TRT1 exibe filme “Menino 23” em sessão gratuita
Uma história inédita sobre escravização de órfãos em um campo de exploração no interior de São Paulo, nos moldes do nazismo alemão, foi retratada no filme “Menino 23”, dirigido por Belisário França, que entrevistou vários sobreviventes do período. O filme entrou em cartaz em alguns cinemas do Brasil, e será exibido gratuitamente na sede do TRT1, na cidade do Rio de Janeiro, no dia 29 de julho, às 10h.
A sessão é aberta ao público interno e externo, mas é necessário se inscrever no site do Regional, por conta da lotação limitada a 80 pessoas. Após a exibição, haverá uma palestra do superintendente de Promoção dos Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Miguel Mesquita Fernandes. O tempo da atividade contará para a formação inicial e continuada de magistrados, além de valer para o adicional de qualificação dos servidores.
Sobre o filme
Dirigido por Belisário França, “Menino 23” revela a existência de um campo de exploração do trabalho escravo em uma fazenda do interior de São Paulo nos anos 30. O campo fazia parte de um projeto de eugenia nos moldes nazistas. Nele, 50 meninos negros e mulatos, vindos de um orfanato no Rio de Janeiro, foram submetidos a trabalhos forçados. As crianças perdiam os nomes e ganhavam números – daí o título. A produção conta ainda com o depoimento de sobreviventes da tragédia.
Acesse o site do TRT1 para fazer a inscrição no evento e confira abaixo o trailer do filme.
Acessos: 0