Audiência debate descumprimento de direitos dos servidores

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O doutor em Direito Constitucional e professor da PUC de São Paulo André Ramos Tavares criticou há pouco, em audiência pública, decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que recomendou à Advocacia-Geral da União (AGU) a análise e reforma de decisões judiciais relativas à concessão de reajustes salariais por via judicial.

A orientação do tribunal é que sejam reavaliadas as sentenças que causem “distorções na melhoria salarial ou enriquecimento ilícito do servidor”. Tavares referia-se ao Acórdão 2161/2005 do TCU. Para o advogado, o acórdão “retoma decisões já tomadas e transitadas em julgado”.

O acórdão (decisão proferida por tribunal em grau de recurso) considera procedente representação sobre distorções introduzidas na remuneração do serviço público federal, derivadas do incorreto processamento de vantagens oriundas de planos econômicos.

O TCU determina à Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento que, entre outras medidas, promova as modificações no sistema Siape, a fim de que as rubricas referentes às sentenças judiciais sejam pagas em valores nominais, e não com base na aplicação contínua e automática de percentuais sobre todas as parcelas salariais do servidor.

Conforme a decisão do TCU, os órgãos públicos deverão promover o levantamento das quantias indevidamente pagas a servidores, a fim de adotar os procedimentos administrativos com vistas ao ressarcimento aos cofres do Tesouro Nacional.

A audiência pública foi proposta pela deputada Fátima Bezerra (PT-RN) e realizada em parceria pelas comissões de Legislação Participativa; e de Trabalho, Administração e Serviço Público. À tarde, será discutido o controle de legalidade dos atos administrativos e segurança jurídica.

TCU diz que mandou rever atos da administração, não decisões judiciais

O auditor do Tribunal de Constas da União (TCU) Pedro Ricardo Apolinário garantiu que, em nenhum momento, o tribunal emitiu decisões para desconstituir a “coisa julgada”. Segundo ele, ao determinar a supressão de vantagem de servidores públicos federais, o TCU está aplicando decisão de tribunais superiores.

“O TCU vem determinando supressão de vantagem, porque a lei e o ato judicial são passíveis de interpretação. O TCU pode avaliar e constatar que a administração interpretou a decisão erroneamente”, defendeu. Segundo ele, o tribunal não está reprimindo a decisão judicial, mas sim ato administrativo que sob o pretexto de interpretar a lei, extrapola seus limites.

Apolinário participa neste momento, no plenário 3, de audiência pública da Comissão de Legislação Participativa sobre cumprimento de direitos de servidores.

Fonte: Agência Câmara

why did my husband cheat why my husband cheated on me cheated on my husband

Acessos: 0

📔🗓️✨Quem não vê a hora de planejar 2025? 

O envio do nosso calendário e agenda está próximo de começar. E, se prepare! 

Você vai se surpreender, porque eles estão mais lindos e funcionais que nunca! 

#anajustrafederal #agenda2025 #agendaanajustrafederal #associadoanajustrafederal
🎉 Os prêmios sorteados no Dia do Servidor estão sendo entregues aos ganhadores, e o sortudo Sebastião Rodrigues dos Santos, do TST, já está com a nova cafeteira Nespresso em mãos! 

Sebastião, associado há mais de 10 anos, ressaltou a emoção de ser sorteado pela primeira vez:

🗯️ “Na hora que recebi a notícia, fiquei super feliz! A gente nunca espera ser premiado assim… Acompanhar as ações da associação sempre vale a pena!” 

👏 Parabéns, Sebastião! E a lista completa dos ganhadores está no nosso site, acesse e confira.

#FestivalDePrêmios #DiaDoServidor #ANAJUSTRAFederal
🎙️O presidente da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Judiciário (@funprespjud ), Amarildo Vieira, conversou com a jornalista Leandra Ribeiro na 14ª edição do Podser, podcast do servidor, da ANAJUSTRA Federal.

No bate-papo, ele falou sobre essa possibilidade e como os servidores podem se preparar para novas mudanças. Amarildo também esclareceu as vantagens oferecidas pela previdência privada e outros assuntos.

Vem para o nosso site ouvir e ficar por dentro de tudo! 

#anajustrafederal #reformadaprevidencia #previdencia #previdenciaprivada #funprespjud #amarildovieira #servidoresdojudiciariofederal
Pelo segundo ano consecutivo, por meio da nossa parceria com o Banco BRB, conseguimos viabilizar, além do tradicional Calendário, nossa Agenda institucional. 

Associados da ANAJUSTRA Federal receberão em casa Agenda e Calendário 2025!

Aguarde 🏠🗓️📒

#anajustrafederal #vemai #agenda2025 #agendaanajustrafederal #bancobrb #pju #calendario2025 #servidorpublicofederal
Quem aí também está ansioso por essa entrega? 😍

#anajustrafederal #calendario2025anajustrafederal #agenda2025anajustrafederal
Cuidar da saúde é um ato de amor e força. A campanha Outubro Rosa já está na reta final, mas devemos sempre nos lembra da importância da realização dos exames preventivos contra o câncer de mama. 

Prevenir é o primeiro passo para garantir mais saúde e qualidade de vida.

Você já fez seu autoexame? Marque sua consulta e compartilhe essa mensagem com quem você ama.

💗Quem tem peito, previne!

#OutubroRosa #Prevenção #CâncerDeMama #JUSAÚDE #ANAJUSTRAFederal