TRT1 exibe filme “Menino 23” em sessão gratuita

Uma história inédita sobre escravização de órfãos em um campo de exploração no interior de São Paulo, nos moldes do nazismo alemão, foi retratada no filme “Menino 23”, dirigido por Belisário França, que entrevistou vários sobreviventes do período. O filme entrou em cartaz em alguns cinemas do Brasil, e será exibido gratuitamente na sede do TRT1, na cidade do Rio de Janeiro, no dia 29 de julho, às 10h. 

A sessão é aberta ao público interno e externo, mas é necessário se inscrever no site do Regional, por conta da lotação limitada a 80 pessoas. Após a exibição, haverá uma palestra do superintendente de Promoção dos Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Miguel Mesquita Fernandes. O tempo da atividade contará para a formação inicial e continuada de magistrados, além de valer para o adicional de qualificação dos servidores.

Sobre o filme

Dirigido por Belisário França, “Menino 23” revela a existência de um campo de exploração do trabalho escravo em uma fazenda do interior de São Paulo nos anos 30. O campo fazia parte de um projeto de eugenia nos moldes nazistas. Nele, 50 meninos negros e mulatos, vindos de um orfanato no Rio de Janeiro, foram submetidos a trabalhos forçados. As crianças perdiam os nomes e ganhavam números – daí o título. A produção conta ainda com o depoimento de sobreviventes da tragédia.

Acesse o site do TRT1 para fazer a inscrição no evento e confira abaixo o trailer do filme.

Acessos: 1

Viva a cidade que recebe o cerrado com beleza imponente e céu de anil. Onde o calor humano acolhe quem chega e já convida pro “chá co bolo”! Viva as origens cravejadas no ouro e as crescentes oportunidades da capital do Estado do agro.

Viva a cidade abençoada pelo Senhor Bom Jesus e São Benedito, banhada pelas águas do Coxipó e do Cuiabá, a terra do peixe bom, do pó de guaraná, da manga no quintal e do pequi.

A cidade-mãe do Pantanal, a amada Cuiabá, que hoje completa 307 anos!

Quem vive, nasceu ou já esteve na terra onde o vento do cerrado sopra calor e liberdade, já sabe: Cuiabrasa é tudo de bom!

#anajustrafederal #aniversariodecuiaba
15 3
A ANAJUSTRA Federal participa da Semana da Saúde do TRT da 9ª Região, com serviços voltados ao bem-estar e à qualidade de vida dos servidores.

📍 Local: Rua Vicente Machado, 147 — sobreloja — Centro — Curitiba/PR
📅 Programação ao longo desta semana

Serviços disponíveis:
* Quick Massage
Dias 8/04, das 10h às 16h
Atendimentos mediante voucher
* Aferição de pressão e glicemia (parceria com a Unimed Curitiba)
08/04: 9h às 11h
09/04: 10h30 às 12h30

Os vouchers para quick massage podem ser resgatados na área restrita.
Não associados podem retirar vouchers diretamente na subsede da ANAJUSTRA em Curitiba.

😃A programação já começou e segue nos próximos dias. Aproveite para participar.
9 0
Hoje realizamos o 3º sorteio de prêmios para os associados que baixaram e fizeram login no aplicativo da ANAJUSTRA Federal.

Se você já participa, fique de olho. Se ainda não, dá tempo de entrar. 

Confira a lista completa de ganhadores no site: anajustrafederal.org.br

#anajustrafederal #sorteiodepremios
42 1
A Páscoa nos convida a olhar para dentro.

É tempo de renovação, de esperança e de recomeços silenciosos — daqueles que fortalecem o que realmente importa.

Mais do que uma data, é um lembrete de que sempre é possível seguir em frente com mais leveza e confiança nos novos caminhos.

Que este momento traga serenidade, fortaleça os laços e renove as energias para tudo o que ainda está por vir.

✨ Feliz Páscoa!

#pascoa #anajustrafederal
21 1