado em momentos únicos.
#anajustrafederal #clubedevantagens #autocuidado #descontos
Prêmio nas mãos! 🏆
A associada Mariléa Gonçalves Lemos, do TRT3, foi a grande ganhadora da moto elétrica Bee Type 2 no Show de Prêmios ANAJUSTRA Federal, em comemoração ao Dia do Servidor Público. ⚡️🛵
Parabéns, Mariléa! 🎉
#anajustrafederal #showdepremios #diadoservidor #associadoanajustra
Conheça cada detalhe da Agenda ANAJUSTRA Federal 2026. Um presente feito para inspirar mais organização, propósito e equilíbrio no seu dia a dia. ✨
Com o apoio da Financeira BRB, essa entrega chega até a casa de cada associado, reafirmando o compromisso com quem faz parte da nossa história. 💚
#agenda2026 #anajustrafederal #financeirabrb #organização #planejamento #soumaisjustiça