Palmeira “miriti” é matéria prima de esculturas expostas no TRT8
A palmeira conhecida como “miriti” é a principal matéria prima utilizada nas criações do artista plástico Francelino Mesquita, paraense de nascimento. O Espaço Cultural do TRT8, sediado em Belém (PA), recebe durante este mês a exposição “Estereoscopia” com oito esculturas fabricadas por Francelino, que participou da abertura, no dia 6/10.
Na ocasião, o artista agradeceu a oportunidade e falou sobre a proposta de seu trabalho. “É uma honra ter vocês aqui. Fico feliz de ter pessoas que apreciam o meu trabalho e a proposta é divulgar o miriti, que neste período se torna muito visível, e mostrar ao público em geral que o miriti não é só brinquedo. Há outras possibilidades através da habilidade artística e quero mostrar essa diversidade”, destacou.
Para quem visitou a exposição, as obras foram uma grata surpresa. “Achei uma exposição muito bonita e bem diferente das anteriores. Gostei principalmente porque ela divulga um material que é da região. É bem interessante vir visitar”, destacou o servidor Antônio Heitor. Para o servidor Rafael Paiva, natural de Minas Gerais, que acabou de ingressar no tribunal, foi uma oportunidade de conhecer mais sobre este produto da região. “Eu não conhecia o miriti, essa é minha primeira exposição aqui e achei bem interessante. Prestei atenção na explicação dele e achei bem legal”, afirmou.
A vice-presidente do TRT8, desembargadora Sulamir Monassa, acompanhada do desembargador Walter Paro, coordenador regional do programa Trabalho Seguro, estiveram na exposição e puderam conversar com o artista e conhecer mais sobre o seu processo de trabalho. “A leveza das peças é impressionante e podemos ver porque chamam o miriti de ‘o isopor da amazônia’”, destacou a desembargadora. Para o desembargador Walter Paro, o trabalho se destaca pela grandiosidade, “uma peça como essa principal deveria estar exposta constantemente, porque chama atenção pela beleza e pela complexidade na sua execução”.
Todas as peças da exposição estão à venda e podem ser encomendadas em versões menores. Os interessados podem entrar em contato com o artista plástico Francelino pelo telefone (91) 98165-8785.
Confira as fotos da exposição no Flickr.
*Com informações do TRT8
Acessos: 0