Finanças

Prazo de entrega do IR termina na próxima segunda, 31

26/05/2021 08:14 | Fonte: Alessandra Martins, da assessoria

Tire dúvidas com a consultoria financeira da ANAJUSTRA Federal.

A+ A-

Consultoria atende via e-mail, WhatsApp e chat online. - ANAJUSTRA Federal Consultoria atende via e-mail, WhatsApp e chat online. - ANAJUSTRA Federal

Prorrogado por conta dos efeitos da pandemia da Covid-19, o prazo para os contribuintes brasileiros entregarem suas declarações de Imposto de Renda termina na próxima segunda-feira, 31/5. A estimativa da Receita Federal é receber cerca de 32 milhões de documentos até lá.

Se você é um dos que ainda não prestaram contas ao leão e é associado da ANAJUSTRA Federal, pode contar com o auxílio da assessoria financeira por e-mail, WhatsApp e chat. O atendimento, que é comandado pelo consultor José Carlos Dorte, está disponível de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h30, horário de Brasília.

Graça Souza, associada há vários anos, foi uma das que utilizaram o serviço neste ano. Beneficiada pela ação de RRA dos Quintos, ela precisou de esclarecimentos sobre a forma correta de declarar o valor restituído. “Valeu muito a pena e indico o serviço para todos os associados”, avaliou a aposentada pelo TRT6.

Sobre o tema, o consultor financeiro da associação publicou artigo em novembro passado e explicou que “trata-se de um Rendimento Isento e Não Tributável. 

Quer saber mais? Leia
RRA dos Quintos: orientações para quem caiu na malha fina

Dicas de última hora

O consultor da ANAJUSTRA Federal alerta que quem perder o prazo de envio do IR estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. Além disso, lembra que o sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia. Fica indisponível na madrugada, entre 1 hora e 5 horas. “É preciso ficar atento a esses detalhes para não ser prejudicado posteriormente”, enfatiza.

Outra dica do consultor para esses últimos dias de prazo é usar o recurso da declaração pré-preenchida, que resgata informações que a Receita Federal já possui. “Isso simplifica o envio da declaração de imposto de renda e evita erros no preenchimento que podem levar à malha fina.”

Como tirar dúvidas?

Para tirar sua dúvida pelo aplicativo ou chat, localize no rodapé do site os ícones do WhatsApp ou da ferramenta de mensagens em tempo real. Ao optar pela primeira opção, inicie a conversa e responda com o número 8 (Imposto de Renda) para falar com a consultoria financeira. O associado também pode salvar o número (61) 3322-6864 na agenda do celular e iniciar o atendimento pelo próprio aparelho.

Se preferir falar pelo chat, selecione essa opção no rodapé do site, informe seus dados pessoais e descreva sua dúvida para iniciar o atendimento.

Além disso, os associados também podem enviar suas perguntas para financas@anajustra.org.br e, em um prazo de 48h, receberão a resposta.