Finanças

Erros comuns na declaração do IR levam milhares à malha fina

10/03/2021 12:05 | Fonte: Alessandra Martins, da assessoria

Consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal lista os quatro mais observados por ele.

Consultoria financeira da entidade auxilia servidores a evitarem a retenção da declaração. | Foto: ANAJUSTRA Federal
A+ A-

“Muitos servidores acabam caindo em malha fina por erros comuns”, diz o consultor financeiro, José Carlos Dorte, que auxilia os associados da ANAJUSTRA Federal na prestação de contas ao Leão todos os anos.

Entre as falhas mais observadas por ele está a não declaração dos rendimentos dos dependentes. “O cruzamento de informações do programa do IR é cada vez mais preciso e a falta destas informações gera inconsistência que leva o servidor para a malha”, explica.

Dorte alerta ainda que, neste ano, os servidores que têm dependentes que receberam o Auxílio Emergencial devem declarar os valores recebidos. É preciso ainda verificar a situação do CPF do titular da declaração, uma vez que ele pode ter sido usado.

Outro erro comum é a omissão de rendimentos de aluguel. Segundo o consultor, há um cruzamento da Declaração de Informações de Atividades Imobiliárias (DIMOB) com as informações fornecidas pelo contribuinte e isso faz com que sua declaração também seja retida.

Confira a lista do consultor com os 4 erros mais comuns

1) Não declarar os rendimentos de dependentes. Há um cruzamento de informações com a fonte pagadora e isso gera inconsistência.
2) Não declarar rendimentos de aluguel. A Receita Federal faz o cruzamento com o DIMOB, um formulário enviado pelas imobiliárias que contém essa informação.
3) Utilizar recibos de despesas não dedutíveis , como se fossem dedutíveis. Exemplo: curso de inglês, cursos rápidos, etc.
4) Utilizar despesas com plano de saúde como dedutíveis , quando são integralmente pagas pelas empresas ou órgãos. Neste caso, os arquivos enviados pelas empresas são cruzados com a declaração dos funcionários.

Atendimento online e gratuito para associados

Para evitar problemas, se você tem dúvidas na hora de informar esses ou outros rendimentos à Receita, conte com o atendimento da assessoria financeira da ANAJUSTRA Federal, que responde dúvidas do associado via e-mail, chat ou WhatsApp. O serviço está disponível de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h30, horário de Brasília.

Os associados podem enviar suas perguntas para financas@anajustra.org.br e, em um prazo de 48h, receberão a resposta.

Para tirar sua dúvida pelo WhatsApp ou chat, localize no rodapé do site os ícones do app ou da ferramenta de mensagens em tempo real. Ao optar pela primeira opção, inicie a conversa e responda com o número 8 (Imposto de Renda) para falar com a consultoria financeira. O associado também pode salvar o número (61) 3322-6864 na agenda do celular e iniciar o atendimento pelo próprio aparelho.

Se preferir falar pelo chat, selecione essa opção no rodapé do site, informe seus dados pessoais e descreva sua dúvida para iniciar o atendimento.