Palmeira “miriti” é matéria prima de esculturas expostas no TRT8

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A palmeira conhecida como “miriti” é a principal matéria prima utilizada nas criações do artista plástico Francelino Mesquita, paraense de nascimento. O Espaço Cultural do TRT8, sediado em Belém (PA), recebe durante este mês a exposição “Estereoscopia” com oito esculturas fabricadas por Francelino, que participou da abertura, no dia 6/10.

Na ocasião, o artista agradeceu a oportunidade e falou sobre a proposta de seu trabalho. “É uma honra ter vocês aqui. Fico feliz de ter pessoas que apreciam o meu trabalho e a proposta é divulgar o miriti, que neste período se torna muito visível, e mostrar ao público em geral que o miriti não é só brinquedo. Há outras possibilidades através da habilidade artística e quero mostrar essa diversidade”, destacou.

Para quem visitou a exposição, as obras foram uma grata surpresa. “Achei uma exposição muito bonita e bem diferente das anteriores. Gostei principalmente porque ela divulga um material que é da região. É bem interessante vir visitar”, destacou o servidor Antônio Heitor. Para o servidor Rafael Paiva, natural de Minas Gerais, que acabou de ingressar no tribunal, foi uma oportunidade de conhecer mais sobre este produto da região. “Eu não conhecia o miriti, essa é minha primeira exposição aqui e achei bem interessante. Prestei atenção na explicação dele e achei bem legal”, afirmou.

A vice-presidente do TRT8, desembargadora Sulamir Monassa, acompanhada do desembargador Walter Paro, coordenador regional do programa Trabalho Seguro, estiveram na exposição e puderam conversar com o artista e conhecer mais sobre o seu processo de trabalho. “A leveza das peças é impressionante e podemos ver porque chamam o miriti de ‘o isopor da amazônia’”, destacou a desembargadora. Para o desembargador Walter Paro, o trabalho se destaca pela grandiosidade, “uma peça como essa principal deveria estar exposta constantemente, porque chama atenção pela beleza e pela complexidade na sua execução”.

Todas as peças da exposição estão à venda e podem ser encomendadas em versões menores. Os interessados podem entrar em contato com o artista plástico Francelino pelo telefone (91) 98165-8785. 

Confira as fotos da exposição no Flickr.

*Com informações do TRT8

Acessos: 1

📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval

O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.

A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @‌poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.

Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.

“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.

📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @‌poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus

A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.

#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
20 5
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.

🗓 Prazo para responder: até 20/2

📍 Disponível na área restrita

As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
13 0
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.

O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.

💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.

🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.

📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira
44 5
💡 Você já usa o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal?

Se você é associado, o acesso é simples e rápido:
use o mesmo CPF e senha do site principal.

E tem mais: seus dependentes também podem aproveitar 💙
Na área restrita, é possível cadastrar cônjuge, filhos ou netos. Cada um recebe um link por e-mail para criar o próprio login.

São mais de mil convênios e serviços pensados para ajudar você a economizar no dia a dia.

👉 Acesse, cadastre e aproveite seus benefícios exclusivos.

#anajustrafederal #convenios #beneficios
41 3
Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.

Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.

Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.

Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.

Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.

Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎

#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
21 2