Toffoli deixa o menor acervo de ações no STF antes de assumir a presidência

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O ministro Dias Toffoli assume a presidência do Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira (13/9) deixando seu gabinete, que será ocupado pela ministra Cármen Lúcia, com o menor acervo de processos de toda a corte.

Ao todo, o ministro tem hoje 2.091 ações pendentes, mas só 717 deles estão no gabinete. Dentro desse grupo, cerca de 300 ainda pendem de alguma decisão. Os outros já estão prontos, já esperando pauta.

Dos demais 1,3 mil, a maioria está em tramitação por setores internos do Supremo esperando decurso de prazo, trânsito em julgado ou consolidação para publicação do acórdão. Há ainda alguns com a Procuradoria-Geral da República para diligência ou manifestação.

Os números foram levantados no dia 3 de setembro. O acervo atual representa redução de 81% em relação aos 11 mil processos que o ministro encontrou quando tomou posse — eram tantos processos que uma parte ficava numa sala-cofre fora do gabinete.

Em quase nove anos foram distribuídos para relatoria de Toffoli mais de 47.100 novos processos, uma média de 5.240 por ano. Desde a sua posse, Toffoli proferiu 56.671 mil decisões finais em julgamentos. Somando todas as decisões proferidas, foram 61.600 monocráticas mais 13 mil em turmas e no Plenário: um total de 74.600 decisões.

No índice dos recursos extraordinários, o próximo presidente da corte reconheceu 85 repercussões gerais e negou 23. A maioria dos aceites tratava de matérias de Direito Administrativo e de Direito Tributário. De acordo com o levantamento, entre as repercussões gerais reconhecidas, 44 já foram julgadas no mérito e 73% das que ainda estão pendentes estão pautadas ou com julgamento inciado. 

Acessos: 0

Fim de ano e as contas apertando? ✨

Se você caiu no rotativo, saiba que existem proteções importantes:

✔ juros limitados ao valor da dívida
✔ possibilidade de portabilidade
✔ valores até 40 salários mínimos são impenhoráveis

Antes de assumir um crédito, compare, planeje e entenda seus direitos.

Leia o artigo do consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, e saiba mais.

#anajustrafederal #financas #pju
15 1
🏠🗓️📒 Muitos associados já estão recebendo a Agenda e o Calendário 2026 e o retorno tem sido incrível. 

Se os seus impressos já chegaram, conta aqui nos comentários. 💬

Se ainda não chegaram, fique tranquilo logo logo estarão com você! Os materiais são uma entrega especial em parceria com o Banco BRB.

#anajustrafederal #agenda2026 #pju
79 28
Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.

E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.

Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.

E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.

Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.

#anajustrafederal #retrospectiva2025 #pju
21 3