Artista plástico de Belém expõe desenhos feitos em aquarela e nanquim no TRT8

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

“Vertigem de Linhas” é o nome da exposição do artista plástico Fernando Gurjão Sampaio que apresenta 44 trabalhos, entre aquarelas, técnica mista e predominantemente nanquim. As obras que compõem a exposição fazem parte de uma fase recente de seu trabalho, de 2015 para cá, que foram produzidas após uma situação pessoal difícil.

“No início de 2015 passei por uma situação que foi muito traumática e me balançou muito, daí o nome da exposição. Foi realmente uma vertigem que, por muito pouco, não me arrebatou. Depois de passar duas horas chorando por conta da notícia ruim que recebi, me levantei e fiz um desenho, e a partir dali comecei a desenhar mais e mais”, disse Fernando.

Um ponto que destaca dos trabalhos que produziu neste período é a ausência de cor, com exceção dos trabalhos em que retratava seus filhos. “Não queria desenhar com cor, depois que levantei dessa vertigem eu só queria usar o preto e branco, o nanquim, a aguada do nanquim, e relutava em usar cor. Isso me ajudou muito e essas linhas me salvaram dessa vertigem. Fiz cerca de 100 trabalhos neste período, uma produção intensa. Uma coisa engraçada foi que, nos trabalhos em que retrato meus filhos, consegui cor, mesmo em situações ruins. Nos demais, somente o preto branco, talvez para simplificar o dia a dia que estava complicado.”

O curador da exposição, Emanuel Franco, destaca que o trabalho de Fernando representa uma nova trajetória dentro do desenho contemporâneo. “A gente tem uma exposição com essa linha conceitual de Fernando Gurjão Sampaio, através de representações de ambientes, de situações, de sonhos, desse nosso cotidiano, do dia a dia, do acordar e tomar o seu café, de você tomar banho, de sair para uma reunião, isso tudo é retratado nessas linhas”, afirmou. Na exposição essa trajetória é representada por obras que vão desde a fase em que trabalhava com as cores, até o preto e branco do nanquim, predominante nos trabalhos.

As obras poderão ser vistas de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, no Espaço Cultural do TRT8, em Belém (PA). Confira as fotos da abertura da exposição no Flickr do Regional.

*Com informações do TRT8

Acessos: 0

🎬 “Minha história com os Quintos” é o retrato da luta e da conquista de milhares de servidores que contaram com o apoio da ANAJUSTRA Federal em cada etapa dessa jornada.

💪 Foram anos de incertezas, idas e vindas nas decisões, mas também de união, persistência e vitórias.

Hoje, com o reconhecimento do MS 39.881 no STF, o direito aos Quintos está reafirmado — garantindo tranquilidade e justiça para quem sempre dedicou sua vida ao serviço público.

📜 Justiça feita.
💙 Quintos garantidos.
👩‍⚖️ Servidor valorizado.

#ANAJUSTRAFederal #Quintos #MS dosQuintos #VitóriaDosServidores #STF #Justiça #DireitoGarantido #ServidorPúblico
373 30
Você sabia que pode escolher como e sobre o que quer receber as mensagens da ANAJUSTRA Federal? 💚
Com poucos cliques, é possível configurar suas preferências de comunicação e selecionar os temas de maior interesse, direto na área restrita do site.

👉 Acesse anajustrafederal.org.br e faça login com seu CPF e senha de associado.
No menu, clique em “dados pessoais” → “preferências de comunicação”.

Lá, você escolhe se quer receber nossos comunicados por e-mail, WhatsApp ou SMS — uma, duas ou todas as opções — e garante que nenhuma novidade fique de fora.

Entre os temas disponíveis estão:
⚖️ Ações jurídicas
🏥 Saúde e rede conveniada
📬 Boletim semanal
💼 ANAJUSTRA Corretora
... e outros assuntos de interesse do associado.

💡 Atualize suas preferências e mantenha-se informado da forma que preferir!

#anajustrafederal #preferenciasdecomunicacao #associadoanajustra #pju #judiciariofederal
12 0