TRT4 incentiva servidores utilizarem bicicleta como meio de transporte e adere ao “De Bike para o Trabalho”
Andar de bicicleta não é apenas um lazer para muitas pessoas que adotaram a “magrela” como meio de transporte alternativo, com benefícios para a saúde, descongestionamento do trânsito e diminuição da poluição nas cidades. Os servidores, estagiários, terceirizados e magistrados do TRT4 também ganharam um incentivo a mais no dia 14 de dezembro, quando foi oficializado o convênio com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), para o Regional participar do projeto “De Bike para o Trabalho”, desenvolvido pela Prefeitura de Porto Alegre.
Além de aperfeiçoar a estrutura de apoio aos adeptos da bicicleta, o Tribunal lançará um cadastro interno de ciclistas, a fim de formar um grupo que possa trocar informações e até mesmo organizar ações conjuntas. A parceria com a EPTC também renderá outros frutos, como o mapeamento de rotas para se chegar aos prédios da Justiça do Trabalho de bicicleta e ações de capacitação. A primeira delas já ocorreu em novembro, o curso “Pedalando com Segurança”, na modalidade de educação a distância, com mais de 200 inscritos.
Durante a cerimônia para assinatura do convênio, também ocorreu a apresentação dos resultados da pesquisa interna e dos projetos de instalação de vestiários. Na ocasião, o coordenador do Programa Trabalho Seguro no TRT-RS, desembargador Raul Zoratto Sanvicente, também entregou coletes sinalizadores a três servidores ciclistas que auxiliaram na concepção do projeto: Juliana Grassi, Rodrigo Leandro de Almeida Santos e Marcos Paulo Massirer Bitencourt.
A solenidade foi encerrada com o depoimento de Tânia Pires, coordenadora do projeto BiciEscola. Lançado em 2013, o projeto oferece aulas teóricas e práticas para pessoas que desejam aprender a andar de bicicleta como meio de transporte ou lazer. Os encontros acontecem nas manhãs de domingo, no velódromo do Parque Marinha do Brasil, na capital gaúcha. O projeto está aberto a receber todos os integrantes da comunidade jurídico-trabalhista interessados em participar. Mais informações no site do BiciEscola ou pelo e-mail biciescola@gmail.com.
*Com informações do TRT4
Acessos: 0