TIRA DÚVIDAS

13 perguntas e respostas sobre a ação de RRA de Outras Verbas

Tire suas dúvidas e não perca o direito de restituir os valores.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

-

Você sabe o que significa a sigla RRA? Sabe que a nossa ação de RRA de Outras Verbas tem decisão transitada em julgado e que cerca de 20 mil servidores da Justiça Trabalhista ainda podem ser beneficiados por ela?

Quer entender o que deu origem a ela, conferir se você é um dos beneficiários, seus valores ou como aderir?

Veja abaixo as 13 principais perguntas e respostas sobre esse tema, tire suas dúvidas e não perca o direito de restituir os valores pagos a mais para a Receita Federal.

A matéria responde também sobre a futura possibilidade de adesão de novos associados, de ramos como a Justiça Eleitoral e a Federal.

1. O que significa a sigla RRA?

Rendimentos Recebidos Acumuladamente. Eles nada mais seriam que valores recebidos de uma única vez e, por isso, na declaração de imposto de renda têm tratamento tributário específico.

2. Qual o objeto da ação de RRA de Outras Verbas?

Servidores que receberam valores de forma acumulada de verbas como o artigo 22 da Lei 11.416/2006, progressão funcional e URV, a partir de 2006, tiveram um desconto maior do imposto de renda, pois, no pagamento administrativo e/ou judicial, foi empregado indevidamente o regime de caixa e não o de competência.

Segundo o regime de competência, não existiria imposto a pagar sobre o montante ou ele seria bastante reduzido, resultando em expressivo ganho financeiro para o associado. Assim, a ação dá direito à restituição dos valores pagos a mais para a Receita Federal.

Importante saber

Na forma de regime de caixa, os passivos recebidos de forma acumulada pelos servidores tiveram a incidência do imposto de renda sobre o montante total, gerando a retenção de quantias maiores do que se tivesse ocorrido a retenção mês a mês (regime de competência).

3. De quais “outras verbas” estamos falando?

Artigo 22 da Lei 11.416/2006  – progressão funcional, URV, dentre outras, ou seja, qualquer pagamento recebido de forma acumulada pelo servidor junto ao seu Tribunal que tenha ocorrido a incidência do imposto de renda pelo Regime de Caixa.

4. Esta ação já foi julgada?

Sim. É uma ação transitada em julgado, que está em fase de execução, ou seja, em fase de cumprimento de sentença, para posterior pagamentos, após a homologação dos cálculos pelo juiz da execução.

5. Quem pode se beneficiar dela?

Servidores que receberam valores judiciais e administrativos, de 2006 a 2012. Estima-se que cerca de 20 mil servidores da JT têm direito de participar da execução. Outros cinco mil já tiveram os valores homologados e os receberão, em breve.

6. Qual o número do processo relativo à execução de RRA de Outras Verbas?

O número do processo está disponível na área restrita, para os servidores que já possuem processo tramitando, ou seja, 5 mil associados. Acesse para conferir.

7. Qual valor tenho para receber?

Em uma estimativa da entidade, os associados têm de R$ 1 mil a R$ 100 mil para receber. Para calcular o valor individualizado, no entanto, a ANAJUSTRA Federal precisa ter acesso ao valor dos passivos pagos aos servidores. Esses dados já foram solicitados aos tribunais e aguardamos as respostas para formalizá-los.

8. A ANAJUSTRA Federal enviou ofício para o meu tribunal, o TRT12?

Sim, os ofícios com o pedido do total de passivos pagos aos servidores foram encaminhados para a diretoria-geral de todos os TRTs e estamos aguardando as respostas para realizar os cálculos e disponibilizá-los aos associados.

9. Eu sou do TRT13 e meu tribunal ainda não fez a planilha com os valores a que tenho direito. O que fazer?

Você pode nos ajudar solicitando ao tribunal que responda nosso ofício para que, assim, possamos realizar o cálculo estimado da sua restituição.

10. Sou associado. Como saber se já estou na ação?

Você pode consultar se já está inscrito no processo ao final desta matéria ou acessando a área restrita.

11. Se eu tiver direito à restituição, em quanto tempo receberei o passivo?

Os passivos enquadrados como requisições de pequeno valor (RPVs) podem ser pagos em até 60 dias após a homologação dos cálculos e autuação no site do TRF. Já os precatórios demoram um pouco mais, pois precisam de inclusão no orçamento da União, até o dia 02 de Abril de cada ano.

12. Sou novo associado. Posso aderir?

O processo inicial já transitou em julgado e a ANAJUSTRA Federal entrou com pedido de extensão da decisão para atingir também os novos associados. Esse pedido já teve parecer favorável e a associação aguarda, agora, o trânsito em julgado dele para reabrir a ação para novas adesões.

13. Como saber se tenho direito?

Faça a consulta abaixo

Acessos: 144814

Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.

Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.

Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.

Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.

Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.

Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎

#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
17 2
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”? 

Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?

Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔

Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.

Neste primeiro episódio, ele explica:

✔️ O que faz sentido pagar à vista

✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha

✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela

📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!

#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
28 10
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.

O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.

→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.

#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
16 1
2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.

Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.

Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!

📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br

#anajustra #viajar #seguroviagem
12 0
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
134 10
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
11 0