Servidor do TRT5 vence concurso de monografias da Academia Brasileira de Letras Jurídicas

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

No início do mês de janeiro deste ano, o servidor do TRT5 e bacharel em Direito, Thiago El-Chami, avistou um cartaz no mural de eventos da biblioteca da Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia, com informações sobre o concurso de monografias promovido a cada dois anos pela Academia Brasileira de Letras Jurídicas.

De 8 de janeiro ao dia 30 do mesmo mês, El-Chami se dedicou à escrita de sua monografia intitulada “Da autopoiese à interpoiese, do sistema à rede: Um direito civil a quatro dimensões para uma sociedade cosmopolita”, vencedora do Prêmio Nacional Orlando Gomes/Elson Gottschalk, na modalidade Direito Civil.

Nesse período, o servidor teve que conciliar o trabalho exercido na 4ª Vara do Trabalho de Feira de Santana no período matutino com a escrita do texto no horário noturno, mas o cansaço foi vencido pela determinação em finalizar a monografia dentro do prazo estipulado para a inscrição da obra. “Hesitei por um dia em participar, acreditando não dar tempo de preparar a monografia neste curto intervalo. Mas resolvi apostar, investindo boa parte das madrugadas restantes. E, graças a Deus, obtive êxito – primeiro, em conseguir concluí-la; depois, em vê-la vencedora do certame”, relembra.

Atualmente bacharelando em Filosofia, El-Chami cita a obra de Aristóteles como referência bibliográfica fundamental para a parte filosófica da monografia. “Para o aspecto sociológico, a sociologia do Direito de Niklas Luhmann. Quanto ao âmbito jurídico propriamente dito, o curso magistral de Maria Helena Diniz”, disse.

Após a premiação, o servidor fala de suas expectativas, entre elas, “obter oportunidades no campo de conhecimento e formação do próprio Tribunal. Também aspiro a carreira acadêmica e a publicação da monografia em formato de livro, embora saiba dever caminhar bastante para tanto”, afirma.

Confira abaixo a epígrafe de autoria do jurista e filósofo Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda, considerado um mestre por Thiago El-Chami e uma das inspirações para o horizonte traçado pelo servidor no trabalho premiado.

Fenômeno natural, o direito é essencial à vida das sociedades, como para o homem o coração e os pulmões. Não deve confundir-se com as leis escritas, que são resultados fisiológicos, como o canto dos pássaros. Aparece em todas as sociedades, por ínfimas que sejam, com a mesma necessidade orgânica que modela em 120º os ângulos formados pelas faces contíguas do cristal de quartzo.”

Acessos: 0

Estamos em novembro e este é o momento de lembrar que saúde masculina é prioridade!

👉 O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, mas a boa notícia é que tem até 90% de chance de cura quando detectado cedo.

💡 Dicas para se prevenir:

Faça exames de rotina regularmente

Converse com seu médico sobre fatores de risco

Adote hábitos saudáveis: pratique exercícios, mantenha uma alimentação equilibrada e evite o cigarro

💬 Quebre preconceitos, priorize a sua saúde e incentive outros homens a fazerem o mesmo.

Cuide-se. Quem te ama agradece! 💙

#jusaúde #anajustrafederal #novembroazul #saudemasculina #prevenção #autocuidado #homemquemcuida
7 0
🎬 “Minha história com os Quintos” é o retrato da luta e da conquista de milhares de servidores que contaram com o apoio da ANAJUSTRA Federal em cada etapa dessa jornada.

💪 Foram anos de incertezas, idas e vindas nas decisões, mas também de união, persistência e vitórias.

Hoje, com o reconhecimento do MS 39.881 no STF, o direito aos Quintos está reafirmado — garantindo tranquilidade e justiça para quem sempre dedicou sua vida ao serviço público.

📜 Justiça feita.
💙 Quintos garantidos.
👩‍⚖️ Servidor valorizado.

#ANAJUSTRAFederal #Quintos #MS dosQuintos #VitóriaDosServidores #STF #Justiça #DireitoGarantido #ServidorPúblico
379 32