Romance baseado em memórias será lançado no TRT1

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

“Do outro lado da Alcântara. Devaneios quase póstumos” é o nome do livro de Bruna da Penha Mendonça Coelho, que será lançado na quarta-feira, 21, das 11h às 14h, no Centro Cultural do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ), localizado no térreo do Prédio-Sede,na Av. Presidente Antônio Carlos, 251, Centro.

A autora do livro ingressou na faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 2012, onde atua como monitora de disciplina atualmente, e já realizou intercâmbio acadêmico em 2013 na Universitat Jaume, na Espanha. Em novembro de 2010, obteve o  1º lugar no concurso de redação Sinepe Rio 2010, com a redação intitulada “Miscigenados por natureza”, do livro “Respeito às diferenças: por uma nova forma de convivência” (2010).

O livro também pode ser adquirido pelo site da Editora Juruá e custa R$57 na versão impressa ou R$39,90 no formato e-Book.

Confira a sinopse do livro abaixo:

“Rubens Alcântara acaba de completar sessenta anos de idade e decide escrever suas memórias, repletas de pessimismo ímpar. Desde as primeiras linhas, já estabelece uma relação conflituosa até mesmo com o leitor, advertindo-o que perdeu a memória há alguns anos e que por vezes tem átimos de insanidade que por descuido podem passar da cabeça à tinta e da tinta ao papel. Essa relação se abranda de quando em quando, tendo em vista a ambivalência dos sentimentos do narrador, que diz habitar o limite que separa a loucura e sanidade, devaneio e realidade. Diagnosticado pelo neurologista e velho amigo Andrade, autodenominou seu mal de Síndrome Depressiva Rubensiana, convicto de sua singularidade. Cioso de sua distinção e poder, Rubens atribui todas as suas frustrações a uma única causa: Tavares, que o teria separado de Iracema e lhe deferido um golpe que culminou em sua falência. E quiçá o levado à prisão. Será que Tavares e Iracema realmente o traíram? Mais além, serão os sentimentos transpostos ao papel pelo narrador sinceros ou artificiosos? Em suas próprias palavras, seja como for, estás livre para pensar o que quiseres e tirar tuas próprias conclusões, que a nossa mente só nós conhecemos, e às vezes nem isso.”

Acessos: 3

A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria. 

Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria. 

👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.

#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
10 24
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval

O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.

A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @‌poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.

Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.

“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.

📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @‌poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus

A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.

#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
32 7
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.

🗓 Prazo para responder: até 20/2

📍 Disponível na área restrita

As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
13 0
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.

O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.

💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.

🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.

📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira
45 5