Tesouro Nacional cria novo sistema para monitorar custos

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Num esforço para mostrar o compromisso do governo Dilma Rousseff com austeridade fiscal, o Tesouro Nacional publicou nesta quinta-feira no Diário Oficial uma portaria que cria o Sistema de Custos Federal. A estrutura vai ser alimentada por bancos de dados como o Siafi e vai ajudar os técnicos da equipe econômica a medir a eficiência dos gastos públicos. 

“É um instrumento efetivo na gestão dos recursos públicos”, explicou o subsecretário do Tesouro, Cléber Oliveira.

O Tesouro será o responsável pela gestão do sistema, mas cada ministério terá um representante para acompanhar a estrutura. A partir do sistema, os gastos não serão analisados como simples despesas, mas pelo custo que geram para a União e pelo benefício que trazem.

A criação do Sistema de Custos vinha sendo preparada pelo Ministério da Fazenda ainda no governo Lula. Mas sua criação só saiu do papel agora que a equipe econômica precisa mostrar que está comprometida não só com a redução dos gastos, mas também com a qualidade do que é desembolsado por cada ministério.

Além do Siafi, o novo sistema será alimentado com dados do Sistema de Informações Gerenciais e de Planejamento (Sigplan), do Ministério do Planejamento. O Sigplan mostra, por exemplo, a execução do Plano Plurianual (PPA) pelos ministérios.

Fonte: O Globo

abortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nywhy women cheat cheaters why married men cheatafter an abortion website-knowledge.com las vegas abortion clinicswhen your wife cheats i love my wife but i want to cheat how to know your wife cheated

Acessos: 0

Janeiro é o mês dedicado a lembrar que a saúde mental merece espaço, cuidado e atenção.

O Janeiro Branco convida cada um de nós a olhar para dentro, reconhecer emoções, fortalecer vínculos e buscar apoio quando necessário.

🧠 Cuidar da mente é tão essencial quanto cuidar do corpo.

Isso inclui pausas, limites, conversas verdadeiras e a consciência de que não precisamos enfrentar nada sozinhos.

Que 2026 comece com mais leveza, acolhimento e bem-estar.

A ANAJUSTRA Federal apoia essa causa e reforça: você importa, sua saúde importa.

#janeirobranco #saúdemental #anajustrafederal
32 0