TRF1 altera normas sobre licença-paternidade para magistrados e servidores
A alta hospitalar do bebê ou da mãe é o novo marco temporal.

Fotos: 1- TRT1 / 2- TRT4 / 3- TRT9
Com a chegada do inverno, muitas pessoas sofrem com o frio sem ter como se aquecer. Por isso, os Tribunais Regionais do Trabalho da 1ª (Rio de Janeiro), 4ª (Rio Grande do Sul), 5ª (Bahia), 9ª (Paraná) e 12ª Região (Santa Catarina) estão realizando a Campanha do Agasalho para ajudar instituições, lares, entidades e trabalhadores terceirizados dos próprios Regionais.
As doações arrecadadas pelo TRT1 já estão sendo entregues. Um dos destinos foi o Lar Maria de Lourdes, que atende pessoas de 12 a 36 anos com deficiência em Jacarepaguá (RJ), e que pode fechar as portes por falta de recursos. Foram doados 356 itens, na quarta-feira, 29/6, entre cobertores e agasalhos, depositados em urnas nos prédios do Regional da capital.
Este ano, a ação mobilizou fóruns dos seguintes municípios, além da capital: Volta Redonda, Resende, Itaguaí, São Gonçalo, Niterói, Petrópolis, Duque de Caxias, Cabo Frio, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes, Maricá e Macaé. A iniciativa é da Comissão Permanente de Responsabilidade Socioambiental (CPRSA) do Regional.
Fora da capital, as doações estão sendo destinadas a entidades locais. Foram beneficiados o Centro de Recuperação Dependente Químico de Obra Social Desperta Débora, Comunidade Terapêutica CRER-VIP (Centro de Recuperação e Reeducação das Vítimas do Álcool e das Drogas) e a Instituição Tia Nair. A campanha permanece em vigor nos fóruns de Duque de Caxias (Avenida Brigadeiro Lima e Silva, 1.576) e São Gonçalo (Rua Lourenço Abrantes, 41).
O TRT4 iniciou a campanha no final do mês de junho com o conceito “Ajudar o próximo também aquece o coração” e as doações foram arrecadadas nos pontos de coletas do prédio-sede do Regional, no Foro Trabalhista de Porto Alegre e em unidades do interior do estado.
A primeira entrega das doações aconteceu na sexta-feira, 08/7. No total, foram distribuídas 786 peças de vestuário, incluindo calças, camisas, blusões, casacos, sapatos, entre outras. Cerca de 130 trabalhadores terceirizados da instituição foram beneficiados. Os donativos arrecadados e o que for doado na capital nos demais dias estão sendo destinados à Campanha do Agasalho do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O recolhimento das doações será feito até o fim de agosto, com entregas periódicas aos beneficiados.
A presidente do Regional, desembargadora Beatriz Renck, participou da campanha e incentivou servidores, magistrados, advogados e as pessoas que frequentam a Justiça do Trabalho a também se engajarem. “Precisamos ajudar as pessoas que têm dificuldades para se proteger do frio. Esse ano, a campanha vai priorizar a destinação aos terceirizados que trabalham conosco. Estimulo a todos que tragam logo suas doações”, disse a magistrada.
Servidores e magistrados do TRT5 que atuam no Fórum Juiz Crésio Dantas Alves, em Vitória da Conquista (BA), também estão arrecadando blusas, camisas, cobertas, meias e outras roupas para destiná-las a instituições beneficentes. As doações poderão ser feitas no Fórum, na rua Hormindo Barros, S/N, no bairro Candeias. Conhecida como “Suíça baiana”, a temperatura da cidade pode chegar a até seis graus.
O TRT9 e a Associação dos Magistrados do Trabalho (Amatra IX) assinaram uma parceria com o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC). Na capital paranaense, caixas para coleta de calçados e roupas serão distribuídas nos pontos de grande movimentação de pessoas na Justiça do Trabalho e o IPCC instalará terminais de computadores para venda de vouchers que se transformarão em cobertores para a campanha “Doe Calor”, que teve início nesta segunda-feira, 11/7, e segue até o dia 22/7.
A campanha do TRT12 “Aqueça um coração”, lançada no mês de julho, já teve as primeiras doações entregues pela diretora-geral do Regional, Ana Paula Wronski, no último dia 30/6. Os donativos estão sendo encaminhadas à Igreja Nossa Senhora do Bom Parto, de Florianópolis, e à Assembleia de Deus da Palhoça.
A campanha será realizada até o final de julho. Além de cobertores, podem ser doados roupas masculinas e femininas, agasalhos, luvas, meias e mantas para todas as idades, na portaria dos três prédios do TRT12 na capital.
Acessos: 0
✨ É tempo de renovar esperanças e seguir acreditando ✨
Que 2026 chegue trazendo mais conquistas, mais valorização e mais motivos para acreditar no futuro que estamos construindo juntos.
Com coragem para seguir em frente, confiança para transformar desafios em aprendizado e união para fortalecer ainda mais a nossa categoria.
💙 Feliz Ano Novo!
CANAL WHATSAPP | Lá a gente compartilha as principais notícias, novidades, benefícios e tudo o que você precisa saber sobre a associação, direto no seu celular.
Não perca nada! Entre agora e fique por dentro de tudo que a ANAJUSTRA Federal prepara pra você. 💙
➡️Comente CANAL e receba o link!
#anajustrafederal #canalwhatsapp #associadoinformado
O blog Espaço Cultural é o espaço perfeito para os associados compartilharem suas produções artísticas realizadas no tempo livre, fora do ambiente do serviço público.
📚✍️🎶🖌️ Seja um livro, uma poesia, fotografias, músicas, artes manuais ou artigo publicado, queremos conhecer e divulgar o seu talento!
📩 Envie sua contribuição para o e-mail: [cultural@anajustrafederal.org.br] e faça parte desse espaço de criatividade e inspiração.
#anajustrafederal #anajustra #espaçocultural
Temos orgulho em compartilhar que o @retirohumboldtoficial, parceiro da ANAJUSTRA Federal no Clube de Vantagens, recebeu o Selo DignIDADE, concedido pela Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Esse reconhecimento reforça a seriedade e a sensibilidade da instituição no cuidado com seus residentes, com atenção às necessidades, à dignidade e à qualidade de vida na maturidade.
Mais do que um selo, é a confirmação de um trabalho feito com responsabilidade e humanidade.
👉 Quer conhecer de perto esse cuidado?
Entre em contato com o Retiro Humboldt e agende uma visita.
#anajustrafederal #clubedevantagens #parcerias
Em 2025, o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal registrou mais de 40 mil acessos aos convênios mais desejados do ano 🚀
Carro novo, eletrônicos, saúde, educação e lazer: os benefícios que realmente fazem diferença na vida dos associados lideraram o ranking.
👉 Deslize e confira os convênios mais buscados de 2025.
🔗 Acesse o portal de benefícios e aproveite as vantagens.
#clubedevantagens #anajustrafederal #retrospectiva2025
🚀 Mais entregas, mais direitos!
A ANAJUSTRA Federal está com a agenda cheia para o próximo ano — e o foco jurídico é: garantir mais direitos e corrigir injustiças que afetam o dia a dia dos servidores.
Veja tudo nos cards!
Seguimos juntos na defesa de cada servidor. 💙⚖️
#anajustrafederal #feliz2026 #pju