TRT do Paraná integra Pacto Global da ONU

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O TRT 9, do Paraná, é uma das 12 mil organizações públicas e privadas do mundo comprometidas em assegurar os direitos e princípios-chave fundamentais do Pacto Global, que versa sobre os direitos humanos, o mundo do trabalho, meio ambiente e contra a corrupção. Com a presença do representante do Comitê Brasileiro do Pacto, Norman de Paula Arruda Filho, o Regional formalizou-se como signatário no dia 13 de abril, na sede, em Curitiba (PR).

Na ocasião, o professor Norman Arruda Filho salientou que as condições adversas do tempo presente, não permitem mais aguardar exclusivamente das Nações Unidas as medidas protetivas aos direitos humanos, tomados de modo amplo. Destacou que isso geraria frustração generalizada, o que é inconcebível, tratando-se de esforço que deve ter natureza coletiva.

Expressou que é gratificante aos demais membros do Comitê Brasileiro contar com a integração de Tribunal que tem conceito tão elevado, por sua atuação, por sua modernidade. O professor manifestou que as instituições signatárias contam com o apoio das Agências das Nações Unidas e concluiu “que a realização de iniciativas como essa é significativa, pois precisamos de atitudes mais corajosas e inovadoras, que realmente façam a diferença”.

Professor Norman de Paula Arruda Filho assina o Termo de Compromisso ao lado da presidente Marlene Suguimatsu e da juíza Valéria Rodrigues Franco da Rocha.

 

A desembargadora e presidente do TRT9, Marlene Suguimatsu, fez questão de cumprimentar o empreendimento pioneiro no âmbito do Tribunal, quando em 2015 a desembargadora Ana Carolina Zaina apresentou a proposta do caminho de aproximação com o projeto de comprometimento ao Pacto Global da ONU. Resgatou o processo de amadurecimento das fases, que permitiram o momento de finalmente celebrar de modo formal o compromisso com o Pacto Global da ONU.

A presidente reforçou que é tradição do Judiciário Trabalhista paranaense observar os relevantes quatro temas que subsidiam os princípios do Pacto: direitos humanos, trabalho, meio ambiente e medidas contra a corrupção. Contudo, salientou a presidente, o TRT-PR passa não só a efetivar políticas estratégicas locais ou, eventualmente do TST, para estar alinhado à busca por soluções e parcerias mais amplas, em “atuação mais afinada com a linha de ação aplicada em todo o mundo, com estratégias para questões de comunidades diversas”.

Confira no site do TRT9 a entrevista completa com a desembargadora e presidente Marlene Suguimatsu sobre o Pacto Global. A seguir, os 10 princípios que norteiam a ação, em nível global.

Direitos Humanos

Princípio 1: As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionacionalmente; e

Princípio 2: Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.          

Trabalho

Princípio 3: As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;               

Princípio 4: A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;                                         

Princípio 5: A abolição efetiva do trabalho infantil; e                                                                                             

Princípio 6: Eliminar a discriminação no emprego.      

Meio Ambiente                                         

Princípio 7: As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;                               

Princípio 8: Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental; e                                         

Princípio 9: Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis;              

Contra a Corrupção

Princípio 10: As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

*Com informações do TRT9

Acessos: 15

📢 Já viu?

A ANAJUSTRA Federal pediu ao STF um projeto de lei para a revisão anual das remunerações dos servidores do Judiciário!

O objetivo é repor as perdas salariais acumuladas pela inflação de 2003 a 2023. A Constituição garante essa revisão, mas a última foi em 2003, com apenas 1% de reajuste, resultando em uma perda de mais de 120% no poder de compra! 📉

A VPNI permanece congelada desde então, destacando a falta de correções adequadas. É hora de assegurar os direitos dos servidores e restaurar a dignidade salarial! 💪⚖️ 

#anajutrafederal #pju #servidores #rga #Justiça #DireitosDosServidores #DignidadeSalarial
É isso mesmo!

Descontos de até 65% em mais de 500 cursos a distância na Unyleya! @faculdadeunyleya 

São cursos de Pós, Bacharelado, Tecnológico e Licenciatura. Todos reconhecidos pelo MEC. Aulas via plataforma e aplicativo para smartphones, para estudar onde e quando quiser, até mesmo sem acesso à internet.

🔗 Entre em contato agora e saiba mais!

anajustrabeneficios.com.br
📲 WhatsApp 6133226864

#Unyleya #Desconto #Educação #Graduação #PósGraduação #EducaçãoADistância #Economia #EstudeComQualidade
Eles estão chegando!!!

Nossos impressos especiais para associados:
📒Agenda 2025
🗓️Calendário 2025 Memórias do Judiciário 

Em parceria com o Banco de Brasília (BRB), pelo segundo ano a agenda será enviada na casa dos associados.

E ela é mais que uma simples agenda. Com várias ferramentas de organização e produtividade, ela vai colaborar com a vida profissional e pessoal de todos.

#aguarde #bancobrb #anajustrafederal #agenda2025 #calendarioanajustrafederal @brb_bancodebrasilia
🖐️Você sabia que a força das mãos está diretamente ligada à longevidade e à qualidade de vida?

A habilidade de agarrar com firmeza ajuda não só nas atividades do dia a dia, como abrir um pote ou carregar sacolas, mas também em exercícios físicos que melhoram sua saúde geral.

Estudos mostram que pessoas com mãos mais fortes tendem a ser mais ativas, e isso contribui para uma vida mais longa e saudável.

😉 Aqui vão algumas dicas para fortalecer suas mãos:

🔹 Carregue peso e caminhe: Segure algo pesado em cada mão (como halteres) e caminhe. Isso fortalece as mãos, o core e as costas.

🔹 Pendure-se em uma barra: Fique suspenso numa barra fixa. Comece com 10 segundos e aumente aos poucos. Excelente para a força das mãos e ombros!

🔹 Aperte uma bola de tênis: Aperte-a por 5 segundos, 10 vezes seguidas. Repita por 3 séries. Ótimo para quem tem artrite ou problemas articulares.

Incorpore esses exercícios à sua rotina e prepare-se para envelhecer com saúde e qualidade de vida!

#JUSaúde #ANAJUSTRAFederal #Longevidade #saude
As eleições estão quase aí. E os servidores dos TREs de todo Brasil estão trabalhando muito para garantir eleições justas e transparentes. 

E a gente tá aqui cheio de orgulho e com a certeza de que essa missão será mais um sucesso dos nossos servidores!

A ANAJUSTRA Federal representa os servidores da Justiça Eleitoral de todo Brasil.

É servidor da JE e ainda não é associado? Acesse anajustrafederal.org.br e conheça as vantagens de ser nosso associado. 

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #justicaeleitoral #pju