Tribunais medem eficiência com meta de reduzir congestionamento processual em 2024
A Justiça brasileira baixou ao menos 39 processos a cada 100.
Terminou em acordo o primeiro processo da Justiça do Trabalho do Ceará iniciado via internet. Em audiência realizada na manhã desta terça-feira (27) na 12ª Vara do Trabalho de Fortaleza para tratar de reclamação trabalhista envolvendo um frentista e um posto de combustível, ficou acordado o pagamento de R$ 800 ao trabalhador. A petição inicial do processo foi cadastrada em 1º de julho, primeiro dia de funcionamento do novo Portal de Serviços do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE).
Desde a inauguração do serviço, cerca de 1.800 pessoas se cadastraram no Portal. Deste total, 390 já apresentaram a documentação comprovando as informações declaradas no site. Após o cadastramento, o usuário pode consultar o andamento de processos, consultar a pauta de julgamentos do Tribunal e advogados podem cadastrar petições iniciais sem ter que comparecer à Vara do Trabalho.
Cerca de 30% das petições iniciais cadastradas no site desde o início de julho foram distribuídas para Varas do Trabalho do interior do estado. A Vara de Limoeiro do Norte, por exemplo, localizada a cerca de 200 quilômetros de Fortaleza, terá sua primeira audiência decorrente de um processo iniciado via internet no dia 19 de agosto. O processo envolve uma fabrica de doces e uma ex-empregada.
“O novo Portal facilita o atendimento ao cidadão e melhora a prestação de nossos serviços”, explica juiz titular da 12ª Vara do Trabalho de Fortaleza, Antonio Teófilo Filho. Ele acredita que a demanda pelo serviço deve aumentar à medida que as pessoas se adaptem ao Portal. A Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT/CE estima que até o final do ano cerca de 800 petições iniciais sejam apresentadas a cada mês por meio do Portal. O TRT/CE recebe cerca de 4.000 petições por mês.
Treinamento
Para treinar advogados trabalhistas a operarem o novo Portal de Serviços, o TRT/CE está realizando cursos no Fórum Autran Nunes. Durante o treinamento são transmitidas instruções sobre as funcionalidades do Portal como, por exemplo, consulta processual, peticionamento eletrônico, cadastro de usuário e outras ferramentas do sistema. Duas turmas de 12 advogados já foram capacitadas e o treinamento segue de acordo com a demanda apresentada pela Associação dos Advogados Trabalhistas do Ceará (Atrace).
O TRT/CE também disponibiliza na internet um simulador de operações, para que os usuários possam se familiarizar com a nova ferramenta.
Fonte: TRT7
why women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheatwill my girlfriend cheat site cheat on my girlfriendhow to cheat on my husband why men have affairs cheaterswhy did my boyfriend cheat i found out my boyfriend cheated on me i had a dream that i cheated on my boyfriend
Acessos: 0