Saindo do vermelho Foto: ANAJUSTRA Federal

"Saindo do vermelho: economia doméstica para servidores". Assista todas as aulas do curso

São quatro vídeoaulas e materiais complementares para ajudar você a economizar no dia a dia.

A+ A-

A consultoria financeira da ANAJUSTRA Federal lançou, no final de abril, o segundo curso exclusivo da área para associados da entidade. “Saindo do vermelho: economia doméstica para servidores” foi dividido em quatro videoaulas, uma ministrada pelo consultor, José Carlos Dorte, e as demais comandadas pela administradora e especialista em economia doméstica, Emanuelle Gaíva.

Na primeira delas, Dorte aponta alguns princípios da economia comportamental por meio do famoso conto “O lago dos cisnes”. O objetivo, segundo ele, é mostrar “a dualidade das forças que habitam dentro de nós e a relação delas com as finanças pessoais.”

“Sinteticamente, a economia comportamental diz que muitas de nossas escolhas, principalmente as econômicas, são mais emocionais que racionais e, por isso, é tão importante conhecer-se”, diz o consultor.

Ainda conforme ele, é importante destacar que o foco do curso não é formar especialistas em economia, e sim proporcionar aos alunos uma visão mais ampla da sua vida financeira. “Queremos que os servidores tenham conhecimento de regras e atitudes básicas para tomar decisões assertivas, evitar o superendividamento, que é uma realidade para grande parte do funcionalismo, e quem sabe até fazer o dinheiro render mais.”

Assista a aula 1


Saia das dívidas

Este é o tema da aula 2. Em pouco mais de quarenta minutos, Emanuelle explica o cenário financeiro atual dos brasileiros e, mais detalhadamente, o dos servidores públicos, que “ralam” para conquistar seus cargos e, depois de certo tempo, percebem que o salário que os atraiu já não é suficiente. Na aula, Emanuelle ensina que “dinheiro é tempo, dedicação, suor, sacrifício, lágrimas, renúncias”. E, para ela, “quando você joga o dinheiro no lixo, você está jogando fora o seu trabalho e todo esforço pra chegar onde chegou”.

Confira a aula 2


Conheça sua realidade

Você sabe qual a sua real situação hoje? Quanto você ganha líquido? Quanto tem de empréstimos? Quando eles finalizam? Quais são os seus gastos mensais? Você conhece a sua realidade financeira? Esses são pontos tratados na aula 3 do curso. No vídeo, ela apresenta também os conceitos de “receita”, “gastos fixos” e “gastos variáveis” e ensina como controlar as despesas domésticas mensais por meio de ferramentas simples como uma caderneta ou planilha.


Faxina financeira

Na última aula do curso, intitulada Faxina financeira, a especialista conta como se livrar das contas em excesso, zerar empréstimos e ainda formar uma reserva de emergência.



Dúvidas?

Tem dúvidas sobre algum ponto abordado pelos especialistas?
Envie e-mail para financas@anajustra.org.br com a sua pergunta e eles responderão em até 48h.

Baixe

Aula 1
Aula 2
Aula 3
Aula 4

Planilha de orçamento doméstico