Artista plástico de Belém expõe desenhos feitos em aquarela e nanquim no TRT8

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

“Vertigem de Linhas” é o nome da exposição do artista plástico Fernando Gurjão Sampaio que apresenta 44 trabalhos, entre aquarelas, técnica mista e predominantemente nanquim. As obras que compõem a exposição fazem parte de uma fase recente de seu trabalho, de 2015 para cá, que foram produzidas após uma situação pessoal difícil.

“No início de 2015 passei por uma situação que foi muito traumática e me balançou muito, daí o nome da exposição. Foi realmente uma vertigem que, por muito pouco, não me arrebatou. Depois de passar duas horas chorando por conta da notícia ruim que recebi, me levantei e fiz um desenho, e a partir dali comecei a desenhar mais e mais”, disse Fernando.

Um ponto que destaca dos trabalhos que produziu neste período é a ausência de cor, com exceção dos trabalhos em que retratava seus filhos. “Não queria desenhar com cor, depois que levantei dessa vertigem eu só queria usar o preto e branco, o nanquim, a aguada do nanquim, e relutava em usar cor. Isso me ajudou muito e essas linhas me salvaram dessa vertigem. Fiz cerca de 100 trabalhos neste período, uma produção intensa. Uma coisa engraçada foi que, nos trabalhos em que retrato meus filhos, consegui cor, mesmo em situações ruins. Nos demais, somente o preto branco, talvez para simplificar o dia a dia que estava complicado.”

O curador da exposição, Emanuel Franco, destaca que o trabalho de Fernando representa uma nova trajetória dentro do desenho contemporâneo. “A gente tem uma exposição com essa linha conceitual de Fernando Gurjão Sampaio, através de representações de ambientes, de situações, de sonhos, desse nosso cotidiano, do dia a dia, do acordar e tomar o seu café, de você tomar banho, de sair para uma reunião, isso tudo é retratado nessas linhas”, afirmou. Na exposição essa trajetória é representada por obras que vão desde a fase em que trabalhava com as cores, até o preto e branco do nanquim, predominante nos trabalhos.

As obras poderão ser vistas de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, no Espaço Cultural do TRT8, em Belém (PA). Confira as fotos da abertura da exposição no Flickr do Regional.

*Com informações do TRT8

Você já viu a entrevista com os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes? 

Em vídeo, eles contam o que muda para o servidor com Quintos com a decisão do STF sobre o MS 39881, maior conquista judicial da ANAJUSTRA Federal nos últimos tempos! Neste trecho, a advogada explica as duas determinações que o TCU deve seguir a partir de agora.  

Você já sabe quais são? Se ainda não e tem Quintos incorporados, você deve assistir! 

Você também pode conferir a entrevista completa no nosso site, YouTube e aqui no nosso feed. 

#anajustrafederal #pju #servidorpublico #acoesjudiciais
47 0
Servidor do TRT4 e associado da ANAJUSTRA Federal, Túlio Urach transforma 30 anos de canções em versos que atravessam o tempo, as fronteiras e os estilos musicais.

Em Ótica do Silêncio, o autor convida o leitor a descobrir o som que existe dentro das palavras, um eco de nativismo, samba, rock e alma sul-americana.

Mais do que um livro, é um encontro entre arte e introspecção, onde cada página revela que criar é um ato de permanência.

📖 “Mesmo quando a música se cala, a poesia permanece.” — Túlio Urach

Leia a reportagem em https://anajustrafederal.org.br/espaco-cultural

#anajustrafederal #espaçocultural #servidoresqueinspiram #poesia #literatura #trt4 #arte #óticadosilêncio #tuliourach #cultura #judiciáriofederal
16 1
Sabe aquele cheirinho de agenda nova? 😍

Ele está cada vez mais perto!

Com o apoio da Financeira BRB, a ANAJUSTRA Federal vai presentear todos os associados com a agenda e o calendário 2026, seus novos aliados para um ano organizado do início ao fim. 💚

@brb_financeira 
#anajustrafederal #agenda2026 #calendario2026 #bancobrb #vemai #pju #servidorpublicofederal
73 4