
STF aprova reajuste de 8% para servidores
A proposta de recomposição agora deve ser encaminhada ao Congresso.
A conferência de abertura do “Seminário Internacional sobre Direitos Constitucionais e Relações de Trabalho: Caminhos das Cortes Superiores para a Efetividade da Justiça Social”, iniciado nesta quinta-feira (2) no Supremo Tribunal Federal (STF), foi feita pelo professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal) João Leal Amado. O evento é promovido pelo STF, pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).
O acadêmico destacou a importância do constitucionalismo humanista e social no mundo do trabalho e a necessidade de adaptação da legislação trabalhista diante da nova era digital. Ele defendeu a segurança no emprego contra demissões arbitrárias e afirmou que a precarização das relações de trabalho não pode ser considerada algo natural. Sobre a modernização da lei trabalhista em seu país, explicou que estão em estudo propostas de alteração na Constituição portuguesa para garantir novos direitos fundamentais diante da era digital em que vivemos.
Desconexão
Uma delas diz respeito ao direito à efetiva desconexão profissional do trabalhador em seu período de descanso e o respeito ao princípio da transparência para a tomada de decisões com base em algoritmos ou sistemas de inteligência artificial que afetem candidatos a emprego. “Isso é um desafio muito grande a se resolver, pois se trata de uma cultura que se instalou de que um bom trabalhador é aquele disponível 24 horas”, afirmou.
Efetivação dos direitos
Abrindo o primeiro painel, “Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o sistema judicial no Direito Comparado”, o ministro do STF Alexandre de Moraes destacou que o Supremo vem se preocupando com a efetivação dos direitos sociais. Segundo ele, o STF já teve oportunidade, em alguns julgamentos, de reconhecer nos direitos sociais o próprio traço de direitos também individuais para fins de garantir os direitos sociais como cláusulas pétreas.
Modelo americano
O procurador do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) Cássio Casagrande traçou um panorama sobre como os Estados Unidos tratam as questões trabalhistas. Segundo ele, não há nos EUA uma Justiça especializada para esse fim, cabendo às Justiças federais e estaduais julgar as demandas. Em alguns casos, antes de entrar com a ação trabalhista, o cidadão recorre às agências administrativas, como a que trata da discriminação no ambiente de trabalho em virtude de orientação sexual, etnia, gênero e religião (Equal Employment Opportunity Commission).
Análise comparada
O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), sediado em Recife (PE), desembargador Sérgio Torres Teixeira, fez uma análise comparada sobre como o assunto é abordado no mundo. As diferenças dos modelos ficam por conta do grau de independência e autonomia dos tribunais, do modelo de graus jurisdicionais, da composição interna das cortes, do volume de causas e do número de juízes. Já as semelhanças são: preocupação com o acesso à Justiça, estímulo às soluções consensuais, celeridade na tramitação das causas e confiança no juiz de 1º grau.
O seminário prossegue hoje à tarde e se encerra amanhã. Todas as palestras serão transmitidas simultaneamente nos canais oficiais no YouTube do STF, do TST e da Enamat.
Acessos: 551
Confira o resultado do sorteio de 65 prêmios de dia dos pais! 🧑🧒
Concorreram todos os associados homens adimplentes, sem a necessidade de inscrição prévia.
Parabéns aos ganhadores e feliz dia dos pais 💙
#anajustrafederal #diadospais #sorteiodepremios #pju #clubedevantagens
Você tem uma amizade que nasceu no Judiciário e ultrapassou as portas do trabalho? Então esta é a sua chance de eternizar essa história! 💛
O prazo para participar da campanha Calendário 2026 foi prorrogado até 15/8.
O tema deste ano é: “Amizade: do trabalho para a vida” uma homenagem aos laços que se transformam em parceria, apoio e até família.
📊 Pesquisas mostram que amizades no trabalho aumentam a satisfação, melhoram o trabalho em equipe e até reduzem o estresse. No serviço público, esses vínculos ganham ainda mais força pela convivência e pelos desafios compartilhados.
📸 Participe!
Acesse o hotsite🔗 anajustrafederal.org.br e envie sua participação até 15/8.
#amizade #judiciariofederal #calendario2026 #anajustrafederal #doTrabalhoParaAVida
A campanha do calendário 2026 está na reta final.
Mande sua foto + um relato especial até 8/8.
👉 Comente “Amizade” para receber o link e participar.
#CalendárioANA2026 #AmizadesReais #Participe
🛍️ Você conhece as melhores opções da sua cidade e a gente quer fechar parceria com elas! Seja uma escola, farmácia, academia ou restaurante, indique para o nosso Clube de Vantagens e ajude a ANAJUSTRA Federal a ampliar a rede de descontos perto de você.
💡 Veja no carrossel como é fácil e rápido fazer sua sugestão!
#ClubedeVantagens #BenefíciosANAJUSTRA #ServidorFederal #Descontos #VidaMaisLeve #EconomiaInteligente
No clima do tema do calendário 2026, trouxemos uma lista de filmes que contam como amizades atravessam o tempo, superam diferenças e muda vidas!
Qual deles você já viu? Colocaria outro na lista? Aproveite e diga pra gente se a sua história de amizade no trabalho também daria um filme! #Amizade #Filmes #anajustra
Você escolhe como quer se manter informado!
Na ANAJUSTRA Federal, a comunicação é do seu jeito: WhatsApp, e-mail ou SMS. 📱📧📩
Na área restrita do nosso site, você pode selecionar os canais pelos quais deseja receber nossas mensagens e os temas do seu interesse, como:
🔹Ações jurídicas
🔹ANAJUSTRA Corretora
🔹Convênios e serviços
🔹Saúde e bem-estar
Assim, garantimos que você receba apenas conteúdos relevantes para o seu dia a dia. 💡
Acesse a área restrita, vá em “Minha conta” e depois em “Preferências de comunicação” para personalizar suas escolhas.
#anajustrafederal #comunicacao #pju #preferenciasdeemail #associados