Nova resolução amplia para 30% cotas nos concursos para o Judiciário
A medida passa a abranger também indígenas e quilombolas.
A atuação proativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para garantir a saúde mental e qualidade de vida dos magistrados e servidores do Judiciário foram fundamentais para que a Justiça brasileira continuasse atuando e prestando bons serviços à sociedade durante a pandemia da Covid-19. Essa foi a avaliação das autoridades que participaram da abertura do 4º Seminário Nacional sobre a Saúde dos Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, nesta segunda-feira, 7/2, de maneira remota, e transmitida pelo canal do CNJ no YouTube.
“O CNJ desempenhou papel fundamental, conduzindo as políticas de enfretamento à pandemia, participando de comitês nacionais de crise e também cuidando do tema sob o ponto de vista interno de seu corpo de pessoal”, enfatizou a conselheira Flávia Pessoa, que também é coordenadora do Comitê Gestor Nacional de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário. “O Poder Judiciário não parou durante a pandemia. Ao contrário, aprimorou processos e desenvolveu atividades em teletrabalho, mostrando sua capacidade de adaptação e resposta às adversidades”, completou.
Na opinião do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, “durante a pandemia, todos nós magistrados e servidores do Judiciário nacional buscamos nos dedicar e superar nossos limites. Mas é inquestionável o alto custo que isso nos impôs”. O ministro lembrou que a preocupação do CNJ com a saúde mental e qualidade de vida do quadro de pessoal da Justiça começou ainda em 2015, com a edição da Resolução 207, que instituiu a Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário. “Esse é um marco importante, sobretudo porque foram definidos princípios, diretrizes e estratégias para a implementação de programas, projetos e ações institucionais voltados à preservação da saúde física e mental de todos os integrantes do Poder Judiciário”, contou.
Observação atenta
A alta transmissibilidade da variante ômicron do novo coronavírus exige uma observação atenta do cenário para a definição do retorno ao trabalho presencial. A avaliação foi feita pelo Secretário de Serviços Integrados de Saúde do Supremo Tribunal Federal (STF), Wanderson Kleber de Oliveira.
Ele falou sobre “A Experiência sobre o retorno às atividades presenciais e a resposta à Covid-19 no Brasil e no Poder Judiciário” e destacou que, desde o início da pandemia, foram editados 33 atos normativos para mitigar a transmissão do vírus nas dependências do STF. Oliveira observou que, apesar de o número de caso de Covid-19 se encontrar em ascensão no momento, o número de óbitos é menor se comparado ao mesmo período do ano passado.
“Isso se deve à cobertura vacinal, que atualmente, alcança a cerca de 70% das pessoas com duas doses. Deveríamos estar com 80% neste momento para interromper a transmissão, além de ampliar a vacinação com a terceira dose”. O secretário destacou que, desde o início da declaração de emergência sanitária pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Supremo adotou uma série de medidas para organizar uma resposta que atendesse ao contexto da doença. “Além dos atos normativos e de ações educativas, adotamos um boletim epidemiológico que permite a cada setor monitorar o desenvolvimento das atividades.”
A padronização e sistematização da coleta de dados, incluindo registro de vacinação e de incidência de casos entre servidores, foi umas das medidas implementada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em parceira com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Segundo a coordenadora de Atenção à Saúde do TSE, Déa Martins, o acompanhamento dos dados relativos à pandemia orientou a administração e forneceu indicativos para prevenção, controle e mitigação dos casos de Covid-19. “A realização das eleições municipais de 2020 foi um dos maiores desafios do período e elas aconteceram com a observação de todos os protocolos sanitários”, explicou.
Assista
Acessos: 4
Presentes, viagens, ceia, amigo secreto… o fim de ano chega com alegrias — e boletos. 😅
Mas com um bom planejamento financeiro, dá pra curtir tudo isso sem começar 2026 no vermelho.
💡 O segredo?
Organização, autocontrole e aproveitar os benefícios e descontos exclusivos da ANAJUSTRA Federal.
🧾 Veja no carrossel o passo a passo pra:
✅ Colocar o orçamento em dia
✅ Usar o 13º com inteligência
✅ E ainda guardar um troco pro início do ano 💰
Porque planejar é um ato de amor-próprio — e o melhor presente que você pode dar à sua família é começar o novo ano em paz (e no azul 💙).
Leia o artigo completo do consultor financeiro, José Carlos Dorte, no nosso site!
#educacaofinanceira #consultoriafinanceira #anajustrafederal
Associados da ANAJUSTRA Federal em Mato Grosso e Santa Catarina têm 25% de desconto na RenovaEco Cooperativa de Energia Renovável, integrante da EDC, uma central de cooperativas que conecta quem produz energia a quem consome créditos de energia.
👉 O melhor? O desconto é extensivo aos dependentes e garante economia mensal na conta de luz, sem necessidade de investimento.
🌿 A parceria vai além da energia solar: quem contratar o serviço pode contar também com seguros com condições exclusivas, por meio da ANAJUSTRA Corretora.
📞 Informações: (61) 3322-6864
✨ Invista em energia limpa, reduza custos e aproveite benefícios que só quem é associado tem!
Saiba mais e confira exemplos reais de economia em
🔗 anajustrabeneficios.com.br
#anajustrafederal #energiasolar #energiarenovavel #economiasustentavel #renovaeco #edc #associadosanajustra #beneficiosanajustra #sustentabilidade #energialimpa
Com mais de 160 anos de tradição, o Colégio Cruzeiro @colegiocruzeirooficial é referência em ensino integral e formação humanista no Rio de Janeiro.
Associados da ANAJUSTRA Federal têm 5% de desconto nas mensalidades, extensível a dependentes legais, nas unidades Centro e Jacarepaguá.
Uma parceria que valoriza a educação, a família e o futuro. 💙
#anajustrafederal #clubedevantagens #colégiocruzeiro #educação #servidorpúblico #benefícios
Dezembro está chegando e é tempo de desacelerar, recarregar as energias e, se possível, conhecer novos destinos. 🌎
Pelo Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal, associados contam com condições especiais em pacotes e transporte para aproveitar cada momento da viagem.
Confira alguns dos parceiros que tornam isso possível:
🚌 Flixbus
🚗 Letur Locação e Turismo
🏖️ Bancorbrás
💳 Visa Pronto
💱 Travelex Confidence
🌍 CH Tur
Acesse anajustrabeneficios.com.br e planeje sua próxima viagem com economia e praticidade. 💚
#anajustrafederal #clubedevantagens #viagem #benefícios #turismo #descontos
Planejar, revisar e evoluir. ✨
A Agenda ANAJUSTRA Federal 2026, com o apoio da Financeira BRB, foi feita para acompanhar você durante todo o ano, com páginas que ajudam a equilibrar tarefas, finanças e objetivos pessoais.
Mais do que uma agenda, um incentivo à organização e ao bem-estar. 💚
#anajustrafederal #financeirabrb #organização #planejamento #agenda2026 #soumaisjustiça
Cuidar de você também é aproveitar benefícios! 💅💆♀️🌸
No Clube de Vantagens, há descontos em cosméticos, acessórios, eletros e muito mais.
Transforme seu autocuidado em momentos únicos.
#anajustrafederal #clubedevantagens #autocuidado #descontos