Erros comuns na declaração do IR levam milhares à malha fina

Consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal lista os quatro mais observados por ele.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

“Muitos servidores acabam caindo em malha fina por erros comuns”, diz o consultor financeiro, José Carlos Dorte, que auxilia os associados da ANAJUSTRA Federal na prestação de contas ao Leão todos os anos.

Entre as falhas mais observadas por ele está a não declaração dos rendimentos dos dependentes. “O cruzamento de informações do programa do IR é cada vez mais preciso e a falta destas informações gera inconsistência que leva o servidor para a malha”, explica.

Dorte alerta ainda que, neste ano, os servidores que têm dependentes que receberam o Auxílio Emergencial devem declarar os valores recebidos. É preciso ainda verificar a situação do CPF do titular da declaração, uma vez que ele pode ter sido usado.

Outro erro comum é a omissão de rendimentos de aluguel. Segundo o consultor, há um cruzamento da Declaração de Informações de Atividades Imobiliárias (DIMOB) com as informações fornecidas pelo contribuinte e isso faz com que sua declaração também seja retida.

Confira a lista do consultor com os 4 erros mais comuns

1) Não declarar os rendimentos de dependentes. Há um cruzamento de informações com a fonte pagadora e isso gera inconsistência.
2) Não declarar rendimentos de aluguel. A Receita Federal faz o cruzamento com o DIMOB, um formulário enviado pelas imobiliárias que contém essa informação.
3) Utilizar recibos de despesas não dedutíveis , como se fossem dedutíveis. Exemplo: curso de inglês, cursos rápidos, etc.
4) Utilizar despesas com plano de saúde como dedutíveis , quando são integralmente pagas pelas empresas ou órgãos. Neste caso, os arquivos enviados pelas empresas são cruzados com a declaração dos funcionários.

Atendimento online e gratuito para associados

Para evitar problemas, se você tem dúvidas na hora de informar esses ou outros rendimentos à Receita, conte com o atendimento da assessoria financeira da ANAJUSTRA Federal, que responde dúvidas do associado via e-mail, chat ou WhatsApp. O serviço está disponível de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h30, horário de Brasília.

Os associados podem enviar suas perguntas para financas@anajustra.org.br e, em um prazo de 48h, receberão a resposta.

Para tirar sua dúvida pelo WhatsApp ou chat, localize no rodapé do site os ícones do app ou da ferramenta de mensagens em tempo real. Ao optar pela primeira opção, inicie a conversa e responda com o número 8 (Imposto de Renda) para falar com a consultoria financeira. O associado também pode salvar o número (61) 3322-6864 na agenda do celular e iniciar o atendimento pelo próprio aparelho.

Se preferir falar pelo chat, selecione essa opção no rodapé do site, informe seus dados pessoais e descreva sua dúvida para iniciar o atendimento.

Acessos: 9

O planejamento de 2026 já está se traduzindo em entregas concretas para os associados.

Parcerias, benefícios e novas iniciativas estão em andamento.

Tem novidade importante aí 👀
Vale assistir ao vídeo até o final.

#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
26 2
A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria. 

Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria. 

👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.

#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
26 91
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval

O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.

A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @‌poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.

Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.

“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.

📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @‌poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus

A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.

#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
42 7
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.

🗓 Prazo para responder: até 20/2

📍 Disponível na área restrita

As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
14 0
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.

O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.

💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.

🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.

📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira
45 6