Remoção a pedido ou por interesse da administração?

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) divulgou decisão unânime em que a 1ª Turma do órgão julgou como de interesse da Administração a transferência a pedido de um servidor do município de Altamira (PA) para Palmas (TO). Segundo voto do relator, o desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão, a remoção foi motivada por processo seletivo aberto pela própria Administração Pública, não podendo esta alegar em litígio que não tem interesse no preenchimento da vaga.

A disputa judicial foi motivada por um pedido de acompanhamento de cônjuge negado à esposa do servidor transferido, lotada no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Altamira. Após decisão favorável ao casal em primeira instância, a autarquia recorreu sustentando que a administração não deu causa ao deslocamento do marido. O INSS também sustentou que a concessão da licença acarretaria prejuízo à prestação do serviço público. Mesmo assim, a Turma manteve a decisão em agravo, permitindo que a família se mude junta, sem quebra de vínculo funcional da mulher.

A íntegra do voto do relator encontra-se disponível apenas para quem tem acesso ao sistema e-Proc do Tribunal. Segundo informações do TRF1, o documento será disponibilizado para o público geral na sessão Inteiro Teor do site, mas ainda não há data definida para isso.

Entenda

A licença de servidor para acompanhamento de cônjuge só é concedida quando a remoção de um dos parceiros for em prol da Administração Pública, e não por conveniência particular. Sendo assim, a sentença considerou que, por ser decorrente de processo aberto pela própria Administração, a remoção não beneficiou apenas o servidor, dando causa à referida licença.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do TRF1.

Acessos: 9

⚖️Por dentro da Ação dos 13,23%

📹 Em entrevista à ANAJUSTRA Federal, o advogado Marlúcio Lustosa Bonfim explicou como a ação dos 13,23% começou e o que está por trás do processo até hoje. Ele se mostrou confiante em uma decisão positiva e destacou: “Já temos ação em execução e é fundamental sensibilizar o ministro Fux sobre a necessidade dos associados da ANAJUSTRA Federal.”

Além disso, o advogado revelou que a entidade já pediu uma audiência com o ministro Luiz Fux, relator do processo no STF, que deve acontecer até fevereiro.

Assista a conversa na íntegra.

#anajustrafederal #direitos #stf #pju #servidores #açãojudicial
393 38
Mora no Pará e é associado da ANAJUSTRA Federal?

Selecionamos alguns dos melhores convênios do Estado para você economizar nas mensalidades escolares, na academia e até no carro novo.

Acesse https://anajustrabeneficios.com.br/  e aproveite esse clube que é seu e da sua família!

💡 Dúvidas? Fale com a gente! Por e-mail: beneficios@anajustrafederal.org.br ou WhatsApp 61 3322-6864.

#anajustra #anajustrafederal #pju #servidores #belemdopara
24 1
Nossa assessoria jurídica está a todo vapor!

Para 2025, são boas as perspectivas das nossas ações judiciais.

✨ Serão lançadas três novas ações judiciais. As teses já foram aprovadas em assembleia e agora a entidade aguarda ajustes da assessoria jurídica para disponibilizá-las para adesão.

✨ A ação de rendimentos recebidos acumuladamente (RRA) de Outras Verbas está em execução e a expectativa da ANAJUSTRA Federal é que cerca de R$ 30 milhões sejam liberados para saque dos associados participantes em 2025.

✨ E a associação obteve vitória na ação de URV – juros 11,98% em 2023. Agora, está finalizando os cálculos para dar início a fase de execução do processo, beneficiando mais de 1200 servidores associados da Justiça do Trabalho.

Quer saber mais? Acesse (https://anajustrafederal.org.br) e confira detalhes de todos esses pleitos! Se precisar, fale com o setor em (acoes@anajustrafederal.org.br) ou pelo WhatsApp 6133226864.

‌#anajustrafederal #pju #ações #servidorpublico
50 2